Notícias
“Simplifica PREVIC” visa transformar a comunicação institucional e ampliar a compreensão do público
A Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC) inicia neste mês de outubro a campanha “Simplifica PREVIC” junto aos servidores e colaboradores. A ação integra o plano aprovado para disseminar o uso da linguagem simples em toda a autarquia, envolvendo desde a redação de uma pequena mensagem enviada pela internet até documentos mais elaborados como relatórios e atos normativos. Essa é uma diretriz do Ministério da Previdência Social (Portaria MPS 1725/2025) que busca ampliar a compreensão dos diversos públicos sobre os atos praticados pelas autarquias vinculadas. Em síntese, o uso da linguagem simples é servir ao público – razão de existência da própria PREVIC.
O Plano de Ação para Simplificação da Linguagem foi aprovado pela Diretoria Colegiada da PREVIC em 30/9. O diretor-superintendente, Ricardo Pena, é um defensor da iniciativa, desde quando assumiu a direção da autarquia. Ele lembra “que um dos exemplos mais significativos dessa diretriz é a Resolução PREVIC 23/2023, que foi concebida inteiramente sob esse ideal de simplificação normativa. Inclusive em termos de linguagem, para facilitar o entendimento dos agentes operadores da norma, assim como do público em geral. Agora, com o normativo do MPS, a PREVIC ganha mais uma oportunidade para sedimentar essa cultura, ampliando as ferramentas de integridade e aumentando a transparência de seus atos junto à população”.
A preocupação com o cidadão, em dar transparência pública dos seus atos e em promover uma comunicação mais inclusiva, são elementos de integridade – área que a PREVIC fortalece a cada dia.
Linguagem simples
A Assessoria de Comunicação Social e Parlamentar (ACSP/PREVIC) segue, desde 2023, o princípio da linguagem simples - com textos, documentos, gráficos e tabelas leves, ampliando o grau de compreensão dos cidadãos. Com o Plano de Ação e a campanha Simplifica PREVIC, a ideia é aperfeiçoar ainda mais a comunicação institucional. Sensibilizar todas as esferas da autarquia, desde as áreas técnicas e de elaboração normativa, até setores que mantêm diálogo direto com a população.
Desse modo, o Plano de Ação para a Simplificação da Linguagem estabelece a obrigatoriedade do uso da escrita acessível em todos os textos produzidos pela autarquia. Como, por exemplo, cartas, avisos, notificações, correspondências em geral, respostas a demandas, pedidos de solicitações, páginas eletrônicas, aplicativos, manuais, formulários, modelos, orientações, materiais informativos, educativos e de divulgação. Esse é um processo que se inicia, deixando de ser uma preocupação exclusiva dos profissionais da área de comunicação social e passando a envolver todos os setores.
Para alcançar esse objetivo, a campanha prevê a divulgação interna de textos explicativos, mobilização por meio de ferramentas de comunicação (cartazes, mídias digitais internas e externas), além da realização de videoconferência, envolvendo a Diretoria Colegiada, servidores e colaboradores.
Revisão
O Plano de Ação estabelece um prazo de seis meses para que sejam revisados os documentos produzidos por cada diretoria, de forma retroativa até janeiro/2023. A conclusão está prevista para 30 de março de 2026. Devem ser revistos, sob o ponto de vista da linguagem, os documentos de rotina (perguntas e respostas, notas técnicas, relatórios etc) publicados no Portal PREVIC. Cada diretoria também avaliará a pertinência de manutenção das publicações no site, geradas por sua área, podendo ser “despublicados” textos desatualizados e/ou que não estejam mais em vigência.
Para garantir a segurança jurídica, os normativos já publicados não são passíveis de revisão. Também estão livres de revisão os comunicados consumados, como cartas circulares, avisos e orientações cujo envio e/ou entrega já tenham sido concluídos. O mesmo se aplica a mensagens diretas ao público externo, realizadas pela internet ou por aplicativos instantâneos.
Identidade Visual
A marca do Simplifica PREVIC (imagem acima) foi criada para transmitir ao público a essência da proposta: a simplicidade. A linha irregular, que remete ao complexo “juridiquês”, “economês”, “atuariês” e suas diversas formas de apresentação da linguagem técnica, se alinha e se transforma em um círculo, a forma geométrica mais simples e universal. O que se pretende com isso é o “arredondamento” da comunicação. Dar mais clareza na informação que se pretende transmitir.
Já a paleta de cores é monocromática e remete diretamente à marca institucional da PREVIC.