Notícias
PARTICIPAÇÃO SOCIAL
Seminário “A Sociedade Brasileira e a Política Externa” reúne governo e sociedade civil em Brasília
- Foto: ASCOM\SGPR
A secretária-executiva da Secretaria-Geral da Presidência da República (SGPR), Kelli Mafort, participou, nesta terça-feira (25), da abertura do seminário “A Sociedade Brasileira e a Política Externa”, realizado no Auditório Wladimir Murtinho, no Palácio Itamaraty, em Brasília.
Promovido pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), com apoio da SGPR, o seminário teve como objetivo refletir sobre os desafios da inserção do Brasil no cenário internacional diante das transformações tecnológicas, econômicas, sociais e políticas em curso no mundo, a partir da visão da sociedade civil brasileira. O evento reuniu representantes do governo, da sociedade civil e especialistas para debater a importância da participação social na formulação de diretrizes internacionais.
A secretária-executiva da SG, Kelli Mafort, destacou que “a construção de uma política externa democrática depende do fortalecimento do diálogo entre o Estado e a sociedade civil”. Segundo ela, ampliar os espaços de escuta e participação é fundamental para que o Brasil atue de forma soberana e representativa no cenário global.
Durante o seminário, também foi retomado o debate sobre a criação do Conselho Nacional de Política Externa Brasileira (CONPEB), instância que poderá institucionalizar a participação social na definição e no acompanhamento das diretrizes diplomáticas do país.
A proposta é que o CONPEB reúna representantes do governo, movimentos sociais, setor empresarial, organizações não governamentais, sindicatos, academia e entes federativos, promovendo um espaço permanente de diálogo e cooperação.