Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Abrir menu principal de navegação
Secretaria de Comunicação Social
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • cnh social
  • enem
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • Acesso à Informação
    • Institucional
      • Estrutura Organizacional
      • Competências
      • Quem é quem
      • Perfis Profissionais
    • Ações e Programas
      • Programas, projetos e ações
      • Carta de Serviços
      • PDTI | Plano Diretor de TI
    • Participação Social
      • Ouvidoria
      • Consultas Públicas
      • Audiências Públicas
      • Conselhos e Órgãos Colegiados
      • Conferências
      • Editais de Chamamento Público​
    • Auditorias
      • Processos de Contas Anuais - 2008
      • Processos de Contas Anuais - 2009
      • Processos de Contas Anuais - 2010
      • Processos de Contas Anuais - 2011
      • Processos de Contas Anuais - 2012
      • Processos de Contas Anuais - 2013
      • Processos de Contas Anuais - 2015
      • Processos de Contas Anuais - 2016
      • Processos de Contas Anuais - 2017
    • Convênios e Transferências
    • Receitas e Despesas
    • Licitações e Contratos
    • Servidores
    • Informações Classificadas
    • Serviços de Informação ao Cidadão
    • Dados Abertos
      • Campanhas Publicitárias
    • Legislação
      • Leis
      • Decretos-Lei
      • Medidas Provisórias
      • Decretos
      • Decretos não numerados
      • Portarias
      • Instruções Normativas
      • Notas Técnicas
      • Legislação por Período de Governo
      • Outros Documentos
    • ComunicaBR
    • Cooperação Internacional
    • Planejamento de Mídia do Sicom
    • Pesquisas
    • Perguntas Frequentes
  • Assuntos
    • Bom dia, Ministro
    • Notícias
    • Notas
    • IN Publicidade Digital
    • Iniciativa Global para a Integridade da Informação sobre Mudança do Clima
    • Comitê de Enfrentamento da Desinformação
    • Uso de telas por crianças e adolescentes
    • Crianças, adolescentes e telas: guia sobre usos de dispositivos digitais
    • Educação Midiática
    • Ações Federais no Rio Grande do Sul
  • Canais de Atendimento
    • Fale Conosco
    • Ouvidoria
    • Área de Imprensa
    • Reclamações
  • Central de Conteúdo
    • Áudio
    • Imagens
    • Vídeos
    • Redes
    • Guias e Manuais
    • Transcrições
    • Entrevistas
  • GOV.BR
    • Serviços
      • Buscar serviços por
        • Categorias
        • Órgãos
        • Estados
      • Serviços por público alvo
        • Cidadãos
        • Empresas
        • Órgãos e Entidades Públicas
        • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
        • Servidor Público
    • Temas em Destaque
      • Orçamento Nacional
      • Redes de Atendimento do Governo Federal
      • Proteção de Dados Pessoais
      • Serviços para Imigrantes
      • Política e Orçamento Educacionais
      • Educação Profissional e Tecnológica
      • Educação Profissional para Jovens e Adultos
      • Trabalho e Emprego
      • Serviços para Pessoas com Deficiência
      • Combate à Discriminação Racial
      • Política de Proteção Social
      • Política para Mulheres
      • Saúde Reprodutiva da Mulher
      • Cuidados na Primeira Infância
      • Habitação Popular
      • Controle de Poluição e Resíduos Sólidos
    • Notícias
      • Serviços para o cidadão
      • Saúde
      • Agricultura e Pecuária
      • Cidadania e Assistência Social
      • Ciência e Tecnologia
      • Comunicação
      • Cultura e Esporte
      • Economia e Gestão Pública
      • Educação e Pesquisa
      • Energia
      • Forças Armadas e Defesa Civil
      • Infraestrutura
      • Justiça e Segurança
      • Meio Ambiente
      • Trabalho e Previdência
      • Turismo
    • Galeria de Aplicativos
    • Acompanhe o Planalto
    • Navegação
      • Acessibilidade
      • Mapa do Site
      • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
    • Consultar minhas solicitações
    • Órgãos do Governo
    • Por dentro do Gov.br
      • Dúvidas Frequentes em relação ao Portal gov.br
      • Dúvidas Frequentes da conta gov.br
      • Ajuda para Navegar o Portal
      • Conheça os elementos do Portal
      • Política de e-participação
      • Termos de Uso
      • Governo Digital
      • Guia de Edição de Serviços do Portal Gov.br
    • Canais do Executivo Federal
    • Dados do Governo Federal
      • Dados Abertos
      • Painel Estatístico de Pessoal
      • Painel de Compras do Governo Federal
      • Acesso à Informação
    • Empresas e Negócios
Links Úteis
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
Redes sociais
  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • WhatsApp canal
  • TikTok
  • Kwai
  • Linkedin
Você está aqui: Página Inicial Assuntos Notícias 2025 08 Governo Federal entrega Plano Brasis aos 26 estados e DF na abertura do Salão Nacional do Turismo
Info

Notícias

EMBRATUR

Governo Federal entrega Plano Brasis aos 26 estados e DF na abertura do Salão Nacional do Turismo

Os documentos, elaborados em parceria com o Sebrae, apresentam um diagnóstico baseado nos dados e características de cada região e alinham as estratégias e planos de ação para potencializar a atração de turistas internacionais
Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
Publicado em 21/08/2025 17h22 Atualizado em 21/08/2025 18h55
Governo Federal entrega Plano Brasis aos 26 estados e DF na abertura do Salão Nacional do Turismo

Em 2024, o Brasil recebeu 6,77 milhões de turistas estrangeiros, o que gerou arrecadação de US$ 7,3 bilhões. Em 2025, até o mês de julho, já foram 5,9 milhões de turistas internacionais. A expectativa é superar a marca de 8 milhões até o final do ano, algo inédito na história do país - Foto: Pérsio Campos/Embratur

O Governo Federal, por meio da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), fez, nesta quinta-feira (21), a entrega simbólica do Plano Brasis de cada uma das 27 Unidades da Federação. A entrega foi realizada durante a Cerimônia de Abertura da 9ª Edição do Salão do Turismo, em São Paulo (SP). Os documentos, elaborados em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), apresentam um diagnóstico baseado nos dados e nas características de cada região e alinham as estratégias e planos de ação para potencializar a atração de turistas internacionais para os estados.

Esse sucesso é fruto de um governo de diálogo, que coloca o Brasil acima de tudo e que trabalha em parceria com governadores e prefeitos, independentemente de posicionamentos políticos. O turismo é, sem dúvida, a solução para o século 21, com um potencial enorme pela frente"
Marcelo Freixo
Presidente da Embratur

Presente ao evento, o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, afirmou que a promoção do turismo traz saúde para o país e para as pessoas. “Turismo é saúde. O turismo promove saúde, aproxima as pessoas do contato com a natureza nesse país fascinante que é o Brasil. Turismo é o grande empregador, baseado em menor capital, pequenas empresas, médias empresas, grandes empresas, distribuição de renda. A melhor maneira de estimular o turismo é melhorar a renda do povo, as pessoas terem emprego, ter um dinheirinho para poder viajar, conhecer e promover o turismo”, ressaltou.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou que o Brasil está vivendo um momento histórico para o turismo. Segundo ele, em 2024, foram quebrados todos os recordes, recebendo 6,77 milhões de turistas estrangeiros, o que gerou arrecadação de US$ 7,3 bilhões para o país. “Não há outra atividade econômica que tenha gerado tal montante, com responsabilidade climática e ambiental, e promovendo tanta geração de emprego e renda. Em 2025, os números são ainda mais promissores. Até o mês de julho, já contabilizamos 5,9 milhões de turistas internacionais e temos a certeza de que superaremos a marca de 8 milhões até o final do ano, algo inédito na história do Brasil”, explicou. 

“Esse sucesso é fruto de um governo de diálogo, que coloca o Brasil acima de tudo e que trabalha em parceria com governadores e prefeitos, independentemente de posicionamentos políticos. O turismo é, sem dúvida, a solução para o século 21, com um potencial enorme pela frente”, ressaltou o presidente da Embratur.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, reforçou a importância do turismo para a economia, mas para o país como um todo. “O turismo não é apenas uma atividade econômica. Ele enriquece culturalmente, integra o país, promove o conhecimento de nossa história, natureza e cultura. É uma atividade que gera emprego com sustentabilidade e não pode ser mecanizada, pois sua essência é a interação humana. É um privilégio trabalhar com uma equipe que entende a importância estratégica do turismo para o nosso desenvolvimento.”

Para o ministro do Turismo, Celso Sabino, o frutos do crescimento da atividade turística no país serão destacados durante o Salão. “O sucesso que nós vamos ver nesse salão e os números estão vinculados ao sucesso do turismo, ao crescimento industrial, comercial e de serviços, e à melhora na taxa de desemprego, que é a melhor taxa de desemprego da história com menos de 6% de desemprego”, ressaltou.

O turismo promove saúde, aproxima as pessoas do contato com a natureza nesse país fascinante que é o Brasil. A melhor maneira de estimular o turismo é melhorar a renda do povo, as pessoas terem emprego, ter um dinheirinho para poder viajar, conhecer e promover o turismo"
Geraldo Alckmin
Vice-presidente da República e titular do MDIC

PLANO BRASIS - Durante a entrega simbólica do Plano Brasis, Marcelo Freixo explicou porque o documento estabelece um novo marco na promoção turística internacional do país. “O nome Brasis foi escolhido porque o Brasil é um país único, mas que nunca foi um só. Isso significa que a estratégia de promoção para o Amapá será diferente da do Ceará, do Rio de Janeiro ou de Minas Gerais. Por meio desta cocriação, o plano visa potencializar os diferenciais competitivos do Brasil, como sua diversidade, geografia, cultura, ecossistemas, sustentabilidade e autenticidade”, explicou.

“O plano é pensado para cada uma das 27 unidades da Federação, pois o objetivo é alcançar todas as regiões, que têm muito a oferecer. Ele combina uma ideia de Brasil como um todo e ferramentas gerais com a especificidade de cada lugar. O objetivo é que o turismo se consolide também como motor do desenvolvimento social, uma atividade geradora de emprego e renda, contribuindo para a economia nacional”, completou Freixo.

Para a coordenadora de Projetos do Sebrae Nacional, Ana Clévia, a entrega pela Embratur e pelo Sebrae do Plano Brasis às 27 unidades da Federação tem importância singular para o que está sendo construído no turismo brasileiro para os próximos anos. “O turismo internacional bate todos os recordes, mas isto resulta de um trabalho profissional com inteligência de dados, em que o Sebrae tem a felicidade de contribuir com esse trabalho estratégico que a Embratur tem realizado. E a entrega do Plano Brasil aqui para cada unidade da Federação mostra a estratégia, o posicionamento do turismo para o mercado internacional. É assim que nós fazemos a diferença, com trabalho competente, com inteligência de dados e principalmente um trabalho para posicionar o Brasil entre um destino de mercado entre o destino de destaque no mercado internacional”, ressaltou Ana Clévia.

SALÃO DO TURISMO - O Salão Nacional do Turismo acontece entre 21 e 23 de agosto, no Anhembi, em São Paulo (SP). O evento é uma estratégia do Governo Federal para mobilização, promoção e comercialização de roteiros, experiências e produtos turísticos, desenvolvidos e estruturados, segundo as diretrizes e os princípios do Programa de Regionalização do Turismo e da Política Nacional de Turismo. Além da entrega dos planos de marketing na abertura, a Embratur participa do evento com um estande e de reuniões estratégicas, workshops, lançamentos de novas ações com parceiros. Além disso, a Agência fará a apresentação do Plano Brasis para os estados.

21/08/2025 - Abertura Do Salão Nacional de Turismo, em São Paulo-SP.

No estande da Embratur, serão expostas ativações que integram experiências tecnológicas à divulgação dos destinos:

– Realidade virtual Brasil 360º: apresenta os destinos turísticos estratégicos, com o objetivo de destacar a diversidade cultural, natural e histórica do Brasil. A iniciativa oferece uma experiência imersiva, por meio de realidade virtual, transportando o público para cinco regiões icônicas por meio de vídeos em 3D e outras tecnologias. Cada vídeo convida o espectador a vivenciar experiências em diferentes partes do Brasil, como o Rio Negro e a Floresta Amazônica (AM), um encontro com a fauna e as tradições do Pantanal e um passeio pela Pequena África no Rio de Janeiro (RJ), entre outras;

– Totem Feel Brasil: a ferramenta apresenta, em vários idiomas, o projeto desenvolvido pela Embratur, em parceria com o Sebrae, que selecionou 101 experiências, em 61 municípios, das 27 unidades da Federação. Destas, 59% são lideradas por mulheres e mais de 80% contam com equipes inclusivas e engajamento com sustentabilidade social e ambiental. 

Viagens e Turismo
Tags: TurismoPlano BrasisEmbraturNovo plano de marketing internacionalSalão Nacional do Turismo 2025
« Anterior Próximo »  
Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
  • Acesso à Informação
    • Institucional
      • Estrutura Organizacional
      • Competências
      • Quem é quem
      • Perfis Profissionais
    • Ações e Programas
      • Programas, projetos e ações
      • Carta de Serviços
      • PDTI | Plano Diretor de TI
    • Participação Social
      • Ouvidoria
      • Consultas Públicas
      • Audiências Públicas
      • Conselhos e Órgãos Colegiados
      • Conferências
      • Editais de Chamamento Público​
    • Auditorias
      • Processos de Contas Anuais - 2008
      • Processos de Contas Anuais - 2009
      • Processos de Contas Anuais - 2010
      • Processos de Contas Anuais - 2011
      • Processos de Contas Anuais - 2012
      • Processos de Contas Anuais - 2013
      • Processos de Contas Anuais - 2015
      • Processos de Contas Anuais - 2016
      • Processos de Contas Anuais - 2017
    • Convênios e Transferências
    • Receitas e Despesas
    • Licitações e Contratos
    • Servidores
    • Informações Classificadas
    • Serviços de Informação ao Cidadão
    • Dados Abertos
      • Campanhas Publicitárias
    • Legislação
      • Leis
      • Decretos-Lei
      • Medidas Provisórias
      • Decretos
      • Decretos não numerados
      • Portarias
      • Instruções Normativas
      • Notas Técnicas
      • Legislação por Período de Governo
      • Outros Documentos
    • ComunicaBR
    • Cooperação Internacional
    • Planejamento de Mídia do Sicom
    • Pesquisas
    • Perguntas Frequentes
  • Assuntos
    • Bom dia, Ministro
    • Notícias
    • Notas
    • IN Publicidade Digital
    • Iniciativa Global para a Integridade da Informação sobre Mudança do Clima
    • Comitê de Enfrentamento da Desinformação
    • Uso de telas por crianças e adolescentes
    • Crianças, adolescentes e telas: guia sobre usos de dispositivos digitais
    • Educação Midiática
    • Ações Federais no Rio Grande do Sul
  • Canais de Atendimento
    • Fale Conosco
    • Ouvidoria
    • Área de Imprensa
    • Reclamações
  • Central de Conteúdo
    • Áudio
    • Imagens
    • Vídeos
    • Redes
    • Guias e Manuais
    • Transcrições
    • Entrevistas
Redefinir Cookies
Redes sociais
  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • WhatsApp canal
  • TikTok
  • Kwai
  • Linkedin
Acesso àInformação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada.
Voltar ao topo da página
Fale Agora Refazer a busca