Notícias
CBERS-06
INPE e CAST realizam com sucesso testes conjuntos do satélite CBERS-06
Entre os dias 19 e 27 de novembro de 2025, no Laboratório de Integração e Testes (LIT), INPE e CAST (Chinese Academy for Space Technology) realizaram uma série de testes no âmbito do desenvolvimento do satélite CBERS-06.
O objetivo foi verificar a interface entre o Simulador do OBC (computador de bordo do módulo de serviço, sob responsabilidade brasileira) e a PMU (computador do módulo de carga útil fornecido pela China). As equipes de Engenharia Espacial do INPE e da CAST completaram com sucesso os primeiros testes de comunicação entre os dois sistemas.
Segundo Fabrício Kucinskis, responsável pelo desenvolvimento do software do subsistema OBDH do satélite, "o pessoal do computador de bordo vem trabalhando há meses na preparação para os testes e na discussão técnica, com nossos colegas chineses, dos protocolos de comunicação entre os equipamentos. Essa etapa representa um marco importante no desenvolvimento do satélite, no qual foram exercitadas diversas funções autônomas e telecomandadas que farão parte da operação em órbita".
Os próximos testes de interface entre o módulo de serviço e o módulo de carga útil estão previstos para o segundo semestre de 2026.
Sobre o CBERS-06
O CBERS-06 representa um avanço significativo na capacidade de observação da Terra, com aplicações estratégicas para o país. O satélite contará com um Radar de Abertura Sintética (SAR), capaz de gerar imagens dia e noite, mesmo sob nuvens, fumaça ou chuva, ampliando a capacidade de monitoramento contínuo — recurso essencial para regiões como a Amazônia.
Os dados gerados apoiarão políticas públicas em áreas como:
- Monitoramento ambiental: detecção de desmatamento e degradação florestal em tempo quase real, independentemente das condições meteorológicas;
- Defesa e segurança: vigilância de fronteiras e zonas costeiras;
- Gestão de desastres: acompanhamento de desastres, como enchentes e incêndios florestais.
O Programa CBERS é fruto da cooperação entre Brasil e China iniciada em 1988, tendo lançado até hoje seis satélites fundamentais para o avanço do Brasil no acesso a dados de observação da Terra. Coordenado pelo INPE no lado brasileiro, o programa é responsável por mais de 5 milhões de imagens distribuídas gratuitamente, aplicadas em áreas que vão da ciência climática ao planejamento urbano. O CBERS-06 será o primeiro da série a incluir tecnologia radar, ampliando significativamente as aplicações dos dados.