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COMUNICAÇÃO

‘Governo do Brasil, do lado do povo brasileiro’ é a nova marca do governo Lula

Ministro Sidônio Palmeira reuniu sistema Sicom para apresentar novo conceito do Executivo Federal
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Publicado em 29/08/2025 13h47 Atualizado em 01/09/2025 08h26
Governo do Brasil.jpg

Ministro Sidônio Palmeira durante apresentação da nova marca, no Palácio do Planalto - Foto: Seaud/Secom

O Governo do Brasil tem lado: o povo brasileiro. Essa é a mensagem central do novo conceito do Executivo Federal apresentada, nesta sexta-feira (29), pelo ministro Sidônio Palmeira, titular da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM-PR). A nova marca “Governo do Brasil – do lado do povo brasileiro”, foi divulgada durante encontro que reuniu cerca de 600 servidores de órgãos e entidades do SICOM – Sistema de Comunicação de Governo. A reunião aconteceu no salão Oeste do Palácio do Planalto. No domingo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez uma postagem em suas redes sociais já com essa referência:

Esse governo tem lado. ✊

O lado do Brasil contra quem ameaça a nossa soberania. O lado do povo contra os privilégios e injustiças que impedem nossas famílias de prosperar. O lado de quem trabalha, empreende e move o nosso país.

Governo do Brasil: do lado do povo brasileiro. 🇧🇷 pic.twitter.com/PtjPtrEHXY

— Lula (@LulaOficial) August 31, 2025
A expressão ‘União e Reconstrução’ traduziu muito bem o espírito e os trabalhos dos primeiros anos do governo Lula. Agora vivemos uma nova fase, em que o nosso país, nossa economia e conquistas da população vivem ameaças externas. Nosso objetivo é mostrar que esse governo tem lado. Do lado do povo brasileiro”

Sidônio Palmeira
Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

“A expressão ‘União e Reconstrução’ traduziu muito bem o espírito e os trabalhos dos primeiros anos do governo Lula. Agora vivemos uma nova fase, em que o nosso país, nossa economia e conquistas da população vivem ameaças externas. Nosso objetivo é mostrar que esse governo tem lado. Do lado do povo brasileiro”, afirma o ministro.

Outra mudança na marca é a substituição da expressão “Governo Federal” por “Governo do Brasil”. De acordo com o ministro da SECOM-PR, a mudança, além de tornar a linguagem mais simples e direta, permite à população se identificar melhor com o governo. “Mais do que uma federação, somos uma nação, somos o povo do Brasil”, explica.

A nova marca – que seguirá o mesmo formato gráfico da anterior – passará a ser utilizada a partir dos próximos dias em todas as peças publicitárias e de comunicação institucional dos órgãos e entidades vinculados ao Executivo Federal. “Estar do lado do povo brasileiro é estar do lado do PIX, é estar do lado do emprego, é estar do lado do SUS e das riquezas naturais que são um patrimônio de todos nós. O maior compromisso do governo Lula é cuidar de pessoas, lutar contra as desigualdades, privilégios, e defender o Brasil”, concluiu o ministro Sidônio Palmeira.

Comunicações e Transparência Pública
Tags: Governo do BrasilNova marcaComunicação públicaSECOM
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