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PONTE JK
Governo do Brasil entrega em tempo recorde ponte que reconecta Maranhão e Tocantins
Entregue exatamente um ano após o colapso da estrutura anterior, a nova ponte representa um recomeço para a população. Foto: Divulgação/DNIT
A partir desta segunda-feira, 22 de dezembro, Maranhão e Tocantins retomam sua integração plena, com reflexos que se estendem para além das fronteiras estaduais. O Governo do Brasil entregou a nova Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, sobre o Rio Tocantins, restabelecendo a ligação entre os dois estados pelos municípios de Estreito, no Maranhão, e Aguiarnópolis, no Tocantins, através da BR-226/TO/MA.
“Hoje é um dia marcante, é um dia de recomeço. Muita gente duvidou quando falamos que entregaríamos essa ponte em um ano, mas hoje ela está aberta ao tráfego. Está pronta, inclusive, para uma futura duplicação desta rodovia, preparada para o desenvolvimento que virá para a região”, ressaltou o ministro dos Transportes, Renan Filho.
RECOMEÇO – A nova ponte, entregue exatamente um ano após o colapso da estrutura anterior, representa um recomeço para a população, que, durante o período de obras, dependia de balsas para cruzar o rio. O fluxo médio diário chegou a cerca de 950 motocicletas, 1.150 veículos e 350 caminhões. Agora, a nova travessia, segura, rápida e de graça, restabelece deslocamentos essenciais, reduz custos logísticos e devolve previsibilidade à rotina de moradores, transportadores e comerciantes que dependem da ligação entre os dois estados.
Dona de um restaurante em Estreito (MA), Graziele Barbosa tem grandes expectativas com a entrega da nova Ponte JK. “A nossa esperança é de que vai ter mais fluxo na cidade e o movimento será melhor do que antes. Nós, comerciantes, tanto de Estreito quanto de Aguiarnópolis, estamos confiantes de que a nova ponte vai trazer mais renda, mais oportunidades”, afirmou Graziele.

- Infográfico: Ministério dos Transportes
INVESTIMENTO – A obra recebeu investimento de R$171,97 milhões do Governo do Brasil. Executada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a rapidez na execução evidencia a capacidade de resposta do Ministério dos Transportes diante de uma demanda estratégica de infraestrutura. Cerca de 500 trabalhadores atuaram dia e noite, o que permitiu o avanço acelerado dos serviços e o cumprimento do cronograma em tempo recorde. A nova estrutura conta com 630 metros de extensão por 19 metros de largura.
“Há um ano a gente se comprometeu a devolver essa infraestrutura para a sociedade e hoje estamos aqui para saldar essa dívida, reconectando os estados do Maranhão e Tocantins”, disse o diretor-geral do DNIT, Fabrício Galvão.
O município de Estreito (MA) possui cerca de 34 mil habitantes, enquanto em Aguiarnópolis (TO) vivem 4.500 pessoas. Para grande parte dessa população, a travessia é parte da rotina diária, seja para trabalhar, estudar, acessar serviços públicos ou manter vínculos familiares e comerciais.
Morador da região, Jasson Souza se emociona ao falar da importância da nova estrutura e de como o dia a dia vai mudar de agora em diante. “A ponte não liga não só dois estados, ela liga histórias, liga a economia. Isso traz uma sensação de alívio, um ar de esperança, retomada, principalmente em relação ao crescimento das cidades. Ver a nova ponte sendo entregue em menos de 365 dias é gratificante”, concluiu.
EIXO LOGÍSTICO – A importância da Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira vai além do impacto local. Inserida na BR-226, a estrutura integra um importante eixo rodoviário federal que conecta as regiões Norte e Nordeste do país, funcionando como corredor logístico fundamental para o escoamento da produção agrícola, especialmente da região do Matopiba, fronteira agrícola estratégica que abrange áreas do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.
Ninguém é capaz de substituir no coração dos familiares a perda que ocorreu aqui, mas eu queria trazer a minha homenagem a todas as famílias que perderam entes queridos, quando a antiga ponte colapsou. O que pudemos fazer, fizemos, que é entregar uma estrutura segura para que nenhuma outra família precise passar por isso novamente”
Renan Filho
Ministro dos Transportes
PRODUÇÃO – O Matopiba responde atualmente por cerca de 19% da produção nacional de soja, segundo dados do Ministério da Agricultura e Pecuária. Em uma década, a produção de grãos saltou de 18 milhões de toneladas na safra 2013/2014 para 35 milhões em 2022/2023, crescimento de 93%. Com a retomada do tráfego, esse corredor logístico volta a operar plenamente, fortalecendo a economia regional, ampliando oportunidades e devolvendo perspectivas de desenvolvimento para toda a região.
“Hoje comemoramos a entrega dessa ponte e abrimos a porta do futuro, da esperança, do desenvolvimento. A ponte agora é do povo, é dos caminhoneiros, é de todos os brasileiros”, celebrou o governador do Maranhão, Carlos Brandão.
HOMENAGEM – A inauguração da ponte foi marcada por um gesto de homenagem às vítimas do colapso da antiga estrutura. Nas cabeceiras da travessia foram construídos memoriais, em um gesto permanente de memória e respeito.
“Ninguém é capaz de substituir no coração dos familiares a perda que ocorreu aqui, mas eu queria trazer a minha homenagem a todas as famílias que perderam entes queridos, quando a antiga ponte colapsou. O que pudemos fazer, fizemos, que é entregar uma estrutura segura para que nenhuma outra família precise passar por isso novamente”, disse Renan Filho.
PROCESSO DE CONSTRUÇÃO – A nova ponte foi construída com o método de balanço sucessivo, uma técnica de construção utilizada para construir pontes e viadutos de grandes vãos, especialmente quando não é possível usar escoramentos convencionais apoiados no solo. Ele consiste na execução da estrutura em segmentos (aduelas) que são concretados ou pré-moldados e avançam em balanço, um após o outro, a partir de um ou mais pilares centrais. Ao todo, foram executadas 26 fundações e pilares, 2.088 pré-lajes e 45 vigas pré-moldadas, o que deu agilidade e permitiu que a entrega fosse realizada dentro do prazo.
HISTÓRICO – A Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira colapsou em 22 de dezembro de 2024. No dia seguinte, o DNIT assinou a declaração da situação de emergência para a contratação da empresa responsável pelo projeto e execução da construção da nova estrutura, além de determinar agilidade nas ações necessárias para minimizar o impacto do ocorrido. A contratação emergencial, em 31 de dezembro de 2024 — apenas nove dias após o colapso da ponte antiga — permitiu o início imediato das atividades, incluindo a elaboração dos projetos de engenharia e a preparação do canteiro de obras.
O tempo de resposta foi determinante para que, em apenas 10 meses de execução, o empreendimento atingisse 90% de conclusão e, agora, fosse entregue à população, exatamente um ano após o ocorrido. Ainda em atenção à população, o Governo do Brasil disponibilizou, durante o período das obras, quatro balsas de forma gratuita, duas para carros de passeio e duas para veículos de grande porte, para garantir a mobilidade de quem precisava atravessar o Rio Tocantins.
RECUPERAÇÃO DE RODOVIAS – Após o colapso da ponte, o governo atuou para recuperar rodovias estaduais no Tocantins e no Maranhão, garantindo rotas alternativas e reduzindo os impactos da interrupção da BR-226. No Tocantins, foram recuperados quase 393 quilômetros de estradas, incluindo trechos urbanos e rodoviários que atendem diversos municípios. No Maranhão, as obras abrangeram 21 quilômetros de vias próximas à BR-010, beneficiando cidades da região. Essas ações asseguraram o deslocamento seguro de pessoas, o transporte de mercadorias e a continuidade da atividade econômica até a entrega da nova ponte.