Notícias
BENEFÍCIOS PARA OS JOVENS
ID Jovem completa 10 anos com novo site e recorde de 1,4 milhão de beneficiários
A Identidade Jovem (ID Jovem), benefício do governo federal que garante direitos de acesso à cultura, esporte e mobilidade para a juventude de baixa renda, celebrou seu décimo aniversário no último dia 5 de outubro.
A comemoração chega com um marco histórico: o programa alcançou o recorde inédito de 1 milhão e 400 mil jovens beneficiários ativos e de quase 7 milhões de identidades geradas desde sua criação.
“Uma das principais conquistas do Estatuto das Juventudes, a ID Jovem é um passaporte que permite ao beneficiário adquirir capital cultural fundamental para a sua formação humana e a possibilidade de transpor as divisas dos estados e vivenciar o nosso país”, afirma o Secretário Nacional de Juventude, Ronald Sorriso.
O ministro Márcio Macêdo, da Secretaria-Geral da Presidência da República, ministério ao qual está vinculada a Secretaria Nacional de Juventude, destaca que a ID Jovem faz parte de um conjunto de políticas públicas do Governo Federal voltadas para a juventude, que este ano contou com uma importante troca de experiências, quando o Brasil sediou a Cúpula dos Ministros de Juventude do Brics.
"Certamente a ID Jovem se destaca como um programa inclusivo e de grande alcance, ao prever meia entrada em cinema, espetáculos, casas de show e ainda possibilitar que as pessoas possam viajar para fazer um concurso, ver a família e até encontrar a namorada", afirma o ministro.

- Vitthor Rodrigues - Palmas (TO)
Novas experiências - Morador de Palmas (TO), Vitthor Rodrigues, de 25 anos, conta que por meio da ID Jovem tem participado de congressos, provas, eventos culturais e viagens a outros estados. “São experiências que ampliam muito minha visão de mundo”.
Já Rafael Araújo Dorea, de 21 anos, da comunidade rural de Terra Branca – Quijingue (BA), diz que as mudanças recentes trouxeram mais eficiência e maior alcance para o programa, chegando a comunidades periféricas e rurais. “Graças à ID jovem, hoje posso acessar espaços culturais que sempre foram de extrema importância para mim, além de ter gratuidade em viagens interestaduais e participações em congressos, fundamentais para a minha formação socioeducativa e política", afirma Rafael.

- Rafael Araújo - Quijingue (BA)
Viagem para São Luís - "Pra mim o ID Jovem é uma das políticas mais importantes para a juventude atualmente”, conta Maria Nayan Aviz, 23 anos, de Belém do Pará. Em setembro, ela viajou para São Luís de ônibus com o benefício do ID Jovem. “É importante que seja um serviço cada vez mais divulgado e que alcance cada vez mais jovens, pois é uma política pública que ajuda e muito", diz Maria Nayan.
Novo portal - Para celebrar os 10 do programa, a Secretaria-Geral, por meio da Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), colocou no ar o novo portal da ID Jovem, um passo fundamental na modernização dos serviços voltados à juventude brasileira.

- Maria Nayan - Belém (PA)
Utilizando tecnologia de ponta, o site é mais moderno, mais estável e mais seguro. A plataforma oferece melhor usabilidade e está alinhada com o padrão digital do Governo Federal. Além disso, o novo site tem opções de acessibilidade para pessoas com deficiência, otimizando a experiência do usuário com foco em segurança, democratização e eficiência nos serviços.
Com o novo portal, o acesso aos direitos e benefícios é garantido a milhares de jovens em todo o país. O endereço é: https://idjovem.juventude.gov.br/.
O diretor de Políticas Públicas Transversais de Juventude e coordenador do programa, Nilson Florentino Júnior, explica que o processo de evolução da ID Jovem contou com a parceria de gestores e feedback de usuários. "O marco atual mostra a potencialidade deste beneficio, que impacta vários jovens em todo território", afirma.
MELHORIAS NO PROGRAMA E EMISSÃO ONLINE
- Ampliação da validade: o documento passa a ter validade 12 meses, antes era de 6 meses
- Redução do tempo de espera: a espera para a atualização da base de dados diminuiu drasticamente, passando de 45 dias para apenas 2 dias úteis.
- Emissão online de passagens: atualmente há a possibilidade de emissão online de passagens. Apenas uma das empresas que consome a API da ID Jovem já emitiu mais de 80 mil passagens online entre janeiro e julho de 2025, demonstrando a eficácia da modernização.
QUEM PODE ACESSAR A ID JOVEM
- A ID Jovem é destinada a jovens de 15 a 29 anos, que atendam aos seguintes critérios:
- Ter entre 15 e 29 anos
- Ter renda familiar mensal de até dois salários mínimos
- Estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com o cadastro atualizado nos últimos 24 meses. Não é necessário ser estudante para ter acesso aos benefícios.
PRINCIPAIS BENEFÍCIOS
O documento virtual e gratuito garante acesso a diversos benefícios em todo o país: Meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos, como cinemas, shows, teatros e eventos esportivos (50% de desconto no valor do ingresso).
Gratuidade e desconto no transporte interestadual: Duas vagas gratuitas no transporte coletivo interestadual (ônibus, trem ou embarcação). Duas vagas com 50% de desconto no valor da passagem interestadual, após esgotadas as vagas gratuitas. Isenção do pagamento de taxa para emissão da Carteira de Identidade Estudantil.
A ID Jovem está vinculada ao Programa Rouanet Juventude, um programa que visa promover o acesso de jovens à cultura e à cidadania.
O benefício é aplicável também aos serviços do Parque Nacional da Tijuca, área sob a administração do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), responsável pelo parque e pelo acesso ao Cristo Redentor, que ali se localiza.