Notícias
INSTITUCIONAL
Gestão realiza oficina online sobre governança em sustentabilidade
A Consultoria Executiva em Sustentabilidade, da Diretoria de Inovação Governamental, do Ministério de Gestão e Inovação em Serviços (MGI), reuniu, na última quarta-feira (26/2), 16 representantes de órgãos e agências da administração pública federal que buscam auxílio para melhorar a governança em sustentabilidade de suas instituições. A Consultoria trouxe na oficina a importância no preenchimento do questionário inicial de autorreflexão organizacional como uma etapa fundamental na jornada da sustentabilidade.
Um dos objetivos da atividade foi desmistificar o preenchimento do formulário desenvolvido pela Consultoria na apresentação dos primeiros passos nos avanços governança em sustentabilidade. O questionário foi desenvolvido com base na ABNT PR2030 que é a prática recomendada ligada à governança de temas socioambientais e que engloba questões afeitas ao setor governamental.
“O preenchimento do autodiagnóstico serve especificamente para provocar autorreflexão dentro dos times envolvidos na pauta transversal e multidimensional da Sustentabilidade”, informa a servidora da Consultoria Executiva, Priscila Rohem. “O autodiagnóstico deverá ser desdobrado em uma política ou plano de sustentabilidade que faça sentido diante dos demais planos e políticas da organização. Além disso, deve estar intimamente ligado ao planejamento estratégico e à missão institucional”, acrescenta.
Para a participante, a servidora da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Michelle Vieira, a participação na oficina foi uma oportunidade de conhecer a ferramenta de autodiagnóstico, que é um convite à reflexão sobre diversos aspectos de sustentabilidade. “Acredito que o aprendizado da oficina será muito útil para identificarmos pontos de aprimoramento dos planos de ação que já temos implementados e torná-los mais abrangentes e efetivos. O encontro também proporcionou um espaço rico para a troca de experiências e desafios enfrentados pelas organizações públicas na promoção dos diferentes pilares da sustentabilidade e na implementação da Agenda 2030”, revela a servidora.
A Consultoria possui como objetivo a difusão de práticas inovadoras de gestão e governança para a sustentabilidade socioambiental na Administração Pública Federal, por meio da disponibilização de artefatos e de consultoria customizada aos órgãos.
Saiba mais sobre a Consultoria Executiva em Sustentabilidade