Notícias
INPE participa de encontro com instituições científicas da Amazônia sobre agenda climática global
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), representado pela Coordenadora do INPE Amazônia, Alessandra Gomes, participou ativamente do Encontro da Comunidade Científica e Tecnológica da Amazônia com a Presidência da COP30. O evento, realizado nos dias 19 e 20 de agosto na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em Manaus, teve como principal objetivo elaborar e entregar um documento com propostas das instituições de pesquisa da região para as discussões da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas.
O documento, uma carta síntese, foi construído coletivamente ao longo de dois meses por dezenas de instituições de ciência e tecnologia e de ensino e pesquisa, além de movimentos sociais e entidades da sociedade civil da Amazônia, em um processo intitulado “Mutirão de Ciências e Saberes Amazônicos pelo Clima”. O texto final, que contou com a contribuição do INPE e de outras instituições como Embrapa, INPA, Fiocruz e Museu Paraense Emílio Goeldi, foi entregue oficialmente ao presidente da COP30 no Brasil, embaixador André Corrêa do Lago, durante a solenidade de encerramento, que contou também com a presença da primeira-dama, Janja Lula da Silva.
A carta apresenta propostas concretas e adaptadas à realidade regional, organizadas nos seis eixos temáticos da COP30: Transição nos Setores de Energia, Indústria e Transporte; Gestão Sustentável de Florestas, Oceanos e Biodiversidade; Transformação da Agricultura e Sistemas Alimentares; Resiliência em Cidades, Infraestrutura e Água; Desenvolvimento Humano e Social; e Objetivos Transversais – Financiamento, Inovação e Governança. O intuito é garantir o protagonismo do conhecimento científico gerado na Amazônia nas decisões globais sobre o clima.
A Coordenadora do INPE Amazônia, Alessandra Gomes, destacou a importância para o Instituto de integrar os trabalhos da Comunidade Científica e Tecnológica da Amazônia: “É a primeira vez que o INPE participa de um encontro de instituições que produzem ciência na Amazônia, sobre a Amazônia e para a Amazônia. E isso ocorre em um momento muito importante, às vésperas da COP-30, que vai acontecer em Belém, onde o Instituto tem uma unidade. Isso mostra o comprometimento do INPE em fazer parte desse ecossistema científico da Amazônia, até porque podemos contribuir em diversas frentes, como no monitoramento ambiental, seja do desmatamento ou de queimadas, e nas pesquisas sobre emissão de gases de efeito estufa e os impactos das mudanças climáticas na região”.
O evento foi promovido pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável da Secretaria de Relações Institucionais (CDESS/SRI) da Presidência da República e coordenado por um consórcio de instituições amazônicas, reforçando a capacidade e a potência do ecossistema de ciência, tecnologia e inovação da região para produzir soluções baseadas em conhecimento para a crise climática.