Notícias
SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL
Consea participa do Governo do Brasil na Rua e fortalece diálogo sobre segurança alimentar e nutricional
A cidade de Macapá (AP) recebeu, nesta quinta e sexta-feira (22 e 23/01), a primeira edição de 2026 do Programa Governo do Brasil na Rua no Norte do País. O evento foi realizado nas proximidades da Escola Estadual Maria Neusa Carmo de Souza e contou com a presença do ministro Guilherme Boulos, da Secretaria-Geral da Presidência da República; do ministro Wellington Dias, do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS); Izadora Gama Brito, da Secretaria Nacional de Participação Social, além de autoridades locais.
A Feira da Cidadania ofereceu diversos atendimentos à população, tais como orientações médicas e jurídicas, emissão de documentos, vagas de emprego, entre outros serviços. O Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) esteve representado pela presidenta do Consea do Estado do Amapá, Aldinéia Brazão, contribuindo com a disseminação da participação social nos Conseas como estratégia para a efetivação do direito humano à alimentação adequada.
“As Cozinhas Solidárias contribuem significativamente nos índices positivos do combate à fome e a insegurança alimentar e nutricional”
Além de prestigiar a abertura do evento, a presidenta do Consea Amapá também participou da Oficina do Programa Cozinha Solidária, promovida pelo MDS. Ela elogiou a iniciativa, destacando a importância da capacitação tanto para o aprimoramento do conhecimento de quem já atua na iniciativa quanto para a ampliação do entendimento daqueles que ainda não conhecem o programa. Na ocasião, ela também visitou as Cozinhas Solidárias habilitadas pelo MDS durante o evento.
Aldinéia reforçou a relevância do programa como um importante instrumento ao combate à fome no país. “Esse é um assunto muito caro para toda a sociedade porque as Cozinhas Solidárias contribuem significativamente nos índices positivos do combate à fome e a insegurança alimentar e nutricional”, afirmou.
Já no segundo dia, Aldinéia Brazão participou da Feira da Cidadania, realizando uma roda de conversa com a população local sobre o trabalho desenvolvido tanto pelo Consea Nacional quanto pelo Consea Estadual.
Na oportunidade, foram abordados temas como: a garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) à luz da Constituição; um panorama histórico do Consea Nacional e a relevância dos conselhos estaduais para a efetivação do DHAA; os elementos que compõem o escopo da Segurança Alimentar e Nutricional; as políticas públicas que contribuem para o fortalecimento dessa garantia (como o Programa de Aquisição de Alimentos - PAA e o Programa Nacional de Alimentação Escolar-PNAE entre outros), os avanços conquistados nos últimos anos em relação a segurança alimentar e nutricional no país; e a importância da participação da sociedade civil na construção de soluções relacionadas ao tema.
Aldinéia evidenciou ainda a relevância da participação da sociedade civil nos Conseas Estaduais. “Atuamos como facilitadores fazendo essa ponte entre governo e sociedade civil no sentido de ter as solicitações ouvidas também com o objetivo de contribuir para a política pública efetivamente acontecer”, pontuou.
O Programa Governo do Brasil na Rua é sinônimo de Democracia
A presidenta do Consea Amapá avaliou de forma positiva a realização do Programa Governo do Brasil na Rua. Segundo Aldinéia, trata-se de uma experiência acertada, pois aproxima o governo da população por meio da oferta de serviços e contribui para a divulgação de programas de iniciativa do Governo Federal, além de auxiliar no acesso aos direitos dos cidadãos.
“Eu acho o projeto muito positivo principalmente porque para nós que moramos no extremo Norte do país Brasília é muito distante. Então, ter a presença de um ministro de Estado e de outros representantes do governo federal, simboliza que nós existimos. Isso é cidadania, isso é democracia”, finalizou.
Governo do Brasil na Rua
O Governo do Brasil na Rua é uma iniciativa que visa promover a escuta ativa, o diálogo social e a divulgação direta das políticas públicas nos territórios, com a finalidade de fortalecer a presença do Governo do Brasil junto à sociedade e ampliar o acesso da população aos serviços e programas. A próxima edição do programa está prevista para ocorrer nos dias 30 e 31 de janeiro, em Porto Alegre (RS).