Notícias
PARCERIAS
Amazonas recebe oficinas de fortalecimento das OSCs da região Norte
Manaus e Tefé, municípios no Estado de Amazonas, receberam no período de 16 a 22 de julho as oficinas de fortalecimento das Organizações da Sociedade Civil e de suas Parcerias com a Administração Pública.
As atividades são realizadas pela equipe da Diretoria de Parcerias com a Sociedade Civil da Secretaria-Geral da Presidência da República (DPSC/SGPR), e dão sequência à iniciativa de escutar as OSCs para formular recomendações e aperfeiçoar a capacidade de desempenho e execução de parcerias com a administração pública.
Com a presença de gestores públicos e representantes de diferentes OSCs, a equipe da DPSC realizou as oficinas com o apoio da Secretaria de Estado de Relações Federativas e Internacionais do Amazonas (SERFI-AM).
Em Manaus, uma das oficinas aconteceu no Palacete Provincial e, a outra, nas instalações do Museu da Amazônia (Musa), que é uma OSC com sede na Reserva Florestal Adolpho Ducke - uma das maiores áreas de floresta nativa urbana do mundo. Em Tefé, a oficina aconteceu no auditório da Universidade Estadual. No total, participaram 147 pessoas no decorrer das três oficinas.
"Visitamos, em Tefé, uma das poucas OS (Organização Social) que atua na área de ciência e tecnologia com recursos federais e isso foi uma oportunidade para ver de perto como este modelo pode ser benéfico. Vimos os resultados de um trabalho sólido, de longo prazo, inovador, profundamente enraizado na realidade e nos conhecimentos das populações locais. O Instituto Mamirauá acumula saberes, tecnologias sociais, governança e gestão exemplares", destacou a coordenadora-geral da DPSC, Yumi Kawamura.
Durante as atividades os participantes compartilharam as principais dificuldades enfrentadas pelas OSCs, como problemas para uma atuação legalmente amparada, captação de recursos, e realização de parcerias com a administração pública. Os gargalos vividos pelos gestores públicos também são levantados.
Para a equipe da DPSC, as oficinas resultam também em um processo de mobilização e de fortalecimento da articulação entre os atores locais, estimulado pela reflexão coletiva e pela elaboração conjunta de proposições para lidar com questões que lhes são comuns.
Amazonas recebeu as oficinas de fortalecimentos das OSCs da região Norte