Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Abrir menu principal de navegação
Secretaria de Comunicação Social
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • cnh social
  • enem
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • Acesso à Informação
    • Institucional
      • Estrutura Organizacional
      • Competências
      • Quem é quem
      • Perfis Profissionais
    • Ações e Programas
      • Programas, projetos e ações
      • Carta de Serviços
      • PDTI | Plano Diretor de TI
    • Participação Social
      • Ouvidoria
      • Consultas Públicas
      • Audiências Públicas
      • Conselhos e Órgãos Colegiados
      • Conferências
      • Editais de Chamamento Público​
    • Auditorias
      • Processos de Contas Anuais - 2008
      • Processos de Contas Anuais - 2009
      • Processos de Contas Anuais - 2010
      • Processos de Contas Anuais - 2011
      • Processos de Contas Anuais - 2012
      • Processos de Contas Anuais - 2013
      • Processos de Contas Anuais - 2015
      • Processos de Contas Anuais - 2016
      • Processos de Contas Anuais - 2017
    • Convênios e Transferências
    • Receitas e Despesas
    • Licitações e Contratos
    • Servidores
    • Informações Classificadas
    • Serviços de Informação ao Cidadão
    • Dados Abertos
      • Campanhas Publicitárias
    • Legislação
      • Leis
      • Decretos-Lei
      • Medidas Provisórias
      • Decretos
      • Decretos não numerados
      • Portarias
      • Instruções Normativas
      • Notas Técnicas
      • Legislação por Período de Governo
      • Outros Documentos
    • ComunicaBR
    • Cooperação Internacional
    • Planejamento de Mídia do Sicom
    • Pesquisas
    • Perguntas Frequentes
  • Assuntos
    • Bom dia, Ministro
    • Notícias
    • Notas
    • IN Publicidade Digital
    • Iniciativa Global para a Integridade da Informação sobre Mudança do Clima
    • Comitê de Enfrentamento da Desinformação
    • Uso de telas por crianças e adolescentes
    • Crianças, adolescentes e telas: guia sobre usos de dispositivos digitais
    • Educação Midiática
    • Ações Federais no Rio Grande do Sul
  • Canais de Atendimento
    • Fale Conosco
    • Ouvidoria
    • Área de Imprensa
    • Reclamações
  • Central de Conteúdo
    • Áudio
    • Imagens
    • Vídeos
    • Redes
    • Guias e Manuais
    • Transcrições
    • Entrevistas
  • GOV.BR
    • Serviços
      • Buscar serviços por
        • Categorias
        • Órgãos
        • Estados
      • Serviços por público alvo
        • Cidadãos
        • Empresas
        • Órgãos e Entidades Públicas
        • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
        • Servidor Público
    • Temas em Destaque
      • Orçamento Nacional
      • Redes de Atendimento do Governo Federal
      • Proteção de Dados Pessoais
      • Serviços para Imigrantes
      • Política e Orçamento Educacionais
      • Educação Profissional e Tecnológica
      • Educação Profissional para Jovens e Adultos
      • Trabalho e Emprego
      • Serviços para Pessoas com Deficiência
      • Combate à Discriminação Racial
      • Política de Proteção Social
      • Política para Mulheres
      • Saúde Reprodutiva da Mulher
      • Cuidados na Primeira Infância
      • Habitação Popular
      • Controle de Poluição e Resíduos Sólidos
    • Notícias
      • Serviços para o cidadão
      • Saúde
      • Agricultura e Pecuária
      • Cidadania e Assistência Social
      • Ciência e Tecnologia
      • Comunicação
      • Cultura e Esporte
      • Economia e Gestão Pública
      • Educação e Pesquisa
      • Energia
      • Forças Armadas e Defesa Civil
      • Infraestrutura
      • Justiça e Segurança
      • Meio Ambiente
      • Trabalho e Previdência
      • Turismo
    • Galeria de Aplicativos
    • Acompanhe o Planalto
    • Navegação
      • Acessibilidade
      • Mapa do Site
      • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
    • Consultar minhas solicitações
    • Órgãos do Governo
    • Por dentro do Gov.br
      • Dúvidas Frequentes em relação ao Portal gov.br
      • Dúvidas Frequentes da conta gov.br
      • Ajuda para Navegar o Portal
      • Conheça os elementos do Portal
      • Política de e-participação
      • Termos de Uso
      • Governo Digital
      • Guia de Edição de Serviços do Portal Gov.br
    • Canais do Executivo Federal
    • Dados do Governo Federal
      • Dados Abertos
      • Painel Estatístico de Pessoal
      • Painel de Compras do Governo Federal
      • Acesso à Informação
    • Empresas e Negócios
Links Úteis
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
Redes sociais
  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • WhatsApp canal
  • TikTok
  • Kwai
  • Linkedin
Você está aqui: Página Inicial Assuntos Notícias 2024 12 Samba, literatura e inovação: “Me Conta, Brasil” destaca turismo cultural
Info

Notícias

ME CONTA, BRASIL

Samba, literatura e inovação: “Me Conta, Brasil” destaca turismo cultural

Novo episódio do programa apresenta roteiros inovadores que unem música e literatura, além de iniciativas do Governo Federal para atrair turistas estrangeiros
Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
Publicado em 05/12/2024 13h35 Atualizado em 05/12/2024 13h36
rotas_turismo.jpg

O diretor de Marketing Internacional da Embratur, Bruno Reis, e o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, abordam avanços e novidades para o turismo internacional no Brasil

No 37º episódio do "Me Conta, Brasil", o turismo cultural foi o tema central, com destaque para duas rotas que oferecem experiências únicas no Rio de Janeiro: a Rota do Samba e a Rota Literária. O programa também abordou estratégias inovadoras da Embratur para promover o Brasil no cenário internacional e atrair um turismo mais consciente.

A gente vai bater o recorde de turistas. Já batemos o de receita, com 6.9 bilhões de dólares no ano passado. Estamos num momento muito bom. O que queremos é transformar esse momento em tendência para que isso fique permanentemente como política pública”

Marcelo Freixo, presidente da Embratur

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e o diretor de Marketing Internacional Bruno Reis, foram os convidados e listaram ações conectadas ao afroturismo, a inovação tecnológica e o turismo internacional.

Nos primeiros oito meses deste ano, o turismo internacional movimentou mais de R$ 26 bilhões no Brasil, o maior valor registrado nos últimos 30 anos. O número de turistas estrangeiros cresceu 12% em comparação ao mesmo período do ano anterior, que já havia apresentado resultados expressivos.

“A gente vai bater o recorde de turistas. Já batemos o de receita, com 6.9 bilhões de dólares no ano passado. Não tem nenhum produto de exportação que arrecadou isso, nenhum. Estamos num momento muito bom. O que queremos é transformar esse momento em tendência para que isso fique permanentemente como política pública”, afirmou Marcelo Freixo.

ROTA DO SAMBA — Lançado pela Embratur em parceria com o Sebrae, o projeto promove o turismo musical por meio do samba e impulsiona a cultura local. O Rota do Samba reúne roteiros temáticos com ferramentas interativas que ampliam a visibilidade desses territórios. A iniciativa também capacita guias e estudantes de turismo. “A Rota do Samba está dentro de um projeto maior, o Afroturismo, que é importante dizer, que nunca foi um produto bem trabalhado no Brasil e é uma das grandes identidades que a gente tem”, destaca Freixo.

DIVERSIDADE - Bruno Reis destaca que essa é uma das funções da Embratur: organizar e qualificar as informações para o turista estrangeiro e para o brasileiro. “A diversidade cultural é muito buscada pelos turistas internacionais no Brasil. Então, esse projeto é importante porque a gente consegue organizar a informação para o turista internacional. É um pouco desse nosso trabalho também de qualificar a melhor informação e dar acesso a esse turista internacional e para o brasileiro também conhecer sobre esse produto”, disse Reis.

ROTA LITERÁRIA — Outra novidade apresentada foi a Rota Literária, que leva os visitantes a conhecerem lugares frequentados por escritores como Machado de Assis e Lima Barreto. O visitante percorre um roteiro por meio de um aplicativo de celular com georreferenciamento. “Você vai caminhando e tem um guia referenciado, um mapa e você tem um audioguia que vai te determinando o que personagem viveu ali, o que aconteceu, de qual obra”, explica Freixo. “Tem um monte de ruas que a gente passa o tempo inteiro e que elas podem ser resgatadas a partir de personagens incríveis da literatura. Você está falando de Machado de Assis e Lima Barreto, dois autores negros”, enfatiza o presidente da Embratur.

CLARICE E CORA - Ele destaca que também há a possibilidade de incluir escritoras nas rotas. “Tem Clarice Lispector, Cora Coralina, um monte de possibilidades. Tem literatura amazônica, literatura indígena. Você abre caminho para essa tecnologia que, hoje, pode usar o celular e nos levar a um conhecimento, a uma literatura, a um lugar que permite um outro produto que esse turista, a princípio, não conhece”, completa Marcelo Freixo.

ESTRATÉGIAS — Para a promoção do Brasil no exterior, Bruno Reis apresentou a “Galeria Visit Brasil – Amazônia”, feita em Nova Iorque no mês de setembro, que integra as iniciativas para apresentar o Brasil ao mundo. Foram destacadas as riquezas da Amazônia e a sustentabilidade de vida das comunidades dessa região.

OBRA DE ARTE - “O conceito é que o Brasil é uma verdadeira obra de arte. A gente leva a experiência imersiva para galerias de arte no mundo todo. A estratégia da Amazônia para 2024 foi bastante potente e assertiva no mercado norte-americano. A gente levou não só a galeria que mostrou gastronomia, festival de Parintins e a potência desse bioma, mas despertou para a consciência da própria floresta”, explicou Bruno. Ele ressalta que os Estados Unidos é o segundo país que mais consome produtos turísticos brasileiros. De janeiro a setembro, mais de 1,5 milhão de norte-americanos visitaram o Brasil e a expectativa é de que esse número cresça no próximo ano.

REGENERATIVO — Além das rotas culturais, que usam tecnologias como aplicativos e mapas interativos, também foram apresentadas estratégias como o turismo regenerativo, que alia a preservação à experiência turística. Os convidados destacaram, por exemplo, o “Onçafari”, no Pantanal, que permite acompanhar a vida e a preservação das onças pintadas. “Você vai no Pantanal, no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul, especificamente. Muitos turistas procuram por esse tipo de safári no Brasil, porque conseguem observar a fauna, ver as onças vivendo. É um projeto que a gente apoia, que ajuda a proteger, porque elas são uma espécie ameaçada de extinção”, diz Bruno. Freixo complementa: “O objetivo da visita desse turista não é ameaçar a onça, é fazer com que a cada ano que ele venha exista um número maior de onças em condições melhores. Então é outra lógica do turismo, e é esse turismo que a gente quer, esse turista”.

PREVISÕES PARA 2025 — A expectativa é de que seja lançado um novo plano internacional de marketing do Brasil, elaborado com participação social. Além do fortalecimento de campanhas globais, haverá a integração do mercado audiovisual ao turismo, divulgando os cenários naturais do país. “A gente quer apresentá-lo em maio para a sociedade. A diferença do Plano Aquarela para o que a gente está construindo é que ele está colaborativo. A sociedade tem atuado em conjunto com a Embratur para que a gente consiga entender qual é essa nova imagem do Brasil no exterior, qual é a nossa brasilidade”, afirma Bruno Reis.

MAIOR POTENCIAL - Para o aumento nos números de turistas no país nos últimos dois anos, o diretor de Marketing Internacional destaca a filiação do Brasil a entidades internacionais de turismo, além da atuação em nações de grande potencial. “Hoje, a Embratur atua em mais de 20 países estratégicos para tentar atrair mais turistas internacionais. O que a gente vê hoje é resultado do nosso esforço dos últimos dois anos de domingo a domingo, como a gente costuma dizer: o turismo no Brasil não para”, destaca.

Viagens e Turismo
Tags: Me Conta, BrasilTurismoTurismo CulturalEmbratur
« Anterior Próximo »  
Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
  • Acesso à Informação
    • Institucional
      • Estrutura Organizacional
      • Competências
      • Quem é quem
      • Perfis Profissionais
    • Ações e Programas
      • Programas, projetos e ações
      • Carta de Serviços
      • PDTI | Plano Diretor de TI
    • Participação Social
      • Ouvidoria
      • Consultas Públicas
      • Audiências Públicas
      • Conselhos e Órgãos Colegiados
      • Conferências
      • Editais de Chamamento Público​
    • Auditorias
      • Processos de Contas Anuais - 2008
      • Processos de Contas Anuais - 2009
      • Processos de Contas Anuais - 2010
      • Processos de Contas Anuais - 2011
      • Processos de Contas Anuais - 2012
      • Processos de Contas Anuais - 2013
      • Processos de Contas Anuais - 2015
      • Processos de Contas Anuais - 2016
      • Processos de Contas Anuais - 2017
    • Convênios e Transferências
    • Receitas e Despesas
    • Licitações e Contratos
    • Servidores
    • Informações Classificadas
    • Serviços de Informação ao Cidadão
    • Dados Abertos
      • Campanhas Publicitárias
    • Legislação
      • Leis
      • Decretos-Lei
      • Medidas Provisórias
      • Decretos
      • Decretos não numerados
      • Portarias
      • Instruções Normativas
      • Notas Técnicas
      • Legislação por Período de Governo
      • Outros Documentos
    • ComunicaBR
    • Cooperação Internacional
    • Planejamento de Mídia do Sicom
    • Pesquisas
    • Perguntas Frequentes
  • Assuntos
    • Bom dia, Ministro
    • Notícias
    • Notas
    • IN Publicidade Digital
    • Iniciativa Global para a Integridade da Informação sobre Mudança do Clima
    • Comitê de Enfrentamento da Desinformação
    • Uso de telas por crianças e adolescentes
    • Crianças, adolescentes e telas: guia sobre usos de dispositivos digitais
    • Educação Midiática
    • Ações Federais no Rio Grande do Sul
  • Canais de Atendimento
    • Fale Conosco
    • Ouvidoria
    • Área de Imprensa
    • Reclamações
  • Central de Conteúdo
    • Áudio
    • Imagens
    • Vídeos
    • Redes
    • Guias e Manuais
    • Transcrições
    • Entrevistas
Redefinir Cookies
Redes sociais
  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • WhatsApp canal
  • TikTok
  • Kwai
  • Linkedin
Acesso àInformação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada.
Voltar ao topo da página
Fale Agora Refazer a busca