Notícias
CIISC
Avançam tratativas sobre estratégia para participação de catadores na COP 30
- Foto: SE/SGPR
O representante do Comitê Interministerial para Inclusão Socioeconômica de Catadoras e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis (CIISC), assessor Ary Moraes, participou de uma reunião estratégica promovida pela Secretaria Adjunta de Trabalho, Emprego e Renda (Seaster-PA) no dia 19 de março.
O encontro reuniu representantes dos catadores do Estado do Pará para discutir a participação da categoria na COP 30. O evento, que será sediado em Belém, é considerado uma oportunidade histórica de inclusão dos catadores na gestão de resíduos e na promoção da sustentabilidade ambiental em escala global. Também esteve presente na reunião a Secretaria Extraordinária para a COP 30 (SECOP), representada por Victor Arroyo.
A representação dos catadores contou com Luiz Henrique, do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), e Fábio Cidrin, da Associação Nacional dos Catadores (ANCAT). Também participaram representantes do Sebrae e da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).
Durante o encontro, foi destacada a necessidade de um planejamento eficiente para assegurar a atuação efetiva dos catadores na coleta seletiva durante a COP 30, fortalecendo um modelo de economia circular, justa e eficaz.
As representações dos catadores reforçaram a necessidade de:
• Sensibilização pública sobre a importância da reciclagem e o papel dos catadores.
Ao final da reunião, foi definida a criação de um Grupo de Trabalho, com representantes titulares e suplentes de órgãos competentes, para encaminhar um projeto contendo as principais reivindicações da categoria às autoridades responsáveis pela organização da COP 30. O objetivo é garantir que os catadores sejam reconhecidos e valorizados na programação do evento, deixando um legado positivo para a categoria no Estado do Pará.