Notícias
ODS
Brasil coordena iniciativa internacional de troca de experiências sobre Relatórios Nacionais Voluntários dos ODS
O Brasil deu início, nesta quarta-feira, 25/03, ao ciclo 2026 do VNR Peer Learning (ou, em português, “aprendizagem entre pares”), iniciativa internacional de troca de experiências entre países que irão apresentar seus Relatórios Nacionais Voluntários (RNVs) no Fórum Político de Alto Nível das Nações Unidas (HLPF). O país coordena a iniciativa por meio da Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (CNODS) da Secretaria-Geral da Presidência da República.
O primeiro encontro, realizado de forma virtual, reuniu representantes de países participantes para alinhar expectativas, apresentar o estágio de elaboração dos relatórios nacionais e discutir os principais desafios e oportunidades no processo de construção dos RNVs.
A iniciativa tem como objetivo promover o aprendizado mútuo entre os participantes e o intercâmbio de boas práticas, com foco na elaboração de relatórios mais participativos, inclusivos e orientados à aceleração da implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Para o secretário-executivo da CNODS, Lavito Bacarissa, a coordenação da iniciativa reforça o compromisso do Brasil com a cooperação internacional e com o aprimoramento contínuo das políticas públicas voltadas ao desenvolvimento sustentável.
“O processo de elaboração dos Relatórios Nacionais Voluntários é, ao mesmo tempo, um exercício de transparência e de aprendizado. Ao promover essa troca entre países, o peer learning contribui para qualificar esse processo e fortalecer a implementação dos ODS de forma mais integrada e participativa”, destacou Lavito.
Ao longo dos próximos meses, estão previstos novos encontros virtuais, além de momentos presenciais estratégicos.
“Trata-se de uma agenda feita por pessoas para pessoas. Temos uma grande oportunidade de aprender e colaborar mutuamente nesta jornada comum pelos RNV”, afirmou o coordenador-executivo da CNODS, Thiago Gehre Galvão, responsável por articular a iniciativa.
Relatório Nacional Voluntário
A Agenda 2030 é um compromisso global adotado pelos países-membros das Nações Unidas para promover o desenvolvimento sustentável em suas dimensões social, econômica e ambiental. Estruturada em 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – 18 no Brasil, com a inclusão do ODS 18 - Igualdade Étnico-Racial –, a Agenda estabelece metas a serem alcançadas até 2030, com foco na erradicação da pobreza, redução das desigualdades e proteção do meio ambiente.
Nesse contexto, os Relatórios Nacionais Voluntários são um dos principais instrumentos de acompanhamento da implementação da Agenda 2030 nos países. Por meio deles, os governos apresentam avanços, desafios e prioridades na implementação dos ODS, contribuindo para a transparência e a cooperação internacional.
Como parte do ciclo 2026, está previsto para os dias 8 a 10 de abril um workshop presencial em Brasília, em articulação com o Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas (UNDESA). A atividade reunirá países participantes do peer learning e ampliará as oportunidades de diálogo e cooperação técnica em torno da elaboração dos relatórios.