Notícias
PARTICIPAÇÃO SOCIAL
Fóruns de Participação Social debatem prioridades para articular políticas do governo federal
Foto: Arquivo
Os 27 Fóruns de Participação Social nas Políticas Públicas do Governo Federal nos Estados e no Distrito Federal realizam mais uma rodada de reuniões para estabelecer prioridades, articular políticas públicas, apoiar as conferências nacionais e identificar territórios.
Essa pauta tem a finalidade de ampliar, diversificar e qualificar a participação social nas políticas públicas federais. Os encontros acontecem até 15 de julho e são organizados pela Secretaria-Geral da Presidência da República.
O secretário nacional de Participação Social, Renato Simões, disse que os fóruns têm contribuído para a participação direta da sociedade.
“A participação social se consolida quando é instrumento de diálogo, construção de consensos e controle social entre governo e sociedade civil. Os fóruns de participação social estão se mostrando um potente instrumento para essa finalidade, confirmando a importância da participação direta da população, por meios digitais e nos territórios, em cada política pública do governo federal”, afirmou.
Os fóruns de participação social estão identificando e incidindo nas iniciativas de participação social com processos formativos nas políticas públicas do governo federal, nos processos para fortalecer e qualificar as instâncias e mecanismos nacionais de participação social nos territórios, e para integrar a atuação dos agentes territoriais das políticas públicas. Todas as ações consideram a vulnerabilidade social e ambiental do território e a promoção da articulação das diferentes políticas públicas federais.