Notícias
COMUNICAÇÃO
Terceira edição do Conexões SICOM abordou planejamento, redes sociais e pesquisa na comunicação pública e governamental
Comunicação Integrada - Foto: Vitor Vasconcelos/Secom-PR
A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR) realizou a terceira rodada do ciclo “Conexões SICOM – A transformação começa aqui”, nesta terça-feira, 06 de maio. Durante o encontro, ocorreu a oficina “Planejamento, Redes Sociais e Pesquisa na Comunicação Pública e Governamental”. Ela foi conduzida por integrantes da Secretaria-Executiva da Secom (SE) e da Secretaria de Estratégias de Redes (SERES), com foco nas equipes que compõem o Sistema de Comunicação do Governo Federal (SICOM).
O objetivo da iniciativa é promover a formação continuada e estimular a troca de experiências entre profissionais de comunicação dos ministérios e outros órgãos do Executivo Federal. Os encontros são quinzenais e ocorrem até o mês de junho, no Palácio do Planalto, com convidados diferentes a cada edição.
A secretária de Estratégias e Redes da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom-PR), Mariah Queiroz, foi uma das convidadas da edição e lembrou que o Brasil é um dos países que mais utilizam redes sociais no mundo. “Então, não dá pra gente não usar redes sociais para se comunicar”, disse. Ela celebrou os aprendizados compartilhados pelas plataformas e destacou o Instagram, com quase 140 milhões de usuários. “São todos os públicos, todas as idades.”
Mariah cita um exemplo do Instagram. “No mesmo dia, a gente usou um Reels com pronunciamento do presidente; um carrossel de cartões em parceria com o Ministério do Transporte; outro Reels falando sobre O Brasil Dando a Volta por Cima, acompanhado por alguns dados; outro Reels sobre isenção do imposto de renda para pessoas que ganham até R$ 5 mil; e um post estático. Ou seja, são seis posts com formatos diferentes”, exemplificou.
Esse é o nosso objetivo final: melhorar a comunicação e, da melhor forma possível, informar esse cidadão sobre os serviços que estão disponíveis para ele
Jordana Dias Pereira
PLANEJAMENTO – A diretora de Planejamento da Secom, Patrícia de Almeida, afirmou que o intuito do terceiro encontro do Conexões SICOM foi alinhar o planejamento público. “Estamos todos unidos para desenvolver uma cultura estratégica. Não se fazem mais aqueles planejamentos muito detalhados, porque a gente não vive mais em cenários de previsibilidade a longo prazo”, comentou.
PESQUISA – Jordana Dias Pereira, diretora de Pesquisa da Secom-PR, destacou que as pesquisas de opinião pública têm a prerrogativa de acompanhar o debate público digital e o impacto e a percepção da sociedade em relação às políticas implementadas pelo governo. Ela defendeu que a comunicação governamental tem como tarefa primordial se comunicar com o cidadão e também entender o que ele está passando. A forma como ele entende o mundo, quais são os principais problemas que ele enfrenta permite que o governo melhore a comunicação com esse cidadão. “Esse é o nosso objetivo final: melhorar a comunicação e, da melhor forma possível, informar esse cidadão sobre os serviços que estão disponíveis para ele”, disse. “A pesquisa é o braço da política e da comunicação que auxilia na tomada de decisão estratégica na produção de diagnósticos e quais são as decisões que precisam ser tomadas para ajudar a construir um governo que atenda melhor à população”.
COMUNICAÇÃO INTEGRADA – No segundo evento, realizado na quarta-feira, 23 de abril, profissionais do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) compartilharam a trajetória da autarquia na adoção da linguagem simples como ferramenta estratégica de comunicação.
A oficina teve um formato dinâmico, com participação ativa dos participantes, no intuito de tornar conteúdos mais acessíveis ao cidadão. Entre as recomendações destacadas no evento estão o uso de parágrafos menores, frases curtas, palavras conhecidas do público e elementos visuais.