Notícias
SAÚDE DO SERVIDOR
MGI realiza encontro de fortalecimento das unidades SIASS do Centro-Oeste
Participantes do Encontro de Fortalecimento das Unidades SIASS no Centro-Oeste. Foto: SRT/MGI
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) promoveu, nos dias 10 e 11 de junho de 2025, o Encontro de Fortalecimento das Unidades SIASS dos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.
Participaram representantes de diversas instituições, como Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade Federal de Goiás (UFG), Instituto Federal Goiano (IF Goiano) e Instituto Federal de Goiás (IFG).
O evento, que ocorreu em Cuiabá/MT e contou com o apoio da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), reuniu dirigentes, gestores e técnicos das áreas de atenção à saúde e vigilância dos ambientes e processos de trabalho.
Durante o encontro, foram apresentados temas como o plano de enfrentamento do assédio e da discriminação, a proposta de agenda única nas perícias de saúde, o projeto piloto Fala SIASS e o monitoramento das políticas de segurança no trabalho.
A iniciativa propiciou a aproximação entre o órgão central e as equipes regionais, o conhecimento das realidades locais e a coleta de subsídios para o aprimoramento das ações da Secretaria de Relações de Trabalho (SRT/MGI), coordenadas por sua Diretoria de Benefícios, Previdência e Atenção à Saúde (DIPAS).
A diretora da DIPAS, Cynthia Beltrão, destacou a importância da proximidade entre o órgão central e as unidades da Rede SIASS. “Fazer gestão significa estar próximo dos órgãos e entidades do SIPEC, garantindo que o SIASS seja continuamente aprimorado”, afirmou Cynthia.
Ressaltando a importância da troca de experiências, acrescentou Cynthia que “o compartilhamento de informações e estratégias fortalece as ações de perícia oficial em saúde, promoção da saúde e prevenção de agravos e acidentes de trabalho nas universidades e institutos federais da região”.
A reitora da UFMT, professora Marluce Souza e Silva, destacou a relevância do encontro e reforçou a necessidade de manter e fortalecer o SIASS, independentemente das mudanças nas gestões.
O MGI continuará promovendo, ao longo de 2025, novos encontros regionais visando fortalecer a Rede SIASS e ampliar o diálogo entre órgãos e entidades que executam a Política de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho do Servidor Público Federal (PASS).