Notícias
CULTURA
Viabilizada pela Lei Rouanet, primeira sala de concertos em favela no mundo é inaugurada em Heliópolis (SP)
A construção do teatro contou com R$ 35,3 milhões autorizados pelo Ministério da Cultura (MinC) por meio da Lei Rouanet - Foto: Celso Silva/Governo do Estado de SP
Foi inaugurada, na terça-feira (25), a primeira sala de concertos musicais sediada em um território de favela no mundo. O Teatro Baccarelli fica em Heliópolis (SP) e possui 1,3 mil metros quadrados de área construída e mais de 500 lugares. O local será a sede da Orquestra Sinfônica de Heliópolis e de outras manifestações artísticas e culturais, como óperas, apresentações de peças teatrais e exibição de filmes.
“A inauguração do Teatro Baccarelli mostra o que acontece quando a política cultural chega onde sempre deveria ter chegado. Uma sala de concertos em Heliópolis é mais do que uma obra, ela passa a ser um símbolo do Brasil que queremos construir, onde a arte pulsa no centro e também nas periferias. A Lei Rouanet cumpre seu papel quando abre portas, amplia oportunidades e transforma realidades"
Margareth Menezes, ministra da Cultura
A construção contou com R$ 35,3 milhões autorizados pelo Ministério da Cultura (MinC) por meio da Lei Rouanet, além de outros investimentos públicos e privados.
“A inauguração do Teatro Baccarelli mostra o que acontece quando a política cultural chega onde sempre deveria ter chegado. Uma sala de concertos em Heliópolis é mais do que uma obra, ela passa a ser um símbolo do Brasil que queremos construir, onde a arte pulsa no centro e também nas periferias. A Lei Rouanet cumpre seu papel quando abre portas, amplia oportunidades e transforma realidades", ressalta a ministra da Cultura, Margareth Menezes.
ARTE E TRANSFORMAÇÃO — O maestro e CEO do Instituto Baccarelli, Edilson Ventureli, descreveu o novo espaço como um farol de acesso e excelência. “Este teatro não é feito apenas de concreto e luzes; é construído de esperanças. Ele nasce para ser um santuário onde as crianças e os jovens de Heliópolis terão suas vidas eternamente marcadas por experiências únicas. E é aqui, neste palco, que o público testemunhará o milagre da arte transformando vidas”, destaca.
HISTÓRIA — O Instituto Baccarelli, gestor do Teatro Baccarelli, foi fundado em 1996, após um incêndio na comunidade de Heliópolis, a partir de uma iniciativa do maestro Silvio Baccarelli. A instituição iniciou suas atividades com um grupo de 36 crianças, que receberam aulas de instrumentos de corda.
Atualmente, a organização oferece formação artística para mais de 1.600 crianças e jovens. A trajetória pedagógica inclui aulas de musicalização infantil, canto coral, coletivos e individuais de instrumentos, dança e prática orquestral. O projeto criou oportunidades de acesso à cultura, educação e profissionalização para a comunidade. Ao longo de sua trajetória, o Instituto formou músicos que hoje integram orquestras no Brasil e no exterior.
SERVIÇO SOCIAL — Além das aulas, o núcleo conta com uma frente de Serviço Social para alunos e suas famílias, atendimento à crianças com deficiências e o Restaurante Baccarelli no combate à insegurança alimentar.