Palestras (Plenárias e Semi-plenárias)

Ministrante
Karine Ferreira
Título da Palestra
Projeto Brazil Data Cube, Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Geoinformática
Resumo da Palestra
Atualmente, satélites de observação da Terra estão gerando um grande volume de imagens, com diferentes resoluções espaciais e temporais, disponibilizadas sem custos para a sociedade. Análise de séries temporais derivadas de uma sequência de imagens de uma mesma localização ao longo do tempo nos permite identificar processos complexos associados à mudança de uso e cobertura da terra. Para suportar análise de séries temporais, esse grande volume de imagens é transformado em dados prontos para análise (Analysis-Ready Data - ARD) e modelado como cubos de dados multidimensionais. Brazil Data Cube (BDC) é um projeto de pesquisa, desenvolvimento e inovação do INPE (http://brazildatacube.org/), que está produzindo mais de 2 petabytes de dados ARD e cubos de dados de imagens dos satélites Landsat-8/-9, Sentinel-2, CBERS-4/-4A e Amazonia para todo o território nacional. Além de produzir esses dados, esse projeto está desenvolvendo uma plataforma computacional com componentes de software para acessar, processar e analisar esses dados. Esses componentes incluem: (1) serviços web para descoberta e acesso aos cubos de dados, extração de séries temporais de imagens a partir desses cubos e extração de trajetórias de uso e cobertura da terra a partir de diferentes conjuntos de dados; (2) portais web com interface gráfica para uso desses serviços e para consulta, visualização e download de dados; (3) pacote para classificação de uso e cobertura da terra a partir de cubos de dados e séries temporais de imagens usando machine learning; e (4) ambiente de ciência de dados para análise e processamento desses dados na infraestrutura computacional do INPE, sem a necessidade de fazer download desses dados para computadores pessoais. Existem diferentes iniciativas no mundo para produção de dados ARD e cubos de dados para regiões e países específicos, como o Swiss Data Cube, Digital Earth Australia e Digital Earth Africa. Esse projeto é a iniciativa do Brasil nessa temática.
Sobre a Palestrante
Karine Ferreira é chefe da Divisão de Observação da Terra e GeoInformática do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). É doutora em Computação Aplicada e trabalha com pesquisa e desenvolvimento em GeoInformática, liderando projetos inovadores nessa área como o Brazil Data Cube (http://brazildatacube.org/). É docente do curso de pós-graduação em Computação Aplicada e sua principal linha de pesquisa é representação e processamento de grandes volumes de dados de observação da Terra, cubos de dados e análise de séries temporais de imagens. Atualmente é bolsista CNPq de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora.

Ministrante
Heder Soares
Título da Palestra
Panorama das Redes de Sensores até a Internet das Coisas
Resumo da Palestra
As pesquisas em Redes de Sensores Sem Fio (RSSF) começaram no final dos anos 1990 com o objetivo de coletar dados do ambiente de forma distribuída e transmitir via comunicação sem fio, enfrentando desafios como baixo consumo de energia, confiabilidade e protocolos de comunicação eficientes. Durante a primeira década dos anos 2000, considerada a “era de ouro” da área, houve grande avanço no desenvolvimento de plataformas experimentais, protocolos específicos e aplicações pioneiras em monitoramento ambiental, militar e industrial. Com o avanço da tecnologia e a redução de custos de componentes de hardware e comunicação, essas redes deixaram de ser soluções isoladas e passaram a integrar sistemas mais amplos, evoluindo para o conceito de Internet das Coisas (IoT). A IoT expandiu o escopo das RSSFs, conectando bilhões de dispositivos à Internet para aplicações em casas inteligentes, cidades, saúde, agricultura e transporte, hoje aliada a computação em nuvem, inteligência artificial e 5G, mas ainda enfrentando desafios de segurança, escalabilidade e interoperabilidade.
Sobre a Palestrante
Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Tocantins, mestrado e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Foi professor do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), no campus de Campos do Jordão, entre 2019 e 2025. Atualmente é Pesquisador no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), tendo interesse nos seguintes temas: Redes de Computadores, Redes de Sensores Sem Fio, Sistemas Embarcados e de Tempo Real, Computação em Nuvem, Internet das Coisas, Computação Ubíqua e Pervasiva.

Ministrante
Andre Nardi
Título da Palestra
Saúde Mental e Prevenção do Suicídio
Resumo da Palestra
Nesta palestra, será abordado os principais aspectos da saúde mental e a importância de quebrar o silêncio em torno do suicídio. Assim também, os fatores que influenciam o sofrimento psíquico, como estresse crônico, isolamento, traumas, transtornos mentais e eventos de vida difíceis. Os sinais de alerta que podem indicar que alguém precisa de ajuda, como mudanças bruscas de comportamento, fala sobre morte, desesperança, isolamento social e uso excessivo de álcool ou drogas. Será destacado que falar sobre suicídio com empatia não incentiva, mas salva vidas. A palestra também enfatiza a importância da escuta ativa, do apoio emocional e de redes de cuidado — profissionais de saúde, amigos, familiares e serviços especializados. Procurar ajuda é um ato de coragem, não de fraqueza. Ninguém precisa enfrentar a dor sozinho, e a prevenção do suicídio é um compromisso coletivo, que começa com acolhimento, empatia e a valorização da vida.
Sobre a Palestrante
O Grupo de Apoio a Pessoas com Câncer é uma Instituição de interesse público, sem fins lucrativos, que há mais de 20 anos transforma vidas. Desde junho de 2001, possuem a missão de oferecer suporte integral a pessoas com diagnóstico de câncer, acima de 18 anos, em situação de vulnerabilidade social. Atendemos com dedicação aqueles que mais precisam, garantindo apoio nos momentos mais desafiadores.
Graças ao apoio de parceiros e colaboradores, oferecem gratuitamente uma série de serviços essenciais para nossos pacientes:
- Apoio psicossocial e acompanhamento especializado de Psicóloga, Nutricionista, Fisioterapeuta, Fonoaudióloga.
- Arteterapia (bordado e bijuteria) para estimular a autoestima e qualidade de vida.
- Fornecimento de itens indispensáveis como fraldas geriátricas, cestas básicas e medicamentos emergenciais não disponibilizados pela rede pública.
- Dietas específicas em pó ou líquidas para pacientes com necessidades alimentares restritas.

Ministrante
Jocilene Barros
Título da Palestra
Explorando o potencial do QGIS na pesquisa socioambiental
Resumo da Palestra
A palestra irá destacar como o software QGIS pode ser utilizado por pesquisadores na área socioambiental como ferramenta para coleta, processamento e análise de dados espaciais. Serão apresentados exemplos práticos do uso do QGIS em pesquisas, por exemplo, na construção de indicadores, no monitoramento da degradação da terra e no apoio ao trabalho de campo. Além disso, serão mostradas ferramentas nativas e plugins úteis do QGIS que podem ser utilizadas em pesquisas socioambientais e na Computação Aplicada.
Sobre a Palestrante
Jocilene é bacharel e mestre em Geografia pela UFRN. É coautora do canal e blog Geoaplicada, no qual compartilha conteúdos sobre cartografia e QGIS, e também integra o Laboratório de Análises e Desenvolvimento de Indicadores para a Sustentabilidade (LADIS) da DIIAV/INPE. Entre 2019 e 2024 foi bolsista PCI do INPE e, no momento, é doutoranda em Ciência do Sistema Terrestre pela mesma instituição. Tem trabalhado principalmente com os temas degradação da terra, indicadores socioambientais, cartografia e vegetação urbana.

Ministrante
Daniela América
Título da Palestra
Como os princípios éticos poderão apoiar a tomada de decisão com a IA?
Resumo da Palestra
Daniela vai apresentar insights exclusivos de seu artigo "Principais Características para o Uso Responsável da IA" publicado em novembro/24 na Conferência Latino-Americana de Ética em Inteligência Artificial (Rio de Janeiro/2024) e do artigo "Ethical Considerations When Using LLMs" publicado em Agosto/25 na Conferência das Américas sobre Sistemas de Informação (Montreal/2025).
Sobre a Palestrante
Com sólida formação acadêmica e ampla experiência no setor de tecnologia, possui Mestrado em Tecnologia da Informação pela Universidade de Melbourne, na Austrália, e é Doutora em Ciências pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), com foco na área de Informática. Especialista em Ética em Inteligência Artificial e Fidelização de Clientes, alia conhecimento técnico a uma visão estratégica de negócios. Atua atualmente no Grupo Boticário, desenvolvendo e aprimorando produtos de dados voltados para omnicanalidade e operação de lojas, contribuindo para a integração e sinergia entre canais físicos e digitais. Sua trajetória inclui também experiência em e-commerce, marketplace e lojas digitais, sempre com o objetivo de impulsionar a inovação e melhorar a experiência do cliente. É certificada Google Cloud Digital Leader, demonstrando domínio em soluções em nuvem e liderança em projetos de transformação digital.

Ministrante
Alessandro de Oliveira Castro Júnior
Título da Palestra
Receita para criar um Universo
Resumo da Palestra
A Relatividade Geral proposta por Albert Einstein em 1915 foi revolucionária ao descrever a gravidade como uma propriedade geométrica do espaço-tempo. Depois dela foi possível prever e descrever com precisão inúmeros fenômenos de escala cosmológica. Entretanto, ela ainda tem dificuldade em descrever algumas situações como, por exemplo, fazer previsões em regiões onde o campo gravitacional é muito intenso (as chamadas singularidades). Da busca para preencher essas lacunas nasceram algumas teorias alternativas à Relatividade Geral, por exemplo, Hořava–Lifshitz e Einstein-Aether. Dado que seria bastante difícil pegarmos uma nave e sairmos para nos aventurar no Cosmos para fazer medidas e testar algumas hipóteses — até porque a maioria absoluta seria impossível na escala temporal de vida de um humano e para outras teríamos que dar um jeito de voltar no tempo — o jeito que temos para compreender nosso objeto de estudo é através de simulações computacionais feitas com uma base teórica robusta. A ideia desta apresentação é mostrar como podemos estudar o nascimento do Universo através de recursos computacionais, usando alguma linguagem de programação, métodos numéricos e/ou algum software.
Sobre o Palestrante
Alessandro é Bacharel em Física Computacional pela Universidade Federal Fluminense (2017), Mestrado (2020) e Doutorado (2024) em Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora na área de física da matéria condensada. Atualmente é pós-doutorando na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) no departamento de Modelagem Computacional na área de Cosmologia Quântica.