Notícias
POLÍTICAS PÚBLICAS
Secretaria Nacional da Juventude atendeu mais de 3 mil estudantes no Congresso da UNE
A Secretaria Nacional da Juventude (SNJ), vinculada à Secretaria-Geral da Presidência da República (SGPR), marcou presença no Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), realizado entre os dias 16 e 20 de julho, em Goiânia (GO). A participação ocorreu por meio de um estande interativo voltado ao fortalecimento da participação jovem e à divulgação de políticas públicas federais voltadas à juventude.
Ao longo dos dias de evento, o estande recebeu mais de 3.000 visitantes, refletindo o alto engajamento do público com as iniciativas da Secretaria. A SNJ realizou ainda mais de 500 emissões da Identidade Jovem (ID Jovem), programa que garante acesso a benefícios como meia-entrada em eventos culturais e esportivos, além de vagas gratuitas ou com desconto no transporte interestadual para jovens de baixa renda. O espaço também ofereceu ao público informações sobre as principais ações desenvolvidas pela SGPR, com destaque para iniciativas voltadas à participação social e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
O estudante Clayson, do curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), foi um dos jovens atendidos durante o evento e compartilhou sua experiência. “Fui atendido no estande do ID Jovem e achei a experiência muito importante. Acredito que é essencial ampliar o acesso a esse tipo de política pública. Fui muito bem acolhido por toda a equipe, e fiquei impressionado com o atendimento. Antes, eu não conhecia muito sobre o programa, mas agora fiz minha emissão e, com certeza, vou continuar utilizando os benefícios. Foi incrível”, afirmou.
PARTICIPAÇÃO ESTRATÉGICA - Para o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, a participação da SNJ no Congresso da UNE é estratégica. “Estar presente em um evento que reúne a juventude dos quatro cantos do Brasil é fundamental para o governo. A SNJ tem cumprido um papel essencial ao levar políticas públicas diretamente aos jovens, com ações concretas como o ID Jovem, que já ultrapassou a marca de um milhão de cadastros”, destacou.
Márcio Macêdo afirmou ainda que “eventos como o Congresso da UNE nos aproximam ainda mais da juventude organizada, que está comprometida com a transformação social”. “Ter um estande, conversar olho no olho, oferecer serviços, ouvir demandas e divulgar as iniciativas da Secretaria é garantir que os acessos estejam, cada vez mais, nas mãos de quem mais precisa: a juventude brasileira”, pontuou.
Para o secretário nacional da Juventude, Ronald Sorriso, o balanço da participação foi extremamente positivo. “Neste congresso da UNE, a SNJ/SGPR apresentou o ID Jovem em um estande que atendeu a mais de 3.000 estudantes, tirando as suas dúvidas e apresentando as melhorias do programa. Também apresentamos as demais políticas públicas de juventude do Governo Federal, fazendo um processo importante de diálogo entre as demandas da juventude e o que ofertamos. O saldo é muito positivo e reforça a parceria entre o Governo Federal e os movimentos sociais de juventude”, afirmou.