Notícias
JUVENTUDE RURAL
SNJ e IFSP realizam pesquisa inédita sobre a juventude rural
- Foto: GRACCHO\ASCOM\SGPR
A Secretaria Nacional de Juventude da Secretaria-Geral da Presidência, em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Campus Piracicaba, deu início à pesquisa “A Juventude do Meio Rural – perspectivas e desafios para o desenvolvimento rural sustentável”. A iniciativa é uma estratégia voltada à compreensão da realidade de milhões de jovens que vivem e constroem o futuro do Brasil no campo, nas águas e nas florestas.
De acordo com o IBGE (PNA, 2020), aproximadamente 6 milhões de jovens residem em áreas rurais do país. Com idades entre 15 e 29 anos, conforme estabelecido no Estatuto da Juventude (Lei nº 12.852/2013), os jovens rurais são agricultores familiares, beneficiários da reforma agrária e integrantes de povos e comunidades tradicionais, entre eles indígenas, quilombolas, pescadores artesanais, quebradeiras de coco, ribeirinhos e extrativistas.
A pesquisa vai subsidiar a criação de políticas públicas que possam melhorar a vida da juventude rural que desempenha papel fundamental para a soberania alimentar, a sustentabilidade ambiental e o desenvolvimento econômico do Brasil.
O estudo aborda dimensões centrais da vida desses jovens, tais como:
- Acesso à terra e ao crédito: mapeando barreiras para iniciar ou ampliar atividades produtivas;
- Educação, saúde e conectividade: analisando os impactos da carência de infraestrutura e de serviços básicos;
- Participação política e social: avaliando o grau de envolvimento em processos decisórios;
- Sustentabilidade e meio ambiente: investigando percepções sobre agroecologia, agricultura sustentável e inovação tecnológica.
A partir dos resultados, serão definidas demandas prioritárias para direcionar investimentos de forma mais eficaz, fortalecendo o diálogo entre Estado, sociedade civil e juventude. Trata-se de um passo fundamental para promover a autonomia, a qualidade de vida e o protagonismo dos jovens no meio rural.
“Conhecer de perto a realidade dos jovens do campo é um passo fundamental para assegurar que tenham condições de permanecer em seus territórios e contribuir com o futuro sustentável do Brasil”, destaca o Secretário Nacional de Juventude, Ronald Sorriso.
Acesse a pesquisa e responda ao questionário, clicando aqui.