Notícias
INCLUSÃO DIGITAL
Secretaria-Geral da Presidência da República participa de entregas do Governo Federal em Sergipe
- Foto: Adriano Henrique | ASCOM/SGPR
O ministro Márcio Macêdo, da Secretaria-Geral da Presidência da República, participa hoje, 7, de diversas entregas do governo federal em Sergipe. A primeira atividade aconteceu logo pela manhã e consistiu na entrega de 350 computadores do programa Computadores para Inclusão do Ministério das Comunicações. As máquinas vão atender prefeituras, entidades sindicais e da sociedade civil que atuam em parceria com a plataforma Escola do Trabalhador 4.0 do Ministério do Trabalho e Emprego. Ela faz parte do programa Caminho Digital e oferece cursos gratuitos em temas de tecnologia e produtividade, com o objetivo de ajudar o trabalhador brasileiro a se preparar para o mercado de trabalho.
“Esse é um projeto que tem esse processo de capacitação com instituições não-governamentais, movimentos sociais, prefeituras, e o Ministério das Comunicações, que doam os computadores com esse objetivo de capacitação, de formação, sobretudo para a juventude, para aqueles que precisam ser incluídos digitalmente nesse novo mundo da informação rápida e tecnológica.” explicou o ministro Márcio Macêdo. O titular da Secretaria-Geral da Presidência destacou ainda que quem vai conduzir o programa de qualificação em Sergipe é o Ministério do Trabalho e Emprego, por meio da Superintendência Regional do Trabalho. Macêdo ainda informou que essa é a primeira fase que vai atender 25 municípios de Sergipe e que a segunda fase deve chegar aos 75 municípios sergipanos.
O secretário Nacional de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Hermano Tercius acompanhou a entrega dos computadores e destacou os objetivos do programa que destina equipamentos para formação de trabalhadores. “Nossa ideia é cumprir nosso papel primordial, que é promover a inclusão digital dos brasileiros e brasileiras. Então, essa doação aqui hoje vai propiciar a criação de 36 pontos de inclusão digital em mais de 25 municípios do Estado de Sergipe, associações comunitárias, sindicatos” afirmou Tercius.
Claudio Caducha, Superintendente Regional do Trabalho em Sergipe, explicou que a Escola do Trabalhador 4.0 é um projeto do Ministério do Trabalho e Emprego que oferece 144 cursos on line na área de tecnologia da informação. “Nós estamos fechando adesões no Estado de Sergipe com prefeituras, com sindicatos e associações para que esse projeto funcione a partir de pequenos telecentros localizados nessas instituições e a ideia é reforçar o projeto, já que ele já tem uma malha que engloba 46 municípios, mas nesse momento, essas instituições não tinham condições de montar seus telecentros. Então, a gente está proporcionando essa estrutura para que elas possam começar a oferecer esses cursos para a comunidade sergipana.” informou Caducha.
Ainda na capital Sergipana, o ministro Márcio Macêdo participa da instalação do Fórum de Participação Social no Estado. Os fóruns de participação social nos estados e no Distrito Federal foram instituídos pela portaria nº 188, de 22 de outubro de 2024, da Secretaria-Geral da Presidência da República. Eles mobilizam e organizam a participação social nas políticas públicas do governo federal, articulando a sociedade civil para a participação social e promovendo processos participativos federais, com interlocução da população com os gestores de órgãos e entidades da administração pública federal.