Notícias
COP 30
Secretaria-Geral promove Seminário COP30: Espaços de Participação Social
ASCOM | SGPR
A Secretaria-Geral da Presidência da República (SGPR) realiza no dia 27 de agosto o Seminário COP 30: Espaços de Participação Social, com transmissão ao vivo pelo canal do ministério no YouTube. O horário é das 14h às 18h.
Estão previstas as presenças da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, e da primeira-dama e enviada especial da COP 30 para as mulheres, Janja Lula da Silva, bem como do ministro da SGPR, Márcio Macêdo.
O objetivo do seminário é apresentar à sociedade civil os espaços de participação social no processo preparatório para a Conferência do Clima da ONU, bem como os espaço físicos, em Belém (PA), durante a realização do evento.
Confira a agenda do encontro:
- Os objetivos e prioridades do Brasil para a COP30
- A estrutura prevista em Belém, com destaque para os Pavilhões Brasil (Zona Azul e Zona Verde), as atividades voltadas à sociedade civil e o processo de credenciamento
- Estratégias de atuação conjunta entre governo e sociedade civil para garantir uma presença diversa, qualificada e efetiva nos espaços oficiais da Conferência
Clique aqui para acessar a programação.
Papel estratégico - “A sociedade civil desempenha um papel estratégico na construção de políticas públicas e de políticas internacionais por sua capacidade de atuar junto às camadas mais vulneráveis da população”, explica a secretária-executiva da SGPR, Kelli Mafort.
Soma-se a essa força coletiva, de acordo com Kelli Mafort, a capacidade da sociedade civil de inovar, elaborar e implementar soluções e respostas rápidas aos inúmeros desafios do contexto político, social e econômico.
“No Brasil, o fortalecimento da participação social é um compromisso do governo Lula, que busca ampliar e qualificar a presença da sociedade civil nos principais fóruns internacionais”, afirma a secretária-executiva.
Por essa razão, a preparação para a COP30 inclui a promoção de espaços para o diálogo e a construção conjunta de estratégias de atuação da sociedade civil. “O seminário integra esse esforço e pretende ser um espaço de escuta, mobilização e articulação com organizações da sociedade civil e movimentos sociais”, conclui a secretária.
COP 30 - Marcada para o período de 10 a 21 de novembro, em Belém, capital do estado do Pará, a a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (Conferência das Partes), ou simplesmente COP 30, vai reunir chefes de Estado, ministros, diplomatas, representantes da ONU, cientistas, líderes empresariais, ONGs, ativistas e outros membros da sociedade civil de mais de 190 países.
Assista a transmissão online: