Notícias
CATADORES
SG coordena reunião entre Aliança Internacional e Comitê Interministerial de catadores
- Foto: JOSAIR BRAZ\ASCOM\SGPR
A secretária-executiva Kelli Mafort, da Secretaria-Geral da Presidência da República (SGPR), representando o ministro Márcio Macêdo, participou nesta terça-feira (25) de uma reunião com representantes da Aliança Internacional de Catadores (IAWP) e do Comitê Interministerial para Inclusão Socioeconômica de Catadoras e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis (CIISC), no Palácio do Planalto. A atividade integra a programação do Congresso Internacional Waste Pickers as Climate Change Agents, realizado de 23 a 26 de junho, em Brasília.
A reunião teve como objetivo fortalecer a coordenação interinstitucional para a inclusão dos catadores nas políticas públicas, consolidar mecanismos de apoio e definir passos concretos para sua integração em projetos e ações conjuntas do governo federal. Participaram também o secretário-executivo do CIISC, Ary Moraes, e o presidente da IAWP, Severino Lima.
O encontro destacou a importância da atuação dos catadores no enfrentamento das mudanças climáticas, especialmente no combate à poluição plástica. O governo federal deve sancionar, em breve, um novo decreto sobre o uso do plástico, com foco na meta de plástico zero nos oceanos, uma pauta de relevância internacional, que conta com o apoio de resoluções da ONU.
No discurso de boas-vindas, a secretária-executiva Kelli Mafort ressaltou o protagonismo dos catadores. “A atuação dos catadores é estratégica para o cumprimento da meta de plástico zero nos oceanos e para o avanço nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), dos quais o Brasil é signatário” afirmou Kelli.
De acordo com Ary Moraes, secretário-executivo do CIISC, a agenda é fundamental para o aprimoramento das políticas públicas. “Com as contribuições trazidas pela Aliança Internacional dos Catadores, esperamos melhorar ainda mais nossa política de gestão de resíduos, garantindo a inclusão dos catadores. Eles têm muito a contribuir, especialmente na meta de oceanos sem plástico, e isso ajuda a fortalecer nosso marco regulatório e as políticas públicas na área,” ressaltou Moraes.
O presidente da Aliança Internacional de Catadores e catador de material reciclável, Severino Lima, destacou a importância da agenda por proporcionar o diálogo com o CIISC e representantes de órgãos como o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), a Fundação Banco do Brasil, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
“Temos imenso prazer em trazer uma delegação latino-americana para dialogar com a secretária-executiva e o secretário do CIISC. Estamos trocando experiências e apresentando nossa proposta e projeto para o Brasil, que será implementado nos próximos dois anos, com o objetivo de também transferir esse conhecimento para outros continentes”, concluiu Severino.