Notícias
REUNIÃO ORDINÁRIA
Comissão Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica realiza reunião em Brasília
Será realizada esta semana em Brasília a 28ª Reunião Ordinária da Comissão Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica – CNAPO. A abertura, na tarde desta terça-feira (8), no auditório da Fiocruz na Universidade de Brasília (Unb), abrirá espaço para apresentação do Programa Nacional de Redução de Agrotóxicos, o Pronara, instituído por decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no dia 30 de junho.
O Pronara vai reunir ferramentas de pesquisa, informação, monitoramento de resíduos, além de assistência técnica e extensão rural e bioinsumos, para reduzir o uso de agrotóxicos e ampliar a produção sustentável de alimentos saudáveis pela agricultura familiar.
Programação - A programação do encontro, que vai até 10 de julho, inclui reunião das subcomissões temáticas, além de mesas de diálogos temáticos sobre sistemas alimentares, saúde e mudanças climáticas, e educação, agroecologia e inovação.
Antecedendo a abertura da 28ª reunião, haverá o lançamento da XXI Campanha de Promoção dos Orgânicos 2025 – MAPA no auditório do ministério da Agricultura e Pecuária, na manha desta terça-feira (8).
CNAPO - A CNAPO é a instância de participação da sociedade civil no acompanhamento da PNAPO e na elaboração de seu principal instrumento, o Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica - Planapo.
Cabe à CNAPO propor as diretrizes, objetivos, instrumentos e prioridades do Plano. A Secretaria-Executiva da CNAPO é exercida pela Secretaria-Geral da Presidência da República.
Um dos principais resultados das ações da CNAPO é a promoção e a garantia da participação da sociedade no acompanhamento da execução, aprimoramento e monitoramento da PNAPO e do Planapo, promovendo diálogo entre instâncias governamentais e não governamentais relacionadas à agroecologia e à produção orgânica, no âmbito nacional, estadual e municipal.
Programação completa disponível em: gov.br/cnapo/programacao