Notícias
III SEMINÁRIO NACIONAL
Seminário tem 1º dia marcado por expressiva presença de novos gestores e gestoras de Juventude
O primeiro dia do 3º Seminário Nacional de Gestores e Gestoras Municipais da Juventude, realizado nesta terça-feira (27), foi marcado por momentos significativos de articulação institucional e qualificação técnica em Brasília. O evento é realizado pela Secretaria Nacional da Juventude (SNJ), vinculada à Secretaria-Geral da Presidência da República (SGPR).
Pela manhã, as atividades foram dedicadas a agendas auto-organizadas entre gestores municipais e representantes de ministérios, proporcionando um espaço de troca de experiências, escuta ativa e construção coletiva de estratégias para atender às demandas da juventude em diferentes regiões do país.
À tarde, os participantes se reuniram no auditório do anexo I do Palácio do Planalto, em uma atividade de capacitação promovida pela SNJ. A formação teve como foco o aprimoramento da atuação dos gestores municipais, com temas como planejamento estratégico, elaboração e monitoramento de políticas públicas, articulação intersetorial e mecanismos de participação juvenil.
A capacitação foi conduzida por técnicos da SNJ e convidados com experiência em gestão pública. Entre os facilitadores estiveram Andrey Soares de Oliveira, coordenador-geral da Coordenadoria de Programação e Logística da Receita Federal; Vinicius Lemos, assistente no gabinete da Secretaria-Geral da Presidência da República, que abordou temas relacionados a convênios, editais e captação de recursos; Pedro Marino, assessor técnico da Diretoria de Parcerias com a Sociedade Civil da Secretaria Nacional de Diálogos Sociais e Articulação de Políticas Públicas da Secretaria-Geral da Presidência da República, que apresentou conteúdos sobre o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil, e Lavito Bacarissa, secretário-executivo do Conselho Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, que discutiu os ODS no contexto das políticas públicas para juventude.
Outro ponto de destaque foi a expressiva presença de novos gestores e gestoras da juventude, muitos dos quais participam pela primeira vez de uma atividade nacional da SNJ. Essa renovação nos quadros municipais traz consigo novas ideias, energia e compromisso com a transformação da realidade dos jovens brasileiros, sendo um sinal positivo para o futuro das políticas públicas de juventude.
O seminário segue até o dia 29 de maio, com debates, plenárias regionais e atividades voltadas à construção de um panorama nacional sobre os desafios e propostas para a juventude. A iniciativa tem como missão fortalecer a presença da pauta da juventude nas gestões locais e aproximar o Governo Federal dos territórios.
ASSISTA A ABERTURA DO 3º SEMINÁRIO DE GESTORES E GESTORAS MUNICIPAIS DA JUVENTUDE: