Notícias
ABC participa da Semana de Redes e Parcerias Humanitárias
O Brasil, por meio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do
Ministério das Relações Exteriores (MRE)
, está sendo representado na
Semana de Redes e Parcerias Humanitárias (HPNW, na sigla em inglês)
, que acontece até o dia 7 de fevereiro em Genebra, na Suíça.
O evento é co-patrocinado pelo Escritório de Coordenação de Assuntos Humanitários das Nações Unidas (OCHA, em inglês) e pela Agência Suíça para o Desenvolvimento e Cooperação (SDC).
O evento desta semana em Genebra é um encontro anual para diferentes organizações e entidades interagirem ao mesmo tempo em que realizam, em paralelo, suas próprias reuniões anuais de suas mesas diretoras. A realização coletiva dessas reuniões em uma única ocasião faz parte da "Estratégia das Nações Unidas para a Redução de Desastres" (UNISDR, em inglês), iniciativa que, em 2000, sucedeu a "Década Internacional para a Redução de Desastres Naturais".
A agenda das reuniões do UNDAC e do INSARAG prevê a discussão de temas relativos aos eventos de 2020 e 2021 da rede humanitária. Os gestores governamentais de riscos e desastres, equipes internacionais de resgate e membros de ONGs humanitárias, sob coordenação das Nações Unidas.
O evento em Genebra ocorre em seguimento da XVIII Reunião do Grupo Regional das Américas do Grupo Consultivo Internacional de Busca e Resgate, que aconteceu em Buenos Aires em novembro de 2019.
O UNDAC e o INSARAG estabelecem normas internacionais mínimas para as equipes de busca e resgate urbano e uma metodologia para a coordenação internacional de resposta a desastre. No momento, estão florescendo as discussões sobre normas e metodologia internacionais para busca e resgate em inundações e outros desastres com água. Em Genebra, será definida a data da primeira reunião do UNDAC/INSARAG para dar início a essas deliberações da região das Américas, a realizar-se em Brasília, em 2020.
GTI Humanitário
A presença brasileira nos debates e nas deliberações do INSARAG foi discutida na recente reunião de instalação do Grupo de Trabalho Interministerial de Cooperação Humanitária Internacional (GTI Humanitário), realizada no Itamaraty em 23 de janeiro, sob a coordenação da ABC.
Na ocasião, representantes dos Ministérios do Desenvolvimento Regional (MDR) e da Justiça e Segurança Pública (MJSP) também expressaram interesse em participar diretamente das inciativas do INSARAG, em especial aquelas desenhadas para a América Latina.