Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Abrir menu principal de navegação
Secretaria-Geral
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • cnh social
  • enem
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • Composição
    • Ministro
    • Assistência direta ao Ministro
      • Secretaria-Executiva
      • Gabinete do Ministro
      • Consultoria Jurídica
      • Assessoria Especial
      • Assessoria Especial de Comunicação Social
      • Assessoria Especial de Assuntos Parlamentares e Federativos
      • Assessoria Especial de Economia Solidária
      • Assessoria Especial de Assuntos Internacionais
    • Órgãos específicos singulares
      • Secretaria Nacional de Participação Social
      • Secretaria Nacional de Diálogos Sociais e Articulação de Políticas Públicas
      • Secretaria Nacional de Juventude
      • Secretaria Nacional de Relações Político-Sociais
    • Órgãos Colegiados
      • Secretaria-Executiva da Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
      • Secretaria-Executiva do Conselho Nacional de Fomento e Colaboração
      • Secretaria-Executiva do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional
      • Secretaria-Executiva do Conselho Nacional de Juventude
      • Secretaria-Executiva da Comissão Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica
  • Acesso à Informação
    • Institucional
      • Estrutura Organizacional
      • Competências
      • Base Jurídica da Estrutura Organizacional e das Competências
      • Principais Cargos e Respectivos Ocupantes
      • Currículos Pessoais
      • Perfil Profissional
      • Atos Normativos
      • Agenda de Autoridades
      • Agenda de Autoridades Anteriores
    • Ações e Programas
      • Carta de Serviços
      • Programas, Projetos, Ações, Obras e Atividades
      • Concessões de Recursos Financeiros ou Renúncias de Receitas
      • Governança
    • Participação Social
    • Auditorias
    • Convênios e Transferências
    • Receitas e Despesas
    • Licitações e Contratos
    • Servidores
    • Informações Classificadas e Desclassificadas
    • Serviço de Informação ao Cidadão - SIC
    • Perguntas Frequentes
    • Dados Abertos
  • Assuntos
    • Caravana Interministerial
    • COP 30
    • Cúpula de G20 Social
    • Diálogos Amazônicos
    • Juventude
    • Mercosul Social
    • Parcerias com a Sociedade Civil
    • PPA Participativo
    • Pró-Catadores
  • Conselhos e Comissões
    • CIISC
    • CONFOCO
    • Consea
    • Conselho de Participação Social
    • CNAPO
    • CNODS
    • CNPD
    • Conselho Federal de Participação Social da Bacia do Rio Doce
  • Centrais de Conteúdo
  • Canais de Atendimento
    • Área de imprensa
    • Ouvidoria
    • Fale Conosco
  • Peticionamento Eletrônico – Usuário Externo
  • Termo de uso e Política de Privacidade
  • GOV.BR
    • Serviços
      • Buscar serviços por
        • Categorias
        • Órgãos
        • Estados
      • Serviços por público alvo
        • Cidadãos
        • Empresas
        • Órgãos e Entidades Públicas
        • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
        • Servidor Público
    • Temas em Destaque
      • Orçamento Nacional
      • Redes de Atendimento do Governo Federal
      • Proteção de Dados Pessoais
      • Serviços para Imigrantes
      • Política e Orçamento Educacionais
      • Educação Profissional e Tecnológica
      • Educação Profissional para Jovens e Adultos
      • Trabalho e Emprego
      • Serviços para Pessoas com Deficiência
      • Combate à Discriminação Racial
      • Política de Proteção Social
      • Política para Mulheres
      • Saúde Reprodutiva da Mulher
      • Cuidados na Primeira Infância
      • Habitação Popular
      • Controle de Poluição e Resíduos Sólidos
    • Notícias
      • Serviços para o cidadão
      • Saúde
      • Agricultura e Pecuária
      • Cidadania e Assistência Social
      • Ciência e Tecnologia
      • Comunicação
      • Cultura e Esporte
      • Economia e Gestão Pública
      • Educação e Pesquisa
      • Energia
      • Forças Armadas e Defesa Civil
      • Infraestrutura
      • Justiça e Segurança
      • Meio Ambiente
      • Trabalho e Previdência
      • Turismo
    • Galeria de Aplicativos
    • Acompanhe o Planalto
    • Navegação
      • Acessibilidade
      • Mapa do Site
      • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
    • Consultar minhas solicitações
    • Órgãos do Governo
    • Por dentro do Gov.br
      • Dúvidas Frequentes em relação ao Portal gov.br
      • Dúvidas Frequentes da conta gov.br
      • Ajuda para Navegar o Portal
      • Conheça os elementos do Portal
      • Política de e-participação
      • Termos de Uso
      • Governo Digital
      • Guia de Edição de Serviços do Portal Gov.br
    • Canais do Executivo Federal
    • Dados do Governo Federal
      • Dados Abertos
      • Painel Estatístico de Pessoal
      • Painel de Compras do Governo Federal
      • Acesso à Informação
    • Empresas e Negócios
Links Úteis
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
Redes sociais
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • Flickr
  • Twitter
Você está aqui: Página Inicial Notícias 2024 AGOSTO Governo Federal coordena audiências interministeriais para monitoramento das reivindicações da Marcha das Margaridas
Info

Notícias

DIÁLOGOS SOCIAIS

Governo Federal coordena audiências interministeriais para monitoramento das reivindicações da Marcha das Margaridas

Secretaria-Geral da Presidência da República lidera processo de monitoramento da pauta de reivindicações da Marcha das Margaridas, dando continuidade ao diálogo interministerial iniciado no ano passado.
Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
Publicado em 15/08/2024 15h00
Governo Federal coordena audiências interministeriais para monitoramento das reivindicações da Marcha das Margaridas

- Foto: Raimundo Mendes

Na última segunda-feira, 14 de agosto, a Secretaria-Geral da Presidência da República, em parceria com o Ministério das Mulheres e a Coordenação Nacional da Marcha das Margaridas, conduziu um importante processo de audiências interministeriais para o monitoramento da pauta de reivindicações da 7ª Marcha das Margaridas. O evento, realizado na sede da Presidência da República em Brasília, reuniu diversas representantes do governo federal e das Margaridas para discutir temas cruciais que refletem a realidade das mulheres do campo, das florestas e das águas em todo o Brasil.

Essas audiências têm como objetivo continuar o diálogo iniciado no ano passado, quando foi entregue o Caderno de Respostas elaborado pelo governo federal, contemplando as demandas apresentadas pela organização da Marcha das Margaridas. O monitoramento contínuo é fundamental para garantir que as ações previstas no caderno sejam efetivamente implementadas e ajustadas conforme necessário.

A pauta da Marcha das Margaridas é rica e diversa, abrangendo mulheres de todos os biomas brasileiros e de diferentes modos de vida, incluindo trabalhadoras rurais, jovens, negras, lésbicas, bissexuais, trans, mulheres com deficiência, agricultoras familiares, indígenas, quilombolas, assentadas, acampadas, entre tantas outras. Cada um desses grupos trouxe suas vivências e necessidades específicas, que foram acolhidas e analisadas pelas autoridades governamentais.

As audiências interministeriais foram divididas em quatro sessões temáticas, com a presença de secretários executivos e outros representantes governamentais. Na abertura do evento, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, destacou a importância do diálogo e da participação ativa das Margaridas na construção de políticas públicas que atendam às suas demandas.

A primeira sessão foi dedicada aos eixos 09 e 10 do caderno de respostas, abordando temas como vida saudável com agroecologia, segurança alimentar e nutricional, além de autonomia econômica, inclusão produtiva, trabalho e renda. A sessão contou com a participação de Kelli Mafort, Secretária-Executiva da Secretaria-Geral da Presidência da República; Maria Helena Guarezi, Secretária-Executiva do Ministério das Mulheres; Fernanda Machiavelli, Secretária-Executiva do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA); e Viviana Mesquita, Subsecretária de Mulheres Rurais do MDA.

A segunda sessão concentrou-se nos eixos 10 e 06, que tratam da autonomia econômica, inclusão produtiva, trabalho e renda, além da autodeterminação dos povos, com foco na soberania alimentar, hídrica e energética. A discussão contou com a participação de Alexandre Freitas, Chefe da Assessoria de Participação Social e Diversidade do Ministério de Minas e Energia; e Leonardo Dias Morais, Gerente de Projetos da Secretaria-Executiva do Ministério do Trabalho e Emprego.

A terceira sessão abordou os eixos 04 e 11, focando nos temas de saúde. Participaram representantes da Secretaria-Geral da Presidência da República e do Ministério da Saúde, como Valcler Rangel Fernandes, Assessor Especial do Gabinete da Ministra da Saúde.

A quarta e última sessão tratou do eixo 03, voltado à violência contra as mulheres no campo, com a presença de representantes do Ministério das Mulheres, do Ministério da Justiça, do Ministério da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos e da Cidadania.

As audiências interministeriais reforçam o compromisso do governo federal com a implementação e monitoramento das políticas públicas que atendem às demandas das Margaridas, garantindo que suas vozes sejam ouvidas e suas realidades consideradas na formulação das ações governamentais.

Comunicação Governamental
Tags: Governo Federal coordena audiências interministeriais para monitoramento das reivindicações da Marcha das MargaridasDistrito Federal
Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
  • Composição
    • Ministro
    • Assistência direta ao Ministro
      • Secretaria-Executiva
      • Gabinete do Ministro
      • Consultoria Jurídica
      • Assessoria Especial
      • Assessoria Especial de Comunicação Social
      • Assessoria Especial de Assuntos Parlamentares e Federativos
      • Assessoria Especial de Economia Solidária
      • Assessoria Especial de Assuntos Internacionais
    • Órgãos específicos singulares
      • Secretaria Nacional de Participação Social
      • Secretaria Nacional de Diálogos Sociais e Articulação de Políticas Públicas
      • Secretaria Nacional de Juventude
      • Secretaria Nacional de Relações Político-Sociais
    • Órgãos Colegiados
      • Secretaria-Executiva da Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
      • Secretaria-Executiva do Conselho Nacional de Fomento e Colaboração
      • Secretaria-Executiva do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional
      • Secretaria-Executiva do Conselho Nacional de Juventude
      • Secretaria-Executiva da Comissão Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica
  • Acesso à Informação
    • Institucional
      • Estrutura Organizacional
      • Competências
      • Base Jurídica da Estrutura Organizacional e das Competências
      • Principais Cargos e Respectivos Ocupantes
      • Currículos Pessoais
      • Perfil Profissional
      • Atos Normativos
      • Agenda de Autoridades
      • Agenda de Autoridades Anteriores
    • Ações e Programas
      • Carta de Serviços
      • Programas, Projetos, Ações, Obras e Atividades
      • Concessões de Recursos Financeiros ou Renúncias de Receitas
      • Governança
    • Participação Social
    • Auditorias
    • Convênios e Transferências
    • Receitas e Despesas
    • Licitações e Contratos
    • Servidores
    • Informações Classificadas e Desclassificadas
    • Serviço de Informação ao Cidadão - SIC
    • Perguntas Frequentes
    • Dados Abertos
  • Assuntos
    • Caravana Interministerial
    • COP 30
    • Cúpula de G20 Social
    • Diálogos Amazônicos
    • Juventude
    • Mercosul Social
    • Parcerias com a Sociedade Civil
    • PPA Participativo
    • Pró-Catadores
  • Conselhos e Comissões
    • CIISC
    • CONFOCO
    • Consea
    • Conselho de Participação Social
    • CNAPO
    • CNODS
    • CNPD
    • Conselho Federal de Participação Social da Bacia do Rio Doce
  • Centrais de Conteúdo
  • Canais de Atendimento
    • Área de imprensa
    • Ouvidoria
    • Fale Conosco
  • Peticionamento Eletrônico – Usuário Externo
  • Termo de uso e Política de Privacidade
Redefinir Cookies
Redes sociais
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • Flickr
  • Twitter
Acesso àInformação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada.
Voltar ao topo da página
Fale Agora Refazer a busca