Notícias
Webinar reúne mais de 2 mil participantes para debater políticas para o Nordeste
Mais de 2,3 mil inscritos participaram na última terça-feira, 10, de webinar promovido pelo Consórcio Nordeste para apresentar o PAS Nordeste (Programa de Produção e Consumo de Alimentos Saudáveis) a autoridades, produtores rurais, cooperados, associações e entidades ligadas à agricultura familiar. O programa será implementado com participação social nos 81 territórios da cidadania da região. O Consórcio Nordeste é formado pelos governos dos nove estados nordestinos.
O programa é uma parceria do Consórcio Nordeste e do governo federal com o objetivo de integrar políticas públicas e garantir acesso ao crédito, à assistência técnica e à tecnologia. Prevê o combate à pobreza, o fortalecimento da agricultura familiar, o incentivo ao consumo de alimentos saudáveis, o desenvolvimento sustentável e segurança alimentar na região.
O PAS Nordeste tem participação de cinco ministérios (Integração e Desenvolvimento Regional; Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar; Desenvolvimento Social; Trabalho e Emprego e a Secretaria-Geral da Presidência da República. O governo federal será responsável por 60% do custo operacional do programa.
O ministro da Secretaria Geral da Presidência, Márcio Macedo, participou do webinar e destacou a importância do programa. “O PAS Nordeste é uma prioridade, pois irá multiplicar e enraizar políticas públicas essenciais para a região”, afirmou. Da mesma forma, a secretária executiva do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Fernanda Machiaveli ressaltou a dimensão social da iniciativa. “O território é onde acontece a vida das pessoas e o PAS irá contribuir para a efetividade na entrega dos resultados das políticas públicas”, disse.
Já o secretário nacional de Participação Social, Renato Simões, que acompanha e contribui ativamente na construção do programa, comparou o PAS a “um farol para a retomada da integração das políticas públicas nos territórios com participação popular”.
A Secretaria Nacional de Participação Social, da Secretaria-Geral da Presidência, será responsável por promover a articulação da participação social em todas as políticas públicas do governo federal nos territórios do Nordeste. E o fará por meio dos Fóruns de Participação Social e pelo programa de Extensão em Participação Social.