Notícias
ABC participa de painel sobre cooperação internacional das cidades brasileiras no Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas

- ABC participa de painel sobre cooperação internacional das cidades brasileiras no Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas
Durante o painel, Suellen Oliveira, representante da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), compartilhou a experiência de Foz do Iguaçu na formulação de uma política de relações internacionais. Inspirado no modelo de Guadalajara, o município mapeou seus interesses internacionais e os atores locais engajados, promovendo encontros setoriais e fortalecendo a cooperação na região de fronteira.
Fernando Santomauro, da organização mundial de cidades UCLG, ressaltou que todo município pode se beneficiar de uma estrutura de relações internacionais, desde que alinhada às necessidades locais. Ele destacou que a cooperação internacional deve ser vista como uma ferramenta para melhorar políticas públicas municipais. Segundo Santomauro, as cidades devem se posicionar estrategicamente no cenário internacional para tirar proveito de oportunidades globais.
O painel também contou com a participação de Roberto Trevas, do Instituto Sul-Americano para a Cooperação e a Gestão Estratégica de Políticas Públicas (AMSUR), que apresentou as experiências de Recife em acordos de cooperação com Nantes (França) e Guangzhou (China). Trevas reforçou que a cooperação é uma via de mão dupla e traz vantagens significativas para os municípios brasileiros.
O vice-ministro de Relações Internacionais da cidade de Moscou, na Rússia, destacou que a prosperidade municipal não se limita ao âmbito nacional. Moscou mantém acordos com mais de 100 cidades estrangeiras e tem se destacado internacionalmente por suas iniciativas de governança digital, mobilidade sustentável e uso de inteligência artificial no planejamento urbano. Ele reforçou o interesse em aprofundar a cooperação com os municípios brasileiros, especialmente no contexto da presidência brasileira do BRICS.
A ABC reafirmou seu compromisso em apoiar os municípios brasileiros na busca por oportunidades de cooperação internacional, facilitando a troca de experiências e boas práticas que impulsionem o desenvolvimento local. Conforme informado por Wofsi Yuri Guimarães de Souza, responsável pela Coordenação-Geral de Cooperação Técnica e Parcerias com Países Desenvolvidos da ABC, a Agência prevê, para o segundo semestre, a retomada de um programa de capacitação para gestores municipais, passo fundamental para ampliar o conhecimento sobre as possibilidades de cooperação internacional e o acesso a novos recursos.
Realizado entre os dias 11 e 13 de fevereiro, em Brasília (DF), o Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas tem como principal objetivo fortalecer o pacto federativo e ampliar a participação dos municípios em programas e ações do governo federal.