Notícias
Brasil estreia na competição IndySCC da conferência Supercomputing, com a primeira equipe nacional de HPC com patrocínio do MCTI e apoio do LNCC
Este ano marca um momento histórico para a computação de alto desempenho no Brasil. Pela primeira vez, uma equipe brasileira participou do IndySCC, a competição virtual de High-Performance Computing (HPC) para estudantes de graduação realizada como parte da conferência Supercomputing , um dos maiores eventos globais da área. A equipe, batizada de "Brazil HPC Force", representa um marco para a inserção do país no cenário internacional de supercomputação.
Com patrocínio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e suporte técnico e institucional do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), com destaque para o apoio técnico de Carla Osthoff, Pesquisadora do LNCC, e o apoio de Guilherme de Paula Corrêa, Coordenador-Geral de Tecnologias Digitais do Departamento de Incentivos às Tecnologias Digitais (DEINC) da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Transformação Digital (SETAD/MCTI), foi formada uma equipe de seis jovens talentos brasileiros, sob a coordenação do prof. Calebe Bianchini (Mackenzie) e apoio do prof. Rogério Iope (UNESP). Em novembro, o time viajou a St. Louis (EUA) para representar o Brasil na competição, marcando a primeira participação oficial do país.
Pela primeira vez, LNCC e MCTI patrocinaram oficialmente a participação de um time brasileiro na tradicional competição estudantil, o Student Cluster Competition, da conferência Supercomputing. A equipe foi formada por estudantes de sete universidades: Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), UNICAMP, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e a Universidade Presbiteriana Mackenzie. O projeto contou com o apoio de empresas parceiras e da Computação Mackenzie.

Embora os resultados finais do IndySCC ainda não tenham sido divulgados, a trajetória da Brazil HPC Force já é vitoriosa. A equipe abriu um caminho pioneiro, inaugurando uma nova era na participação brasileira nas competições estudantis de supercomputação.
Serviço de Comunicação Institucional
secin@lncc.br