Notícias
Visita de Will Smith dá visibilidade à ciência brasileira na Antártica
A visita do ator norte-americano Will Smith ao laboratório Criosfera 1, localizado no interior da Antártica, trouxe visibilidade internacional a um dos projetos científicos mais relevantes conduzidos por instituições brasileiras no continente gelado, com participação ativa do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). O local foi cenário de gravações da série documental “De Polo a Polo com Will Smith”, produzida pela National Geographic e disponível na plataforma Disney+.
Instalado em 2012 no centro-oeste da Antártica, a cerca de 600 quilômetros do Polo Sul, o Criosfera 1 é um laboratório remoto e totalmente automatizado, coordenado cientificamente por Heitor Evangelista, professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), e desenvolvido em parceria com diversas instituições nacionais, entre elas o INPE, que participa do projeto desde sua implantação. O laboratório opera exclusivamente com energia solar e eólica e permite o monitoramento contínuo de variáveis atmosféricas e ambientais ao longo de todo o ano.
Durante a visita, Will Smith conheceu o funcionamento do Laboratório e conversou com os três pesquisadores brasileiros (Heitor Evangelista/UERJ, Heber Passos/INPE e Franco Villela/INMET) sobre os desafios e a importância das pesquisas realizadas em condições extremas, fundamentais para compreender a dinâmica do clima antártico e suas conexões com o sistema climático global, incluindo impactos no Brasil.
A atuação do INPE em pesquisas na Antártica
A participação do INPE no Criosfera 1 envolve apoio científico, tecnológico e operacional, além da atuação direta de seus profissionais em missões antárticas. Um dos representantes do Instituto no projeto é o técnico sênior Heber Passos, que já esteve mais de 35 vezes na Antártica, incluindo as dez missões realizadas ao Criosfera 1.
Heber integra, ao lado do engenheiro aposentado do INPE, Marcelo Sampaio, a equipe responsável por garantir o contínuo funcionamento do Laboratório. Entre as atribuições estão a instalação e manutenção dos dispositivos de geração de energia renovável (solar e eólica), do banco de baterias para armazenamento de energia, dos sensores e dataloggers da estação meteorológica automática, dos sistemas de comunicação e transmissão de dados, além do suporte operacional às atividades científicas desenvolvidas no local. O trabalho da equipe do INPE é fundamental para assegurar a continuidade das medições e a integridade da infraestrutura instalada, em uma das regiões mais remotas do planeta.
“A missão exige que a estação esteja plenamente operacional em condições extremas. Nosso principal trabalho é garantir energia elétrica, comunicações e estabilidade estrutural para que os pesquisadores possam realizar as coletas e medições com segurança e precisão. É um esforço coletivo, altamente técnico e essencial para o sucesso científico do projeto”, explica Heber Passos.
A presença do INPE na Antártica se insere em uma trajetória histórica de protagonismo científico brasileiro no continente. Entre os principais marcos está a atuação do pesquisador Alberto Setzer, que coordenou, entre 1984 e 2010, o Projeto de Meteorologia Antártica do Brasil, responsável pela implantação do sistema meteorológico do Programa Antártico Brasileiro (Proantar) na Estação Antártica Comandante Ferraz/EACF e em três ilhas na Península Antártica.
Parte dos equipamentos utilizados na estação meteorológica do Criosfera 1 foi repassada por Setzer, cuja contribuição foi decisiva para o fortalecimento da pesquisa ambiental brasileira em regiões polares. Falecido em 2023, o pesquisador deixou um legado científico que segue orientando e qualificando as ações do INPE na Antártica.
A visita de Will Smith ao Criosfera 1 reforça a relevância internacional do projeto e amplia a visibilidade da ciência brasileira. Para o INPE, a participação na Missão Criosfera reafirma o compromisso institucional com a pesquisa de excelência, a cooperação científica e o fortalecimento das ações brasileiras na Antártica diante dos desafios impostos pelas mudanças climáticas globais.
A visita de Will Smith ao laboratório Criosfera 1 pode ser conferida no primeiro episódio da série “De Polo a Polo com Will Smith”, disponível na plataforma Disney+ e no Youtube, em inglês, a partir de 26 minutos e 30 segundos. Clique aqui para assistir.
Os dados meteorológicos do Criosfera 1, atualizados de hora em hora, podem ser consultados no mapa de estações do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Basta acessar a plataforma e buscar por “Criosfera” ou pelo código da estação c891.