Notícias
AVISO DE PAUTA
Projeto Conexão Cidadã para catadoras e catadores individuais/informais de materiais recicláveis chega a Brasília
Unidades móveis de prestação de serviços públicos para assegurar cidadania aos catadores e catadoras de materiais recicláveis individuais/informais já estão rodando por três capitais brasileiras. E amanhã, dia 13 de março, a Secretaria-Geral da Presidência da República e a Fundação Banco do Brasil, parceiros no projeto, entregarão o quarto trailer. Brasília passará a contar com o serviço de busca ativa por esses agentes ambientais que trabalham sozinhos, sem integrarem cooperativas. A entrega será na CENTCOOP, na Vila Estrutural, às 10:00h, com a participação do ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo; o presidente da Fundação Banco do Brasil, Kleytton Morais; a vice-governadora do DF, Celina Leão; Aline Souza, do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis; Anderson Nassif, da Unicatadores e representantes do BNDES e Sebrae.
Cada trailer está preparado para que, neles, as catadoras e catadores de materiais recicláveis tenham acesso a programas sociais, segurança alimentar e orientações sobre direitos trabalhistas, por exemplo. Também terão apoio jurídico e assistência para retirada de documentos, orientações sobre saúde e apoio psicológico para ajudar a lidar com estresse e a discriminação da qual muitos são vítimas. Esses serviços são feitos em parceria com estados, municípios e instituições como o Sebrae.
Brasília é a quarta cidade a contar com o Conexão Cidadã. O projeto-piloto que nasceu da proposta da Associação Nacional dos Catadores e Catadoras (ANCAT), a partir da experiência do Hub da Cidadania, em São Paulo, em 2023, também iniciativa da ANCAT.
No mesmo ano, 2023, o Movimento Nacional dos Catadores apresentou para a Secretaria Geral da Presidência da República sua pauta de reivindicações com 21 propostas, sendo uma delas a montagem de trailers, a exemplo do Hub de São Paulo.
Nasceu assim o Conexão Cidadã Pró-Catadoras e Catadores. Para essa fase inicial, a Fundação Banco do Brasil destinou R$ 6,2 milhões de reais para seis unidades móveis devidamente equipadas. Já foram entregues os trailers de Aracaju, Recife, Belo Horizonte e, agora, Brasília. Para finalizar essa primeira etapa, Curitiba e Belém também terão suas unidades do Conexão Cidadã.
O governo federal e os parceiros todos estão empenhados em ampliar essa rede com o objetivo de levar o programa a mais cidades brasileiras, para que, de mãos dadas, com esses agentes ambientais tão importantes para a sociedade e nosso país, possamos contribuir efetivamente para melhorar a qualidade de vida e reduzir a situação de vulnerabilidade de muitos dessas brasileiras e brasileiros.
Serviço:
Lançamento do Conexão Cidadã, em Brasília.
Data: 13/03/2025
Local: CENTCOOP
Endereço: Parque Nacional de Brasília - Vila Estrutural
Horário: 10:00h