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Registro de Museus

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Publicado em 24/08/2021 18h23 Atualizado em 29/11/2023 10h05

O Registro de Museus é um instrumento da Política Nacional, previsto pelo Estatuto de Museus, Lei 11.904/2009 e regulamentado pelo Decreto nº 8.124/2013 e Resolução Normativa Ibram nº 17, de 22 de março de 2022, que visa criar mecanismos de coleta, análise e compartilhamento de informações sobre os museus brasileiros, com o propósito de aprimorar a qualidade de suas gestões e fortalecer as políticas públicas setoriais.

Além disso, ele estimula a formalização dos museus, a partir do acompanhamento das dinâmicas de criação, fusão, incorporação, cisão ou extinção de museus.

Os procedimentos e critérios específicos relativos ao Registro de Museus junto ao Ibram e demais órgãos públicos competentes, constam da Resolução Normativa Ibram Nº 17, de 22 de março de 2022.

O Registro de Museus é obrigatório para todos os museus brasileiros.

Ele é um produto da Rede Nacional de Identificação de Museus – ReNIM, portanto, resultado do trabalho conjunto do Instituto Brasileiro de Museus – Ibram e dos Sistemas de Museus e órgãos responsáveis pelas políticas públicas setoriais. Ele possibilita o trabalho em rede em torno de uma plataforma colaborativa que reúne e compartilha informações sobre os museus do território nacional.

A cartilha sobre o Registro de Museus traz informações sobre onde e como os museus podem se registrar, suas responsabilidades e recomendações. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail registro@museus.gov.br ou pelos telefones (61) 3521-4329/4330/4291/4334/4410.

O QUE É O REGISTRO DE MUSEUS?

O Registro de Museus – RM é um instrumento previsto pelo Estatuto de Museus (Lei nº 11.904/2009) que objetiva estimular a formalização dos museus, a partir do acompanhamento das dinâmicas de criação, fusão, incorporação, cisão ou extinção de museus, visando criar mecanismos de coleta, análise e compartilhamento de informações sobre os museus brasileiros, com o propósito de aprimorar a qualidade de suas gestões e fortalecer as políticas públicas setoriais.

O Registro de Museus caracteriza-se por:

  • Possibilitar um processo federativo integrado;
  • Possuir metodologia unificada de coleta de dados;
  • Permitir interface com os sistemas nacionais e internacionais de investigação do campo cultural: SNIIC, Registro dos Museus Ibero-Americanos, Contas da Cultura (IBGE/MinC);
  • Prover agilidade na adesão ao Sistema Brasileiro de Museus.

QUEM DEVE SE REGISTRAR? 

São pré-requisitos para o Registro de Museus:

  • Estar a serviço da sociedade e de seu desenvolvimento;
  • Ser instituição de caráter permanente e sem fins lucrativos;
  • Preservar bens naturais e culturais, de natureza material ou imaterial;
  • Realizar a comunicação dos bens culturais (exposições etc.);
  • Estar aberto ao público;
  • Não comercializar patrimônio museológico;
  • Não se caracterizar como processo museológico.

Em um primeiro momento, serão registrados APENAS os museus tradicionais, ecomuseus/museus de território e museus itinerantes. O Registro de Museus Virtuais, Parque e Unidades de Conservação da Natureza ainda está em discussão com os membros da ReNIM.

PORQUE O MUSEU DEVE SE REGISTRAR?

  • Aumenta a visibilidade do museu, tanto em âmbito nacional como internacional;
  • Propicia o compartilhamento direto com a sociedade de informações aprofundadas sobre os museus;
  • Auxilia os órgãos a qualificar as políticas públicas voltadas para o setor;
  • Facilita a adesão ao Sistema Brasileiro de Museus;
  • Permite que o museu exerça o direito de preferência em casos de Declaração de Interesse Público;
  • Habilita o museu a participar dos editais do Ibram ou de outras entidades que promovam o fomento aos museus e que exijam seu reconhecimento.

COMO SOLICITAR O REGISTRO DE MUSEUS? 

O Registro de Museus tem por objetivo ser um instrumento de ação descentralizada, em parceria com os Estados e municípios, para fortalecer a Política Nacional de Museus e facilitar os processos de trabalho de compartilhamento de informação. Verifique abaixo se o seu Estado já possui entidade registradora local para saber como efetuar o registro de sua instituição:

-Para Registro de Museus no Espírito Santo Clique aqui

-Para Registro de Museus de São Paulo o museu deve efetuar cadastro no  Cadastro Estadual de Museus de São Paulo (CEM-SP).

Mais informações sobre o CEM-SP nos seguintes links:

Vídeo tutorial sobre o cadastramento de instituições pela primeira vez

Coletânea de vídeos tutoriais produzidos até o momento

-Para Registro de Museus nos demais Estados da Federação e Distrito Federal Clique aqui

ATUALIZAÇÃO DOS DADOS E EMISSÃO DO CERTIFICADO DE REGISTRO

Ao final do processo de Registro, o museu receberá um manual com orientações de como acessar as informações prestadas através da plataforma Museusbr. Acessando-a, o diretor do museu poderá editar os dados de sua instituição, bem como imprimir o Certificado de Registro.

As informações do Registro de Museus devem ser atualizadas sempre que houver alguma modificação/alteração em quaisquer das informações prestadas, incluindo aquelas fornecidas no Formulário de Solicitação de Registro e a documentação em si.

Caso a instituição encerre suas atividades como museu, esta deverá informar o mais breve possível à entidade registradora através do preenchimento e envio da Declaração de Extinção. No caso específico de museu incorporado por outro museu, o informe deve ser feito através da Declaração de Incorporação. Quando ocorrer fusão de museus, também é necessário informar à entidade registradora por meio da Declaração de Fusão e, neste caso, os registros anteriores são extintos e é necessário solicitar registro do novo museu.

Caso não ocorram alterações, fica fixado o prazo de 5 (cinco) anos para que o museu ratifique seus dados de Registro junto à entidade registradora de origem.

INDEFERIMENTO DO REGISTRO E RECURSOS 

A solicitação de Registro pode ser indeferida em dois casos:

  1. Não enquadramento da instituição como museu;
  2. Não envio da documentação solicitada.

O indeferimento deverá ser justificado e documentado por meio de ofício expedido pela entidade registradora que recebeu a solicitação.

A instituição que tiver o seu Registro indeferido poderá entrar com recurso junto ao Comitê Gestor do Sistema Brasileiro de Museus através do Formulário de Recurso.

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