Notícias
Parcerias com a Sociedade Civil
Mesa 03 - A importância da cooperação internacional no fortalecimento da sociedade civil
Foto: José Gonçalo
A última mesa abordou a importância da cooperação internacional no fortalecimento da sociedade civil. Nesta, foi debatido a importância da cooperação internacional no fortalecimento das OSC, com ênfase nas estratégias desenvolvidas por organismos internacionais.
Henrique Frota, da Associação Brasileira de Organizações Não-Governamentais (ABONG) e membro do Conselho Nacional de Fomento e Colaboração (Confoco); Rui Pereira, embaixador da Agência Brasileira de Cooperação (ABC); Robert Steinlechner, representante da União Europeia; Ieva Lazareviciute, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Valeria Fekete, da Cooperação Brasil-Alemanha; Dinamam Tuxá, da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB); e Claudia Guadamuz, do International Center for Non-Profit Law (ICNL) participaram da mesa.
Segundo Henrique Frota, muitos países desenvolvidos não têm cumprido o compromisso de destinar 0,7% do PIB para a cooperação internacional, o que agrava ainda mais o cenário de diminuição de apoio financeiro.
Frota também enfatizou que o contexto de redução de recursos é acompanhado por um aumento na burocracia e controle sobre o acesso a esses recursos, dificultando o trabalho das Organizações da Sociedade Civil (OSC).
Por fim, a mesa abordou como a cooperação internacional pode ser uma aliada crucial não só em âmbito local, estadual e nacional, mas também internacionalmente, ao fortalecer os vínculos de solidariedade entre o Brasil e outros países.