Notícias
SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL
Câmara Interministerial aprova III Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional
- Foto: Graccho | ASCOM/SGPR
Foi aprovado por unanimidade, nesta quarta-feira, 19, o III Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Plansan) durante a 1ª Reunião Ordinária do Pleno Ministerial da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan). O evento contou com as presenças dos ministros Márcio Macêdo, da Secretaria-Geral da Presidência da República (SGPR), e do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, e representantes de outros ministérios.
As diretrizes e principais propostas do Plansan foram deliberadas durante a 6ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, realizada em dezembro de 2023, pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) e pela Secretaria-Geral da Presidência da República. "Desde então, o Consea tem acompanhado a definição da metodologia, dos prazos e dos conteúdos, e, finalmente, chegamos ao momento de aprovação do Pleno Ministerial. Isso é muito importante", destacou Elisabetta Recine, presidente do conselho.
O ministro Márcio Macêdo conduziu a reunião e o processo de votação, que resultou na aprovação do Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. "O governo cumpre seu compromisso e faz o lançamento do III Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, que organiza e articula políticas públicas, programas e iniciativas, muitas já em curso, para a erradicação da fome com comida de verdade e pela garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada”, afirmou o ministro.
A secretária extraordinária de Combate à Pobreza e à Fome, Valéria Burity, também destacou a relevância do Plansan. "Esse Plano de Segurança Alimentar e Nutricional é o principal instrumento da política de segurança alimentar nacional. Ele é o resultado das proposições da sociedade, a partir do Consea, que indica prioridades, e da Caisan, uma Câmara de 24 ministérios que organiza e transforma tudo isso em plano", destacou.
O Pleno Ministerial da Caisan é composto pelos mesmos 24 ministérios que integram a composição governamental do Consea. A Caisan é a instância nacional de gestão do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, enquanto o Consea atua como a instância nacional de participação social desse sistema.