Notícias
POLÍTICA NACIONAL DE JUVENTUDE
Caravana leva políticas públicas para juventudes do Espírito Santo
A Caravana das Juventudes, iniciativa da Secretaria-Geral da Presidência da República (SGPR), através da Secretaria Nacional de Juventude, chegou, nesta sexta-feira, 15, ao Espírito Santo. A capital Vitória sediou o evento que celebra os 20 anos da Política Nacional de Juventude. O ministro Márcio Macêdo, da SGPR, participou da caravana. Ainda em Vitória, o ministro assinou com o governador Renato Casagrande a adesão do Estado ao Plano Juventude Negra Viva.Também foi assinado o convênio para a instalação da Estação Juventude no município de Viana (ES).
“Juventude é coisa muito séria. A juventude é o presente e o futuro do país, por isso estamos aqui, porque o governo Lula tem compromisso com os jovens do Brasil e com o fortalecimento das políticas públicas de juventude. E hoje estamos dando alguns passos importantes aqui. Temos a nossa Caravana, para dialogar com os jovens, tivemos a adesão do Estado ao Plano Juventude Negra Viva, pois entendemos que é dever do Estado e compromisso da sociedade firmar este pacto de construção de políticas públicas para as pessoas negras, contra o preconceito e a violência e por mais oportunidades”, afirmou o ministro.
“Temos uma política bem estruturada para a juventude no Espírito Santo com diversas ações em execução. Esse trabalho que o Governo Federal vem desenvolvendo só fortalece o que vem sendo feito. Queremos seguir com esse pensamento de investir forte em nossa juventude para que possamos afastá-los do mundo da criminalidade e gerar oportunidades para que possam transformar as suas vidas e de seus familiares”, destacou o governador Renato Casagrande.
Juventude Negra Viva - O Plano Juventude Negra Viva é uma iniciativa nacional voltada para o enfrentamento do racismo estrutural e da violência letal que afeta, de forma desproporcional, a juventude negra no Brasil. Construído de forma interministerial e com participação social, o plano tem como objetivo promover a inclusão, a equidade racial e a garantia de direitos por meio de ações integradas nas áreas de educação, trabalho, cultura, saúde, segurança pública e justiça.
“A nossa juventude precisa, além de todas essas políticas, o básico, que é viver. E quem mais está sendo ameaçado hoje de não saber se sai de casa e volta com vida, é a nossa juventude negra. Por isso, nós, o governo do presidente Lula, numa política inovadora, lançamos o Plano Juventude Negra Viva. Resultado de uma construção coletiva, que rodou o Brasil todo, mobilizando a nossa juventude para que o governo federal, os estados e os municípios se comprometam numa agenda potente para garantir a vida da juventude negra. O Plano é um conjunto de políticas para que a nossa juventude negra possa existir com direitos e oportunidades”, afirmou o secretário nacional de Políticas de Ações Afirmativas, Combate e Superação do Racismo, do Ministério da Igualdade Racial, Tiago Santana.
A secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, destacou a importância da adesão ao Plano, dentro de um conjunto de ações que o governo estadual já desenvolve. “O nosso governador Renato Casagrande fez questão de assinar o Plano Juventude Negra Viva, o que corrobora um compromisso que o nosso Estado já tinha faz muito tempo. A gente tem o Plano de Juventude, o Plano de Equidade Racial, e a gente assina o Plano da Juventude Negra Viva, demonstrando o nosso compromisso, que nós estamos juntos e unidos com o governo federal, que é um governo que dialoga, participa, está presente e manda recursos”, disse.
Estação Juventude - Durante a caravana, foi oficializada a instalação do programa Estação Juventude em Viana (ES), que se efetivará através de emenda parlamentar do deputado federal Helder Salomão no valor de R$300 mil. “Este é um projeto muito importante, que estamos levando para o país inteiro e que chegará agora na cidade de Viana, a partir de uma emenda do deputado Helder, a quem agradeço pela parceria, e também à prefeitura”, afirmou o ministro, ressaltando que o objetivo do programa é oferecer um conjunto de políticas públicas para os jovens, inclusive com cursos voltados ao empreendedorismo e à tecnologia.
A Caravana - A Caravana das Juventudes já passou por doze estados brasileiros, mobilizando mais de 10 mil jovens. Além de comemorar os 20 Anos da Política Nacional de Juventude, o evento também promove o lançamento da campanha pela aprovação do Plano Nacional de Juventude, momento crucial para assegurar direitos e oportunidades aos jovens.
O secretário nacional de Juventude, Ronald Santos, se disse muito feliz com as ações que estão sendo desenvolvidas no Espírito Santo com foco na juventude. “Quero falar da importância de projetos como os Centros de Referência das Juventudes. Estou muito emocionado de ver artistas da quebrada, porque isso aqui valoriza a nossa gente, a nossa história, o que a gente faz. Isso aqui demonstra exatamente qual é a potência que tem nas quebradas, nas favelas e nas periferias de todo o nosso país”, celebrou. “E é o investimento que dá retorno para quem faz política pública, é investimento no povo. Porque o povo sempre vai dar retorno”, completou.