Notícias
INPE realiza workshop sobre avaliação de incertezas dos produtos BiomasBR no contexto de MRV para REDD+
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) sediou, em São José dos Campos (SP), o workshop Avaliação de Incertezas dos Produtos BiomasBR no Contexto de MRV para REDD+ nos dias 3 e 4 de junho de 2025. O evento foi promovido pelo INPE e pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), no âmbito do programa Accelerating Innovative Monitoring for Forests (AIM4Forests), em colaboração com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e apoio financeiro da Iniciativa Internacional de Clima e Florestas da Noruega (NICFI).
Voltado a especialistas técnicos que atuam com dados de atividades florestais no contexto de mensuração, relato e verificação (MRV) para REDD+, o workshop reuniu cerca de 35 participantes, incluindo representantes do INPE, da FAO, do PNUD, de governos estaduais do Acre, Pará, Roraima e Tocantins com programas ART-TREES e também da Secretaria Executiva da CONAREDD+. As atividades aconteceram no Auditório Sérgio Sobral, com tradução simultânea em português e inglês.
O objetivo principal foi discutir estratégias para aprimorar a estimativa de incertezas dos dados geoespaciais gerados pelo Programa BiomasBR, que compreende os sistemas PRODES, DETER e TerraClass. Esses dados são fundamentais para apoiar o Brasil no cumprimento de compromissos internacionais, como o Acordo de Paris (UNFCCC) e a Convenção sobre Diversidade Biológica (CBD), além de viabilizar o acesso a mecanismos de financiamento climático, como o Fundo Verde para o Clima (GCF) e o padrão ART-TREES.
Durante o encontro, foram debatidas questões técnicas relacionadas a métodos de amostragem, estratificação, protocolos de interpretação e reamostragem, considerando as exigências de transparência e robustez metodológica dos sistemas de contabilidade de carbono. As discussões buscaram identificar lacunas de informação e caminhos para aprimorar a consistência, escalabilidade e custo-efetividade das estimativas de área e das análises de incerteza associadas às atividades florestais. Também foram levantados desafios relacionados ao padrão ART-TREES que necessitam de maior atenção e negociação para serem atendidos.
O workshop reafirma o papel estratégico do INPE na geração de dados técnicos confiáveis para apoiar a governança ambiental e climática no Brasil e no mundo.