Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Abrir menu principal de navegação
Secretaria de Comunicação Social
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • cnh social
  • enem
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • Acesso à Informação
    • Institucional
      • Estrutura Organizacional
      • Competências
      • Quem é quem
      • Perfis Profissionais
    • Ações e Programas
      • Programas, projetos e ações
      • Carta de Serviços
      • PDTI | Plano Diretor de TI
    • Participação Social
      • Ouvidoria
      • Consultas Públicas
      • Audiências Públicas
      • Conselhos e Órgãos Colegiados
      • Conferências
      • Editais de Chamamento Público​
    • Auditorias
      • Processos de Contas Anuais - 2008
      • Processos de Contas Anuais - 2009
      • Processos de Contas Anuais - 2010
      • Processos de Contas Anuais - 2011
      • Processos de Contas Anuais - 2012
      • Processos de Contas Anuais - 2013
      • Processos de Contas Anuais - 2015
      • Processos de Contas Anuais - 2016
      • Processos de Contas Anuais - 2017
    • Convênios e Transferências
    • Receitas e Despesas
    • Licitações e Contratos
    • Servidores
    • Informações Classificadas
    • Serviços de Informação ao Cidadão
    • Dados Abertos
      • Campanhas Publicitárias
    • Legislação
      • Leis
      • Decretos-Lei
      • Medidas Provisórias
      • Decretos
      • Decretos não numerados
      • Portarias
      • Instruções Normativas
      • Notas Técnicas
      • Legislação por Período de Governo
      • Outros Documentos
    • ComunicaBR
    • Cooperação Internacional
    • Planejamento de Mídia do Sicom
    • Pesquisas
    • Perguntas Frequentes
  • Assuntos
    • Bom dia, Ministro
    • Notícias
    • Notas
    • IN Publicidade Digital
    • Iniciativa Global para a Integridade da Informação sobre Mudança do Clima
    • Comitê de Enfrentamento da Desinformação
    • Uso de telas por crianças e adolescentes
    • Crianças, adolescentes e telas: guia sobre usos de dispositivos digitais
    • Educação Midiática
    • Ações Federais no Rio Grande do Sul
  • Canais de Atendimento
    • Fale Conosco
    • Ouvidoria
    • Área de Imprensa
    • Reclamações
  • Central de Conteúdo
    • Áudio
    • Imagens
    • Vídeos
    • Redes
    • Guias e Manuais
    • Transcrições
    • Entrevistas
  • GOV.BR
    • Serviços
      • Buscar serviços por
        • Categorias
        • Órgãos
        • Estados
      • Serviços por público alvo
        • Cidadãos
        • Empresas
        • Órgãos e Entidades Públicas
        • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
        • Servidor Público
    • Temas em Destaque
      • Orçamento Nacional
      • Redes de Atendimento do Governo Federal
      • Proteção de Dados Pessoais
      • Serviços para Imigrantes
      • Política e Orçamento Educacionais
      • Educação Profissional e Tecnológica
      • Educação Profissional para Jovens e Adultos
      • Trabalho e Emprego
      • Serviços para Pessoas com Deficiência
      • Combate à Discriminação Racial
      • Política de Proteção Social
      • Política para Mulheres
      • Saúde Reprodutiva da Mulher
      • Cuidados na Primeira Infância
      • Habitação Popular
      • Controle de Poluição e Resíduos Sólidos
    • Notícias
      • Serviços para o cidadão
      • Saúde
      • Agricultura e Pecuária
      • Cidadania e Assistência Social
      • Ciência e Tecnologia
      • Comunicação
      • Cultura e Esporte
      • Economia e Gestão Pública
      • Educação e Pesquisa
      • Energia
      • Forças Armadas e Defesa Civil
      • Infraestrutura
      • Justiça e Segurança
      • Meio Ambiente
      • Trabalho e Previdência
      • Turismo
    • Galeria de Aplicativos
    • Acompanhe o Planalto
    • Navegação
      • Acessibilidade
      • Mapa do Site
      • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
    • Consultar minhas solicitações
    • Órgãos do Governo
    • Por dentro do Gov.br
      • Dúvidas Frequentes em relação ao Portal gov.br
      • Dúvidas Frequentes da conta gov.br
      • Ajuda para Navegar o Portal
      • Conheça os elementos do Portal
      • Política de e-participação
      • Termos de Uso
      • Governo Digital
      • Guia de Edição de Serviços do Portal Gov.br
    • Canais do Executivo Federal
    • Dados do Governo Federal
      • Dados Abertos
      • Painel Estatístico de Pessoal
      • Painel de Compras do Governo Federal
      • Acesso à Informação
    • Empresas e Negócios
Links Úteis
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
Redes sociais
  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • WhatsApp canal
  • TikTok
  • Kwai
  • Linkedin
Você está aqui: Página Inicial Assuntos Notícias 2025 03 Guia orienta sociedade sobre o uso saudável de dispositivos digitais por crianças e adolescentes
Info

Notícias

USO DE TELAS

Guia orienta sociedade sobre o uso saudável de dispositivos digitais por crianças e adolescentes

Pais, professores e jovens têm acesso a novo documento do Governo Federal que os auxiliará a reduzir os riscos associados ao tempo excessivo diante dos dispositivos
Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
Publicado em 11/03/2025 20h38
Guia orienta sociedade sobre o uso saudável de dispositivos digitais por crianças e adolescentes

O lançamento do documento foi seguido por uma roda de conversa que reuniu adolescentes, professores e especialistas para um debate sobre riscos e oportunidades das ferramentas digitais - Foto: Vitor Vasconcelos/Secom-PR

Com o objetivo de fomentar a construção de um ambiente digital mais seguro para os jovens brasileiros, o Governo Federal lançou nesta terça-feira, 11 de março, a publicação “Crianças, Adolescentes e Telas: Guia sobre Uso de Dispositivos Digitais”. O lançamento do documento foi seguido por uma roda de conversa que reuniu adolescentes, professores e especialistas para um debate sobre riscos e oportunidades das ferramentas digitais.

Para a professora Simone Delgado, coordenadora do Centro de Ensino Médio 04 de Sobradinho 2, no Distrito Federal, o guia será fundamental para auxiliar os educadores e pais na tarefa de orientar as crianças e adolescentes sobre o uso de dispositivos digitais. “Esse guia vai servir muito como orientação, mas serve fundamentalmente como informação, porque a informação sobre cidadania digital, uso de celulares e outros conhecimentos dentro de tecnologias digitais chega muito pouco, ainda, às comunidades, em especial em comunidades vulneráveis”, ressaltou a profissional.

“Espero que a gente consiga aumentar a presença de pais dentro da escola, porque, infelizmente, as telas e o uso do celular trazem um ambiente de uma ecologia muito tóxica para todas as pessoas que os utilizam, em especial para crianças e adolescentes, que estão ainda se formando e construindo a sua forma de utilizar esses aparelhos”, pontuou Simone.

A estudante do ensino médio Maria Eduarda Santos considera que o guia é mais uma medida do Governo Federal para ajudar os jovens a utilizar os aparelhos eletrônicos de forma mais saudável, somando-se à lei sancionada pelo presidente Lula que restringe o uso desses dispositivos nas escolas do país. “É de extrema importância esse guia. Porque tem pessoas que usam com consciência. O guia vem para orientar que a internet não é uma terra sem lei, ela tem regras, tem um modo de usar, assim como tudo na vida. Ele vem para guiar os adultos, crianças e adolescentes. E, principalmente, em casa, os pais deveriam ter mais conhecimento, por meio do guia, para dar uma criação melhor para os seus filhos”, afirmou.

Com o início da vigência da restrição do uso de celulares em escolas neste ano, Maria Eduarda já percebeu as mudanças que a medida provocou nela e em seus colegas. “Vejo grupos que antes ficavam isolados no canto da escola, andando por aí, conversando, fazendo novas amizades. Então, acho que essa lei sancionada pelo presidente Lula é de extrema importância para a nossa geração, que está sempre conectada. Essas seis horas que a gente fica dentro da sala de aula, antes, usando o celular, já dava uma carga horária imensa, e agora, como está proibido, a gente consegue, pelo menos, ter uma parte do dia socializando com outras pessoas reais”, relatou. Ela também acredita que a medida vai melhorar a saúde mental e a capacidade de concentração dos estudantes, inclusive podendo melhorar o desempenho no vestibular, que ela vai prestar, aliás, no fim deste ano.

DESAFIO — Carina Flexor, professora da Universidade de Brasília (UnB) e mãe de quatro filhos, também destacou a relevância do lançamento do guia. “Eu já baixei o guia e mandei para o grupo da família toda. Acho que também passa por uma educação da gente como adulto, para sermos um exemplo nesse processo”, disse. Ela classifica como um desafio lidar com o uso excessivo dos dispositivos digitais pelos jovens, que chegam a passar a noite toda acordados utilizando essas ferramentas. “Eu atribuo esse mergulho excessivo nas telas ao período da pandemia. Durante o momento que a gente viveu de pandemia, não só a educação migrou para as telas, mas também a socialização. A gente entendia, naquele momento, que era necessário, por conta da escola, estar com os amigos e não perder os vínculos. Mas, de alguma forma, a gente acabou abrindo espaço para que esses jovens mergulhassem naquilo. E agora, retirá-los de lá é doloroso e difícil”, ponderou.

Uso da Internet por crianças e adolescentes no Brasil
Uso da Internet por crianças e adolescentes no Brasil

SAÚDE — A médica Evelyn Eisenstein ressaltou que a Sociedade Brasileira de Pediatria tem pesquisado, nos últimos 15 anos, os impactos dos dispositivos eletrônicos na saúde. “O uso excessivo, precoce e prolongado de telas é prejudicial à saúde de crianças e adolescentes. Porque crianças, ao virem ao mundo, necessitam do básico: alimentação, nutrição, sono para estabelecer o circuito dia-noite, o circuito vigília, produção de neurotransmissores. Ela vai ao mundo, em contato externo. E ela precisa de quê? De afeto”, disse. Devido aos efeitos do uso desenfreado desses dispositivos, ela enfatizou a importância de ações para conscientizar a população sobre os riscos. “A responsabilidade é de todos. Questões éticas, de segurança, de saúde e educação fazem parte da nossa cultura, de sermos pais, mães, avôs e avós”, afirmou.

GUIA — Coordenado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom-PR), com participação de outros seis ministérios – Casa Civil da Presidência, ministérios da Saúde, da Justiça e Segurança Pública, dos Direitos Humanos e da Cidadania, da Educação e do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome –, o documento norteia o uso saudável das telas, além de promover práticas que reduzam os riscos associados ao tempo excessivo diante dos dispositivos. O Guia oferece ainda recomendações para pais, responsáveis e educadores, abordando temas como o impacto das telas na saúde mental, segurança online, cyberbullying e a importância do equilíbrio entre atividades digitais e interações no mundo real.

AMPLA COLABORAÇÃO — Além de representantes do governo, o Grupo de Trabalho criado para elaboração do Guia foi composto por sistema de justiça, organizações da sociedade civil e especialistas no tema. Os debates que resultaram no documento se beneficiaram ainda da cooperação com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e contaram com a colaboração do Instituto Veredas.

Também serviu de subsídio à redação do Guia um processo de escuta qualificada de crianças, adolescentes, familiares e educadores promovido pelo Instituto Alana, com o apoio da Embaixada Britânica no Brasil. Participaram crianças e adolescentes oriundos de 43 municípios distribuídos por todas as regiões brasileiras, vinculados a escolas públicas ou particulares, localizadas em zonas urbanas ou rurais.

Justiça e Segurança
Tags: Guia sobre Uso de Dispositivos DigitaisEducaçãoUso saudável de telasSegurança onlineSaúde mental
« Anterior Próximo »  
Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
  • Acesso à Informação
    • Institucional
      • Estrutura Organizacional
      • Competências
      • Quem é quem
      • Perfis Profissionais
    • Ações e Programas
      • Programas, projetos e ações
      • Carta de Serviços
      • PDTI | Plano Diretor de TI
    • Participação Social
      • Ouvidoria
      • Consultas Públicas
      • Audiências Públicas
      • Conselhos e Órgãos Colegiados
      • Conferências
      • Editais de Chamamento Público​
    • Auditorias
      • Processos de Contas Anuais - 2008
      • Processos de Contas Anuais - 2009
      • Processos de Contas Anuais - 2010
      • Processos de Contas Anuais - 2011
      • Processos de Contas Anuais - 2012
      • Processos de Contas Anuais - 2013
      • Processos de Contas Anuais - 2015
      • Processos de Contas Anuais - 2016
      • Processos de Contas Anuais - 2017
    • Convênios e Transferências
    • Receitas e Despesas
    • Licitações e Contratos
    • Servidores
    • Informações Classificadas
    • Serviços de Informação ao Cidadão
    • Dados Abertos
      • Campanhas Publicitárias
    • Legislação
      • Leis
      • Decretos-Lei
      • Medidas Provisórias
      • Decretos
      • Decretos não numerados
      • Portarias
      • Instruções Normativas
      • Notas Técnicas
      • Legislação por Período de Governo
      • Outros Documentos
    • ComunicaBR
    • Cooperação Internacional
    • Planejamento de Mídia do Sicom
    • Pesquisas
    • Perguntas Frequentes
  • Assuntos
    • Bom dia, Ministro
    • Notícias
    • Notas
    • IN Publicidade Digital
    • Iniciativa Global para a Integridade da Informação sobre Mudança do Clima
    • Comitê de Enfrentamento da Desinformação
    • Uso de telas por crianças e adolescentes
    • Crianças, adolescentes e telas: guia sobre usos de dispositivos digitais
    • Educação Midiática
    • Ações Federais no Rio Grande do Sul
  • Canais de Atendimento
    • Fale Conosco
    • Ouvidoria
    • Área de Imprensa
    • Reclamações
  • Central de Conteúdo
    • Áudio
    • Imagens
    • Vídeos
    • Redes
    • Guias e Manuais
    • Transcrições
    • Entrevistas
Redefinir Cookies
Redes sociais
  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • WhatsApp canal
  • TikTok
  • Kwai
  • Linkedin
Acesso àInformação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada.
Voltar ao topo da página
Fale Agora Refazer a busca