Notícias
Agricultura sustentável: Brasil e Angola firmam acordo de cooperação em meio ambiente

- Agricultura sustentável Brasil e Angola firmam acordo de cooperação em meio ambiente 1
A Embaixadora Luiza Lopes da Silva, diretora substituta da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores (MRE), assinou o documento de projeto durante a cerimônia com o Presidente Lula. A ABC é a instituição do governo federal responsável por coordenar os projetos de cooperação internacional do Brasil.
O projeto tem como objetivo contribuir com a capacitação técnica dos institutos angolanos de investigação agropecuária, florestal e de extensão rural para o fortalecimento da agricultura familiar no sul de Angola, por meio do desenvolvimento e da adaptação de tecnologias produtivas adaptadas para cultivo em regiões secas, incluindo sistemas de irrigação eficiente e técnicas de manejo adequadas ao clima semiárido.
Um dos pilares é a capacitação de técnicos angolanos, que receberão treinamento para aplicar esses conhecimentos em suas regiões. Além disso, serão implantadas unidades demonstrativas em áreas rurais de Angola, servindo como modelos práticos para os agricultores locais.
A iniciativa também visa contribuir para o aumento da produtividade da agricultura familiar e melhora da segurança alimentar no país, fortalecendo o desenvolvimento sustentável das comunidades rurais. O projeto faz parte do Programa “Desenvolvimento de regiões irrigadas e políticas de apoio à agricultura familiar” estabelecido entre Brasil e Angola em 2022.
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) será a instituição brasileira responsável pelo compartilhamento técnico com o Ministério da Agricultura e Florestas (MINAGRIF) de Angola durante os próximos 36 meses. Participarão do projetos os seguintes institutos angolanos: Instituto de Investigação Agronómica (IIA), Instituto de Investigação Veterinária (IIV) e Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA).
Diálogo
Essa cooperação reforça o compromisso do Brasil em compartilhar tecnologias e conhecimentos que já trouxeram resultados positivos no semiárido brasileiro, conforme foi apresentado pelo governo federal aos mais de 40 ministros da agricultura que visitaram o Brasil em decorrência do II Diálogo Brasil-África sobre Segurança Alimentar, Combate à Fome e Desenvolvimento Rural, realizado entre 19 e 22 de maio. Experiências de sucesso no Distrito Federal, Goiás e Pernambuco, onde os biomas Cerrado e Caatinga estão presentes, deram uma ideia às delegações desses países sobre como práticas agrícolas simples e de baixo custo podem contribuir para mitigar o problema da seca e aumentar a produção de alimentos.
O projeto assinado está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente aqueles relacionados à erradicação da fome e ao uso responsável dos recursos naturais.
A iniciativa é desenvolvida com apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

- Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva e o Presidente da República de Angola, João Lourenço, durante cerimônia de assinatura de atos, no Palácio do Planalto. Brasília - DF. Foto: Ricardo Stuckert / PR