Notícias
GOVERNO DIGITAL
Evento no Ministério da Gestão lança curso e debate capacitação de servidores para governança digital
Na manhã da última terça-feira (17/6), a Secretaria de Governo Digital (SGD) do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) promoveu evento de lançamento do Curso Internacional de Liderança em Transformação Digital no auditório do bloco k da Esplanada dos Ministérios. Além da abertura das inscrições no próprio local, o encontro contou com explicações detalhadas sobre o curso e um painel de debate com especialistas no tema.
Luanna Roncaratti, secretária adjunta de Governo Digital do MGI, ponderou que o uso de tecnologias passa necessariamente pelo trabalho de pessoas para alcançar outras pessoas. “O curso traz essa possibilidade de qualificar as pessoas que trabalham no Estado com foco em garantir o acesso e a efetividade das políticas públicas”, declarou.
A presidente da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Betânia Lemos, concordou com a secretária. "Falar sobre transformação digital é falar sobre as pessoas que fazem essa mudança acontecer", defendeu Betânia. "Com essa capacitação, servidores públicos de várias áreas vão poder utilizar o que for aprendido para transformar o dia a dia do setor público".
Já o professor a University College of London (UCL), Christian Schuster, falou da importância dessa capacitação para a transformação do Estado brasileiro. “Este não é apenas um curso, mas também uma pesquisa para avaliar se o treinamento de servidores públicos em liderança digital realmente melhora a transformação do Estado. É isso que interessa os governos de todo o mundo”, explicou ele.
Após a mesa de abertura, houve um detalhamento do curso em si, com a presença do professor David Eaves, também da UCL. A base da capacitação foi desenvolvida por pesquisadores dessa universidade, da Universidade de Harvard (Estados Unidos) e da Universidade de Konstanz (Alemanha). Até o momento, esse treinamento já foi ministrado em 30 países.
Especialistas da SGD, da Enap e da FGV foram selecionados para enriquecer o conteúdo com o contexto brasileiro. Dessa forma, os alunos poderão aprender como inovar em serviços e políticas públicas no Brasil por meios digitais, a partir de uma abordagem internacional.
As aulas serão presenciais e ocorrerão em Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. As primeiras turmas acontecerão entre setembro e novembro de 2025 e totalizarão 500 vagas. As outras 500 vagas ficarão para novas aulas nas três cidades a serem ministradas em 2026.
As inscrições começaram no próprio evento de lançamento e ficarão abertas na Escola Virtual da Enap até se esgotarem as vagas. O ano de participação será definido por sorteio, mas o participante poderá escolher o mês do treinamento dentro do ano sorteado.