Notícias
INPE recebe visita de José Dirceu e lideranças de São José dos Campos
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) recebeu, na segunda-feira (02/03), a visita do ex-deputado e ex-ministro-chefe da Casa Civil José Dirceu, da vereadora de São José dos Campos (SP) Amélia Naomi e do ex-prefeito do município Carlinhos Almeida.
A visita teve como objetivo conhecer as atividades desenvolvidas pelo Instituto, em razão do interesse do grupo pela pauta de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil, com especial atenção ao papel estratégico do INPE e de São José dos Campos como polo nacional do setor. A comitiva foi recebida pela direção do INPE e percorreu diferentes áreas da instituição. Acioli Antonio de Olivo, aposentado do INPE e Assessor da Direção para Interface Ciência-Política, também acompanhou a visita.
Durante a agenda, os visitantes estiveram na área de monitoramento ambiental, onde dialogaram com as equipes responsáveis pelo Programa BiomasBR. Também conheceram a área de Clima Espacial e o Laboratório de Integração e Testes (LIT), referência nacional em testes e qualificação de sistemas espaciais.
Na ocasião, a vereadora Amélia Naomi ressaltou a importância estratégica do INPE para São José dos Campos e para o país, destacando o papel do Instituto no monitoramento ambiental, no desenvolvimento científico e na promoção da soberania nacional, além de manifestar apoio e reconhecimento ao trabalho realizado por seus servidores e pesquisadores.
José Dirceu destacou que a experiência foi enriquecedora e colocou-se à disposição para apoiar as pautas relacionadas à atuação do Instituto, reafirmando seu interesse em contribuir com a agenda de Ciência, Tecnologia e Inovação.