Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Abrir menu principal de navegação
Secretaria de Comunicação Social
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • cnh social
  • enem
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • Acesso à Informação
    • Institucional
      • Estrutura Organizacional
      • Competências
      • Quem é quem
      • Perfis Profissionais
    • Ações e Programas
      • Programas, projetos e ações
      • Carta de Serviços
      • PDTI | Plano Diretor de TI
    • Participação Social
      • Ouvidoria
      • Consultas Públicas
      • Audiências Públicas
      • Conselhos e Órgãos Colegiados
      • Conferências
      • Editais de Chamamento Público​
    • Auditorias
      • Processos de Contas Anuais - 2008
      • Processos de Contas Anuais - 2009
      • Processos de Contas Anuais - 2010
      • Processos de Contas Anuais - 2011
      • Processos de Contas Anuais - 2012
      • Processos de Contas Anuais - 2013
      • Processos de Contas Anuais - 2015
      • Processos de Contas Anuais - 2016
      • Processos de Contas Anuais - 2017
    • Convênios e Transferências
    • Receitas e Despesas
    • Licitações e Contratos
    • Servidores
    • Informações Classificadas
    • Serviços de Informação ao Cidadão
    • Dados Abertos
      • Campanhas Publicitárias
    • Legislação
      • Leis
      • Decretos-Lei
      • Medidas Provisórias
      • Decretos
      • Decretos não numerados
      • Portarias
      • Instruções Normativas
      • Notas Técnicas
      • Legislação por Período de Governo
      • Outros Documentos
    • ComunicaBR
    • Cooperação Internacional
    • Planejamento de Mídia do Sicom
    • Pesquisas
    • Perguntas Frequentes
  • Assuntos
    • Bom dia, Ministro
    • Notícias
    • Notas
    • IN Publicidade Digital
    • Iniciativa Global para a Integridade da Informação sobre Mudança do Clima
    • Comitê de Enfrentamento da Desinformação
    • Uso de telas por crianças e adolescentes
    • Crianças, adolescentes e telas: guia sobre usos de dispositivos digitais
    • Educação Midiática
    • Ações Federais no Rio Grande do Sul
  • Canais de Atendimento
    • Fale Conosco
    • Ouvidoria
    • Área de Imprensa
    • Reclamações
  • Central de Conteúdo
    • Áudio
    • Imagens
    • Vídeos
    • Redes
    • Guias e Manuais
    • Transcrições
    • Entrevistas
  • GOV.BR
    • Serviços
      • Buscar serviços por
        • Categorias
        • Órgãos
        • Estados
      • Serviços por público alvo
        • Cidadãos
        • Empresas
        • Órgãos e Entidades Públicas
        • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
        • Servidor Público
    • Temas em Destaque
      • Orçamento Nacional
      • Redes de Atendimento do Governo Federal
      • Proteção de Dados Pessoais
      • Serviços para Imigrantes
      • Política e Orçamento Educacionais
      • Educação Profissional e Tecnológica
      • Educação Profissional para Jovens e Adultos
      • Trabalho e Emprego
      • Serviços para Pessoas com Deficiência
      • Combate à Discriminação Racial
      • Política de Proteção Social
      • Política para Mulheres
      • Saúde Reprodutiva da Mulher
      • Cuidados na Primeira Infância
      • Habitação Popular
      • Controle de Poluição e Resíduos Sólidos
    • Notícias
      • Serviços para o cidadão
      • Saúde
      • Agricultura e Pecuária
      • Cidadania e Assistência Social
      • Ciência e Tecnologia
      • Comunicação
      • Cultura e Esporte
      • Economia e Gestão Pública
      • Educação e Pesquisa
      • Energia
      • Forças Armadas e Defesa Civil
      • Infraestrutura
      • Justiça e Segurança
      • Meio Ambiente
      • Trabalho e Previdência
      • Turismo
    • Galeria de Aplicativos
    • Acompanhe o Planalto
    • Navegação
      • Acessibilidade
      • Mapa do Site
      • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
    • Consultar minhas solicitações
    • Órgãos do Governo
    • Por dentro do Gov.br
      • Dúvidas Frequentes em relação ao Portal gov.br
      • Dúvidas Frequentes da conta gov.br
      • Ajuda para Navegar o Portal
      • Conheça os elementos do Portal
      • Política de e-participação
      • Termos de Uso
      • Governo Digital
      • Guia de Edição de Serviços do Portal Gov.br
    • Canais do Executivo Federal
    • Dados do Governo Federal
      • Dados Abertos
      • Painel Estatístico de Pessoal
      • Painel de Compras do Governo Federal
      • Acesso à Informação
    • Empresas e Negócios
Links Úteis
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
Redes sociais
  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • WhatsApp canal
  • TikTok
  • Kwai
  • Linkedin
Você está aqui: Página Inicial Assuntos Notícias 2025 05 Terceira edição do Conexões SICOM abordou planejamento, redes sociais e pesquisa na comunicação pública e governamental
Info

Notícias

COMUNICAÇÃO

Terceira edição do Conexões SICOM abordou planejamento, redes sociais e pesquisa na comunicação pública e governamental

Evento mostrou como noções de planejamento, redes sociais e pesquisa de opinião pública podem contribuir para uma comunicação pública e governamental mais estratégica. Encontros são realizados quinzenalmente pela Secom/PR
Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
Publicado em 06/05/2025 17h40
06.05.25 - Conexões Sicom_O8A5114.jpg

Comunicação Integrada - Foto: Vitor Vasconcelos/Secom-PR

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR) realizou a terceira rodada do ciclo “Conexões SICOM – A transformação começa aqui”, nesta terça-feira, 06 de maio. Durante o encontro, ocorreu a oficina “Planejamento, Redes Sociais e Pesquisa na Comunicação Pública e Governamental”. Ela foi conduzida por integrantes da Secretaria-Executiva da Secom (SE) e da Secretaria de Estratégias de Redes (SERES), com foco nas equipes que compõem o Sistema de Comunicação do Governo Federal (SICOM).

O objetivo da iniciativa é promover a formação continuada e estimular a troca de experiências entre profissionais de comunicação dos ministérios e outros órgãos do Executivo Federal. Os encontros são quinzenais e ocorrem até o mês de junho, no Palácio do Planalto, com convidados diferentes a cada edição.

A secretária de Estratégias e Redes da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom-PR), Mariah Queiroz, foi uma das convidadas da edição e lembrou que o Brasil é um dos países que mais utilizam redes sociais no mundo. “Então, não dá pra gente não usar redes sociais para se comunicar”, disse. Ela celebrou os aprendizados compartilhados pelas plataformas e destacou o Instagram, com quase 140 milhões de usuários. “São todos os públicos, todas as idades.”

Mariah cita um exemplo do Instagram. “No mesmo dia, a gente usou um Reels com pronunciamento do presidente; um carrossel de cartões em parceria com o Ministério do Transporte; outro Reels falando sobre O Brasil Dando a Volta por Cima, acompanhado por alguns dados; outro Reels sobre isenção do imposto de renda para pessoas que ganham até R$ 5 mil; e um post estático. Ou seja, são seis posts com formatos diferentes”, exemplificou.

Esse é o nosso objetivo final: melhorar a comunicação e, da melhor forma possível, informar esse cidadão sobre os serviços que estão disponíveis para ele
Jordana Dias Pereira

PLANEJAMENTO – A diretora de Planejamento da Secom, Patrícia de Almeida, afirmou que o intuito do terceiro encontro do Conexões SICOM foi alinhar o planejamento público. “Estamos todos unidos para desenvolver uma cultura estratégica. Não se fazem mais aqueles planejamentos muito detalhados, porque a gente não vive mais em cenários de previsibilidade a longo prazo”, comentou.

PESQUISA – Jordana Dias Pereira, diretora de Pesquisa da Secom-PR, destacou que as pesquisas de opinião pública têm a prerrogativa de acompanhar o debate público digital e o impacto e a percepção da sociedade em relação às políticas implementadas pelo governo. Ela defendeu que a comunicação governamental tem como tarefa primordial se comunicar com o cidadão e também entender o que ele está passando. A forma como ele entende o mundo, quais são os principais problemas que ele enfrenta permite que o governo melhore a comunicação com esse cidadão. “Esse é o nosso objetivo final: melhorar a comunicação e, da melhor forma possível, informar esse cidadão sobre os serviços que estão disponíveis para ele”, disse. “A pesquisa é o braço da política e da comunicação que auxilia na tomada de decisão estratégica na produção de diagnósticos e quais são as decisões que precisam ser tomadas para ajudar a construir um governo que atenda melhor à população”.

COMUNICAÇÃO INTEGRADA – No segundo evento, realizado na quarta-feira, 23 de abril, profissionais do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) compartilharam a trajetória da autarquia na adoção da linguagem simples como ferramenta estratégica de comunicação.

A oficina teve um formato dinâmico, com participação ativa dos participantes, no intuito de tornar conteúdos mais acessíveis ao cidadão. Entre as recomendações destacadas no evento estão o uso de parágrafos menores, frases curtas, palavras conhecidas do público e elementos visuais.

Comunicações e Transparência Pública
« Anterior Próximo »  
Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
  • Acesso à Informação
    • Institucional
      • Estrutura Organizacional
      • Competências
      • Quem é quem
      • Perfis Profissionais
    • Ações e Programas
      • Programas, projetos e ações
      • Carta de Serviços
      • PDTI | Plano Diretor de TI
    • Participação Social
      • Ouvidoria
      • Consultas Públicas
      • Audiências Públicas
      • Conselhos e Órgãos Colegiados
      • Conferências
      • Editais de Chamamento Público​
    • Auditorias
      • Processos de Contas Anuais - 2008
      • Processos de Contas Anuais - 2009
      • Processos de Contas Anuais - 2010
      • Processos de Contas Anuais - 2011
      • Processos de Contas Anuais - 2012
      • Processos de Contas Anuais - 2013
      • Processos de Contas Anuais - 2015
      • Processos de Contas Anuais - 2016
      • Processos de Contas Anuais - 2017
    • Convênios e Transferências
    • Receitas e Despesas
    • Licitações e Contratos
    • Servidores
    • Informações Classificadas
    • Serviços de Informação ao Cidadão
    • Dados Abertos
      • Campanhas Publicitárias
    • Legislação
      • Leis
      • Decretos-Lei
      • Medidas Provisórias
      • Decretos
      • Decretos não numerados
      • Portarias
      • Instruções Normativas
      • Notas Técnicas
      • Legislação por Período de Governo
      • Outros Documentos
    • ComunicaBR
    • Cooperação Internacional
    • Planejamento de Mídia do Sicom
    • Pesquisas
    • Perguntas Frequentes
  • Assuntos
    • Bom dia, Ministro
    • Notícias
    • Notas
    • IN Publicidade Digital
    • Iniciativa Global para a Integridade da Informação sobre Mudança do Clima
    • Comitê de Enfrentamento da Desinformação
    • Uso de telas por crianças e adolescentes
    • Crianças, adolescentes e telas: guia sobre usos de dispositivos digitais
    • Educação Midiática
    • Ações Federais no Rio Grande do Sul
  • Canais de Atendimento
    • Fale Conosco
    • Ouvidoria
    • Área de Imprensa
    • Reclamações
  • Central de Conteúdo
    • Áudio
    • Imagens
    • Vídeos
    • Redes
    • Guias e Manuais
    • Transcrições
    • Entrevistas
Redefinir Cookies
Redes sociais
  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • WhatsApp canal
  • TikTok
  • Kwai
  • Linkedin
Acesso àInformação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada.
Voltar ao topo da página
Fale Agora Refazer a busca