Notícias
INPE Sedia a Competição Latino-Americana de Pequenos Satélites CubeDesign 2025

- INPE Sedia a Competição Latino-Americana de Pequenos Satélites CubeDesign 2025
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) sedia, de 26 a 28 de novembro, a quarta edição do CubeDesign, uma competição latino-americana dedicada ao desenvolvimento de pequenos satélites. O evento, que começou na última terça-feira e segue com atividades até amanhã, tem o objetivo de aproximar a sociedade das atividades espaciais, destacando sua relevância para o país.
Criado por docentes e alunos da Pós-Graduação em Engenharia e Tecnologia Espaciais do INPE e atualmente coordenado pela Divisão de Pequenos Satélites (DIPST) do instituto, o CubeDesign vai além de uma competição. A iniciativa é uma importante ação de extensão que estimula o desenvolvimento de habilidades técnicas e profissionais, desperta o interesse do público pela temática espacial e promove a integração entre os atores tradicionais do programa espacial brasileiro e a nova geração de estudantes e pesquisadores.
Nesta edição, 22 universidades latino-americanas enviaram propostas, das quais 11 foram selecionadas após uma rigorosa avaliação técnica e 10 participam das etapas presenciais. As instituições que seguem na disputa são:
1. Escola Politécnica da USP
2. Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG)
3. Instituto Mauá de Tecnologia
4. Universidad Nacional de Ingeniería (UNI)
5. Universidad Técnica Federico Santa María (USM)
6. Universidade de Brasília (UnB)
7. Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
8. Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
9. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
10. Universidade Federal do ABC (UFABC)
As competições estão distribuídas em duas categorias principais: CubeSat, destinada a estudantes de graduação e pós-graduação, e CanSat, para estudantes do ensino médio, técnico e graduação.
Um dos destaques desta edição é a missão proposta "ManchaSat", que tem como objetivo desenvolver tecnologia de nanosatélites para a identificação de embarcações responsáveis por vazamentos de petróleo em zonas costeiras. A missão combina a detecção de manchas de óleo por meio de uma carga útil óptica com dados do Sistema de Identificação Automática (AIS) para rastrear barcos, contribuindo para a proteção de ecossistemas costeiros.
Desde a abertura do evento, os participantes realizaram uma série de atividades técnicas, incluindo a Revisão Crítica de Design (CDR) de cubesats, provas de teste funcional e de missão, ciclagem térmica, testes de vibração e lançamentos simulados.
Nesta sexta-feira, 28 de novembro, ocorrem as atividades finais e a premiação das equipes vencedoras, que encerram esta edição do CubeDesign.
O CubeDesign 2025 consolida-se como um ambiente fértil para a inovação e a formação de recursos humanos, preparando os futuros profissionais que irão impulsionar a área espacial no Brasil e na América Latina.
Serviço:
CubeDesign 2025
Data: 26 a 28 de novembro de 2024
Local: Sede do INPE em São José dos Campos (SP)
Mais informações: https://www.gov.br/inpe/pt-br/eventos/cubedesign-2025/