Notícias
JUVENTUDE
Secretaria-Geral assina convênio com Prefeitura de Contagem (MG) para programa que potencializa acesso a direitos pelas juventudes
- Foto: Graccho | ASCOM/SGPR
A Secretaria-Geral da Presidência, através da Secretaria Nacional de Juventude, assinou, nesta segunda-feira, 24, convênio com a Prefeitura de Contagem (MG), no valor de R$ 500 mil, para ações do programa Estação Juventude. O ministro Márcio Macêdo viajou até o município, onde formalizou a parceria com a prefeita Marília Campos.
“Este é um projeto que tem um alcance extraordinário do ponto de vista da juventude, sobretudo, dos jovens que mais precisam do Estado brasileiro. Então, estamos firmando uma parceria entre o governo federal e a Prefeitura de Contagem, a partir de um edital que nós abrimos e que a cidade foi selecionada. Assim, estamos trazendo recursos e uma orientação técnica para que a Prefeitura possa oferecer cursos em áreas de interesse dos jovens, como robótica, programação, tudo dentro da economia criativa”, explicou Márcio Macêdo.
O ministro ressaltou que é diretriz do governo Lula a “ocupação dos territórios com políticas públicas”, de modo que este convênio com a Prefeitura de Contagem busca “criar oportunidades para os jovens, para que eles sejam bem sucedidos e não haja espaço para as drogas e a violência”. “Estou muito feliz de poder assinar este convênio que tem impacto direto na vida da juventude”, frisou.
A prefeita Marília Campos, que já desenvolve ações focadas no público jovem, afirmou que a Estação Juventude da cidade será exemplo para o país. “Queremos que essa experiência que a gente inicia aqui de descentralização da política para jovens, que é focada em formação, em entretenimento e em lazer, seja levada para toda a cidade. Vai dar certo e vai inspirar o governo Lula a estender a política de juventude para todos os territórios”, declarou.
Programa articulado pela Secretaria Nacional de Juventude em conjunto com ministérios, estados, municípios e organizações da sociedade civil, o Estação Juventude tem o propósito de potencializar o acesso a tecnologias sociais para a promoção e garantia dos direitos das juventudes, proporcionando um local de acolhimento, aprendizagem e desenvolvimento.
Na cidade mineira, ele será instalado no CEU das Artes de Nova Contagem, um centro dedicado ao cuidado, à formação e ao fortalecimento da juventude. Destinado à população de 15 a 29 anos, o Estação da Juventude é um espaço onde é possível acessar programas, ações e serviços destinados a esta faixa etária, buscando garantir para as juventudes, seus direitos e contribuir para o desenvolvimento de seus percursos de inclusão, autonomia e participação social.
“Através do convênio assinado pela prefeita Marília e pelo ministro Márcio Macêdo, vamos instalar o Estação Juventude em Nova Contagem, na periferia da cidade. Pelo nosso edital, a gente deixa em aberto as possibilidades de como deve ser o espaço. Aqui, os jovens do território definiram que querem aprender sobre tecnologia, robótica, operação de drones, e assim vai ser. É um equipamento que dá mais oportunidades para a juventude descobrir os caminhos que deseja seguir”, destacou o secretário nacional de Juventude, Ronald Santos.
O Edital do Programa Estação Juventude é uma iniciativa da Secretaria Nacional de Juventude, vinculada à Secretaria-Geral da Presidência da República, em parceria com o Ministério da Cultura. O programa tem como objetivo fomentar a implementação e o fortalecimento de equipamentos públicos voltados para a juventude, incluindo também Centros de Artes e Esportes Unificados (CEUs das Artes), como o de Contagem/MG.