Notícias
JUVENTUDE
SNJ entrega Estação Juventude aos jovens de Recife
- Foto: Graccho | ASCOM/SGPR
A Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), vinculada à Secretaria-Geral da Presidência da República (SGPR), participou, no dia 30/01, da assinatura simbólica do Termo de Convênio entre a SNJ e a Prefeitura Municipal do Recife, referente ao Edital do Programa Estação Juventude. O ato de assinatura ocorreu no COMPAZ Dom Helder Câmara, localizado na Rua Lourenço de Sá, 140, Ilha Joana Bezerra, Recife – PE. Este evento integra a programação da Secretaria Nacional de Juventude dentro da 14ª Bienal da UNE e tem como objetivo formalizar um importante investimento no fortalecimento da juventude recifense.
O município do Recife foi contemplado com um investimento de R$ 500.000,00, por meio do Programa Estação Juventude (Edital nº 1/2024). O recurso será destinado à melhoria da infraestrutura e das ações do COMPAZ Dom Helder Câmara, um espaço dedicado ao cuidado, à formação e ao fortalecimento da juventude recifense.
A cerimônia foi dividida em dois momentos: um no auditório do COMPAZ e outro no local onde funcionará o Estação Juventude. O evento contou com a presença do prefeito João Campos, do ministro Márcio Macedo, do secretário de Direitos Humanos e Juventude, Marco Aurélio Filho, e do secretário Nacional de Juventude, Ronald Sorriso.
Em sua fala, o ministro Márcio Macedo ressaltou a importância de iniciativas como essa, afirmando: “São iniciativas como essa que fazem valer a pena estarmos na política e na gestão, porque põem em prática o contato que verifica a mudança da vida das pessoas para melhor.”
O prefeito João Campos, por sua vez, destacou a importância do cuidado com os jovens, dizendo: “A linha do cuidado tem que ser garantida, e esperamos seguir fazendo o bem, gerando oportunidade, dando alternativa e chance para as pessoas terem o melhor e construir uma vida a partir daí.”
O secretário Nacional de Juventude, Ronald Sorriso, por sua vez, destacou o impacto do projeto, dizendo: “A estação é uma semente plantada aqui, e faremos muito mais para que este espaço seja cada vez mais a casa da juventude brasileira.”
O secretário de Direitos Humanos e Juventude, Marco Aurélio Filho, também enfatizou a relevância da iniciativa, afirmando: “É um instrumento importante a consolidação das políticas públicas, no fomento da formação do cidadão, acima de tudo para a juventude.”
O novo equipamento beneficiará diretamente jovens de 15 a 29 anos, proporcionando um espaço ainda mais preparado para suas necessidades de acolhimento, aprendizagem e desenvolvimento. Além disso, uma placa institucional foi instalada no COMPAZ, destacando a parceria entre a Secretaria Nacional de Juventude da Secretaria-Geral da Presidência da República e a Prefeitura do Recife, reforçando a visibilidade da colaboração.
O Termo de Convênio já está em fase de licitação, e o projeto está pronto para ser executado, com o apoio da Prefeitura Municipal do Recife, da Secretaria de Direitos Humanos e Juventude, da Secretaria-Geral da Presidência da República e da Secretaria Nacional de Juventude. Com este investimento, o Governo Federal e a Prefeitura do Recife reforçam o compromisso de melhorar as condições de vida e o futuro dos jovens da cidade, promovendo um ambiente dinâmico e de crescimento.