Notícias
JUVENTUDE
Governo Federal lança Caderno de Produções do Y20 com foco nas juventudes e nas políticas públicas
Caderno de Produções do Y20
O caderno do Concurso de Produções do Grupo de Engajamento do G20 – Youth 20 (Y20) reúne 25 artigos selecionados entre uma centena de produções enviadas por jovens pesquisadores. Eles aceitaram o desafio de produzir conhecimento e propor soluções para temas fundamentais que estão na agenda do G20, o principal fórum de cooperação econômica internacional.
O concurso foi uma iniciativa inédita da Secretaria-Geral da Presidência da República, por meio da Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), do Y20 Brasil e do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), no contexto da presidência brasileira do G20 em 2024.
Os participantes desenvolveram artigos, ensaios e outras produções abordando um ou mais dos cinco temas prioritários definidos pelo Y20:
● Combate à fome, pobreza e desigualdade
● Mudanças climáticas, transição energética e desenvolvimento sustentável
● Reforma do sistema de governança global
● Inclusão e diversidade
● Inovação e futuro do mundo do trabalho
A comissão de seleção do concurso foi composta por especialistas, pesquisadores e representantes da sociedade civil, que atuaram de forma criteriosa na análise das produções inscritas. A parceria com o Y20 Brasil, fórum oficial de engajamento jovem do G20, tem sido um importante espaço de articulação internacional da juventude brasileira.
Protagonismo – “O concurso de produções teve como objetivo promover o protagonismo juvenil na discussão de temas que envolvem as principais decisões dos países do mundo, convergindo pesquisa e extensão e valorizando autores jovens de diferentes partes do mundo, explica o diretor”, explica o Diretor de Articulação e Fomento de Programas e Projetos de Juventude, Guilherme Barbosa.
Para o secretário nacional de Juventude, Ronald Sorriso, o foco das produções nos temas prioritários do Y20 foi o grande diferencial desta iniciativa. “Os trabalhos abordaram questões centrais do debate internacional sobre juventude, evidenciando o protagonismo dos jovens e sua capacidade de contribuir de forma significativa para a construção de reflexões e propostas relevantes“, afirma o secretário.
Clique aqui para acessar a publicação.
Divulgação - A publicação do caderno reforça o papel da SNJ como promotora da construção de políticas públicas baseadas em evidências e no diálogo com a sociedade civil. Além disso, demonstra o compromisso do governo federal com a promoção da ciência, da educação e da participação social das juventudes brasileiras, por meio da participação social e do protagonismo juvenil em temas estratégicos para o futuro do planeta.