Notícias
ABC e UNICEF realizam oficina sobre monitoramento e avaliação de programa de Cooperação Sul-Sul
A
Agência Brasileira de Cooperação (ABC)
e o
Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF)
realizaram em Brasília, entre os dias 16 e 18 de abril, no Auditório San Tiago Dantas, no Palácio Itamaraty, oficina técnica com o objetivo de desenvolver uma metodologia de monitoramento e avaliação para o Programa Brasil-UNICEF para a Promoção da Cooperação Sul-Sul Trilateral. O evento foi organizado e facilitado por uma equipe de consultores, que apoiarão a ABC e o UNICEF na construção do marco conceitual de um Sistema de Monitoramento, Avaliação e Aprendizagem (MAAp) do Programa.
Além da participação de integrantes de todas as coordenações da ABC e de funcionários de diversas áreas do Escritório do UNICEF no Brasil, a oficina contou também com a presença de representantes de instituições governamentais parceiras dos projetos de cooperação Sul-Sul desenvolvidos no âmbito do Programa Brasil-UNICEF, como o Ministério da Cidadania , o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos , o Governo do Distrito Federal , a Fundação Nacional de Saúde , a Agência Reguladora do Estado do Ceará ; e também de outras agências das Nações Unidas, como a Organização Internacional do Trabalho (OIT) , a ONU Mulheres , o Centro de Excelência Contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos e o Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo (IPC-IG/PNUD) .
Ao longo de três dias, os participantes tiveram momentos de discussões coletivas e de trabalho em grupos, que resultaram na definição de elementos metodológicos que serão utilizados pelos consultores para desenvolver uma teoria da mudança e uma matriz lógica para o Programa de Parceria. Essas ferramentas, possibilitarão o aperfeiçoamento dos fluxos de trabalho e das atividades desenvolvidas no âmbito do Programa. As discussões poderão servir, ainda, para os debates internos existentes na ABC sobre monitoramento e avaliação.
Criado em 2013 a partir de um acordo firmado entre o governo brasileiro e o UNICEF, o Programa de Parceria para a Promoção da Cooperação Sul-Sul Trilateral tem por objetivo promover e garantir os direitos de crianças e adolescentes no Brasil e no mundo por meio do intercâmbio de experiências e conhecimentos e do desenvolvimento de capacidades técnicas e institucionais em países interessados. Até o momento, o Programa já realizou atividades em mais de vinte países em desenvolvimento, além do próprio Brasil, envolvendo visitas de estudo, projetos temáticos e seminários internacionais, sempre visando a priorizar o tema da infância nos programas sociais e políticas públicas dos parceiros.
Saiba mais sobre a Parceria Brasil-UNICEF.