Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Abrir menu principal de navegação
Secretaria-Geral
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • cnh social
  • enem
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • Composição
    • Ministro
    • Assistência direta ao Ministro
      • Secretaria-Executiva
      • Gabinete do Ministro
      • Consultoria Jurídica
      • Assessoria Especial
      • Assessoria Especial de Comunicação Social
      • Assessoria Especial de Assuntos Parlamentares e Federativos
      • Assessoria Especial de Economia Solidária
      • Assessoria Especial de Assuntos Internacionais
    • Órgãos específicos singulares
      • Secretaria Nacional de Participação Social
      • Secretaria Nacional de Diálogos Sociais e Articulação de Políticas Públicas
      • Secretaria Nacional de Juventude
      • Secretaria Nacional de Relações Político-Sociais
    • Órgãos Colegiados
      • Secretaria-Executiva da Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
      • Secretaria-Executiva do Conselho Nacional de Fomento e Colaboração
      • Secretaria-Executiva do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional
      • Secretaria-Executiva do Conselho Nacional de Juventude
      • Secretaria-Executiva da Comissão Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica
  • Acesso à Informação
    • Institucional
      • Estrutura Organizacional
      • Competências
      • Base Jurídica da Estrutura Organizacional e das Competências
      • Principais Cargos e Respectivos Ocupantes
      • Currículos Pessoais
      • Perfil Profissional
      • Atos Normativos
      • Agenda de Autoridades
      • Agenda de Autoridades Anteriores
    • Ações e Programas
      • Carta de Serviços
      • Programas, Projetos, Ações, Obras e Atividades
      • Concessões de Recursos Financeiros ou Renúncias de Receitas
      • Governança
    • Participação Social
    • Auditorias
    • Convênios e Transferências
    • Receitas e Despesas
    • Licitações e Contratos
    • Servidores
    • Informações Classificadas e Desclassificadas
    • Serviço de Informação ao Cidadão - SIC
    • Perguntas Frequentes
    • Dados Abertos
  • Assuntos
    • Caravana Interministerial
    • COP 30
    • Cúpula de G20 Social
    • Diálogos Amazônicos
    • Juventude
    • Mercosul Social
    • Parcerias com a Sociedade Civil
    • PPA Participativo
    • Pró-Catadores
  • Conselhos e Comissões
    • CIISC
    • CONFOCO
    • Consea
    • Conselho de Participação Social
    • CNAPO
    • CNODS
    • CNPD
    • Conselho Federal de Participação Social da Bacia do Rio Doce
  • Centrais de Conteúdo
  • Canais de Atendimento
    • Área de imprensa
    • Ouvidoria
    • Fale Conosco
  • Peticionamento Eletrônico – Usuário Externo
  • Termo de uso e Política de Privacidade
  • GOV.BR
    • Serviços
      • Buscar serviços por
        • Categorias
        • Órgãos
        • Estados
      • Serviços por público alvo
        • Cidadãos
        • Empresas
        • Órgãos e Entidades Públicas
        • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
        • Servidor Público
    • Temas em Destaque
      • Orçamento Nacional
      • Redes de Atendimento do Governo Federal
      • Proteção de Dados Pessoais
      • Serviços para Imigrantes
      • Política e Orçamento Educacionais
      • Educação Profissional e Tecnológica
      • Educação Profissional para Jovens e Adultos
      • Trabalho e Emprego
      • Serviços para Pessoas com Deficiência
      • Combate à Discriminação Racial
      • Política de Proteção Social
      • Política para Mulheres
      • Saúde Reprodutiva da Mulher
      • Cuidados na Primeira Infância
      • Habitação Popular
      • Controle de Poluição e Resíduos Sólidos
    • Notícias
      • Serviços para o cidadão
      • Saúde
      • Agricultura e Pecuária
      • Cidadania e Assistência Social
      • Ciência e Tecnologia
      • Comunicação
      • Cultura e Esporte
      • Economia e Gestão Pública
      • Educação e Pesquisa
      • Energia
      • Forças Armadas e Defesa Civil
      • Infraestrutura
      • Justiça e Segurança
      • Meio Ambiente
      • Trabalho e Previdência
      • Turismo
    • Galeria de Aplicativos
    • Acompanhe o Planalto
    • Navegação
      • Acessibilidade
      • Mapa do Site
      • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
    • Consultar minhas solicitações
    • Órgãos do Governo
    • Por dentro do Gov.br
      • Dúvidas Frequentes em relação ao Portal gov.br
      • Dúvidas Frequentes da conta gov.br
      • Ajuda para Navegar o Portal
      • Conheça os elementos do Portal
      • Política de e-participação
      • Termos de Uso
      • Governo Digital
      • Guia de Edição de Serviços do Portal Gov.br
    • Canais do Executivo Federal
    • Dados do Governo Federal
      • Dados Abertos
      • Painel Estatístico de Pessoal
      • Painel de Compras do Governo Federal
      • Acesso à Informação
    • Empresas e Negócios
Links Úteis
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
Redes sociais
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • Flickr
  • Twitter
Você está aqui: Página Inicial Notícias 2019 setembro Decreto torna a publicação no DOU gratuita para órgãos federais
Info

Notícias

Decreto torna a publicação no DOU gratuita para órgãos federais

A alteração, que visa à desburocratização e à racionalização administrativa, foi oficializada nesta segunda-feira, em cerimônia de apresentação das medidas de modernização da Imprensa Nacional
Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
Publicado em 30/09/2019 17h55 Atualizado em 03/11/2022 10h45
_CO_4430.jpg

_CO_4430.jpg

Na véspera do 157º aniversário do Diário Oficial da União (DOU), a Imprensa Nacional deu mais um passo para sua modernização, alinhado aos objetivos de desburocratização e racionalização administrativa do Governo Federal. Nesta segunda-feira (30), o presidente Jair Bolsonaro assinou o decreto que tornará a publicação no DOU gratuita para os órgãos da administração direta, autarquias, fundações e estatais dependentes.

A norma vigente até hoje impõe a cobrança pelas publicações inclusive à própria União e às entidades integrantes de seu Orçamento Geral. Isto significa que, no mesmo orçamento, simultaneamente, parcelas são previstas como receita e como despesa. Fazendo uma analogia com a vida do cidadão, é como se o dinheiro saísse e entrasse no mesmo bolso; como se ele pagasse a si próprio pela execução de um serviço.

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República (SGPR), Jorge Oliveira, contou que ficou surpreso com essa sistemática de cobrança quando ocorreu o desastre em Brumadinho (MG), e o Governo Federal precisava publicar atos com agilidade. A partir desse caso, várias possibilidades de melhoria na Imprensa Nacional, que beneficiarão diversos órgãos do governo, foram analisadas.

“[Os benefícios são] principalmente para a população brasileira, que terá um serviço mais ágil, eficiente e gastando menos. Nossa obrigação é prestar um bom serviço às pessoas e, nos pequenos exemplos, nós vamos deixando nosso legado”, disse o ministro.

Após assinar o documento, que passará a vigorar em 1º de novembro, o presidente Jair Bolsonaro falou sobre a importância do Diário Oficial da União e parabenizou a todos que atuam para sua publicação. Bolsonaro ainda conheceu o Museu da Imprensa e se tornou o primeiro presidente a visitar a Imprensa Nacional desde Ernesto Geisel, que esteve no órgão em fevereiro de 1979.

Modernização

Durante a solenidade de assinatura do decreto, foram apresentadas, ainda, as medidas de modernização já tomadas pela Imprensa Nacional e as novidades sobre sua inserção no projeto de Transformação Digital do Governo Federal.

Em abril deste ano, por exemplo, foi lançada a nova versão da página eletrônica in.gov.br , construída segundo as diretrizes exigidas pelo padrão de Identidade Digital de Governo. A publicação do novo portal simboliza a continuidade do projeto do DOU 100% digital, iniciado em 2017, quando foi encerrada a impressão do diário. Desde então, várias melhorias têm disso feitas, entre elas a disponibilização das informações em formato de dados abertos, o que facilita a sua busca e tratamento.

Entre as ações de modernização em curso estão o desenvolvimento de um aplicativo para smartphones; a facilitação da pesquisa de normas federais publicadas entre 1988 e 2002 devido à conversão dos documentos para o formato texto; a conclusão da integração de sistemas com o intuito de facilitar o envio de matérias para a publicação no DOU; e o trabalho de cooperação para a consolidação da plataforma normas.gov.br , que aprimora o processo de divulgação dos atos oficiais normativos legais e infralegais, nacionais e subnacionais.

“É uma pequena contribuição que a Secretaria-Geral dá ao Governo. Nosso Secretário de Modernização vai utilizar a Imprensa Nacional como um caso de sucesso, que eu tenho certeza que será. [...] Vamos aproveitar toda essa estrutura e nosso quadro funcional para outras atividades; vamos alocar aqui nesse espaço físico vários órgãos da administração, trazendo uma economia muito grande ao Governo”, disse o ministro Jorge Oliveira.

Segundo o diretor-geral da Imprensa Nacional, Pedro Bertone, diversos Ministérios estão prestes a reduzir gastos com alugueis ao utilizar espaço disponibilizado pelo órgão.  “O Ministério da Infraestrutura está trazendo as pastas, arquivo de assentamento funcional de seus servidores. Deve se instalar a partir do mês que vem aqui. Só essa pequena iniciativa, que nem ocupa “área nobre” do prédio, já gera economia de R$8 milhões/ano em aluguel para o Ministério da Infraestrutura”, exemplificou o diretor.

Sobre a Imprensa Nacional

Criada pelo Príncipe Regente Dom João VI com o nome de Impressão Régia, em 1808, a Imprensa Nacional passou a fazer parte da estrutura da Secretaria-Geral da Presidência da República a partir da publicação do Decreto Nº 9.982, de 20 de agosto de 2019. Suas missões são dar publicidade e realizar a gestão do conhecimento sobre as informações dos atos oficiais para a sociedade, além de prestar trabalhos gráficos estratégicos à Administração Pública Federal.

Para saber mais sobre a Imprensa Nacional ou ler o Diário Oficial da União, acesse in.gov.br .

Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
  • Composição
    • Ministro
    • Assistência direta ao Ministro
      • Secretaria-Executiva
      • Gabinete do Ministro
      • Consultoria Jurídica
      • Assessoria Especial
      • Assessoria Especial de Comunicação Social
      • Assessoria Especial de Assuntos Parlamentares e Federativos
      • Assessoria Especial de Economia Solidária
      • Assessoria Especial de Assuntos Internacionais
    • Órgãos específicos singulares
      • Secretaria Nacional de Participação Social
      • Secretaria Nacional de Diálogos Sociais e Articulação de Políticas Públicas
      • Secretaria Nacional de Juventude
      • Secretaria Nacional de Relações Político-Sociais
    • Órgãos Colegiados
      • Secretaria-Executiva da Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
      • Secretaria-Executiva do Conselho Nacional de Fomento e Colaboração
      • Secretaria-Executiva do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional
      • Secretaria-Executiva do Conselho Nacional de Juventude
      • Secretaria-Executiva da Comissão Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica
  • Acesso à Informação
    • Institucional
      • Estrutura Organizacional
      • Competências
      • Base Jurídica da Estrutura Organizacional e das Competências
      • Principais Cargos e Respectivos Ocupantes
      • Currículos Pessoais
      • Perfil Profissional
      • Atos Normativos
      • Agenda de Autoridades
      • Agenda de Autoridades Anteriores
    • Ações e Programas
      • Carta de Serviços
      • Programas, Projetos, Ações, Obras e Atividades
      • Concessões de Recursos Financeiros ou Renúncias de Receitas
      • Governança
    • Participação Social
    • Auditorias
    • Convênios e Transferências
    • Receitas e Despesas
    • Licitações e Contratos
    • Servidores
    • Informações Classificadas e Desclassificadas
    • Serviço de Informação ao Cidadão - SIC
    • Perguntas Frequentes
    • Dados Abertos
  • Assuntos
    • Caravana Interministerial
    • COP 30
    • Cúpula de G20 Social
    • Diálogos Amazônicos
    • Juventude
    • Mercosul Social
    • Parcerias com a Sociedade Civil
    • PPA Participativo
    • Pró-Catadores
  • Conselhos e Comissões
    • CIISC
    • CONFOCO
    • Consea
    • Conselho de Participação Social
    • CNAPO
    • CNODS
    • CNPD
    • Conselho Federal de Participação Social da Bacia do Rio Doce
  • Centrais de Conteúdo
  • Canais de Atendimento
    • Área de imprensa
    • Ouvidoria
    • Fale Conosco
  • Peticionamento Eletrônico – Usuário Externo
  • Termo de uso e Política de Privacidade
Redefinir Cookies
Redes sociais
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • Flickr
  • Twitter
Acesso àInformação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada.
Voltar ao topo da página
Fale Agora Refazer a busca