Notícias
ABC reforça protagonismo da agricultura familiar na COP30 com participação em evento internacional pré-Conferência, em Belém

- Workshop unafes
Os representantes da ABC participaram como palestrantes no painel “A cooperação internacional como instrumento de fortalecimento das ações climáticas das cooperativas da agricultura familiar”, reforçando o papel da ABC na articulação de parcerias globais e destacando projetos que contribuem diretamente para o fortalecimento de ações climáticas em cooperativas da agricultura familiar.
Melissa moderou, ainda, o painel sobre bioeconomia inclusiva, destacando como as cooperativas podem liderar cadeias produtivas baseadas na sociobiodiversidade.
Os painéis do Workshop Internacional sobre o Papel das Cooperativas da Agricultura Familiar no Contexto da COP 30 abordaram uma ampla gama de temas que refletem os desafios e oportunidades enfrentados pelas cooperativas no contexto da crise climática e da transição ecológica. As discussões passaram por questões como acesso a mercados, financiamento sustentável, inclusão social, protagonismo de mulheres e jovens, energia renovável, comunicação estratégica e articulação internacional.
Agente de transformação
O evento foi promovido pela União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (UNICAFES), entidade que representa mais de 1.500 cooperativas e mais de 1 milhão de famílias agricultoras no Brasil.
As cooperativas da agricultura familiar são reconhecidas como pilares da segurança alimentar, da economia solidária e da preservação ambiental. Vale destacar que 2025 é o Ano Internacional das Cooperativas.
COP30
A realização da COP30 em Belém, no coração da Amazônia, representa uma oportunidade histórica para consolidar o protagonismo da agricultura familiar no debate climático global.
O workshop serviu como espaço estratégico para construir propostas concretas que serão levadas à conferência, reafirmando que não haverá justiça climática sem justiça rural — e que as cooperativas são parte ativa da solução.
Durante a COP29, destacou-se que 90% das propriedades agrícolas do mundo são familiares, sendo responsáveis por mais de 80% da produção global de alimentos. No entanto, embora sejam protagonistas na preservação da biodiversidade e na promoção de práticas agrícolas de baixo carbono, os agricultores familiares recebem menos de 1% dos recursos globais de financiamento climático.

- Workshop em Belém