Notícias
INPE 64 ANOS: As [incertas] Quatro Estações
Na celebração do aniversário de 64 anos do INPE, o Instituto para o Apoio e a Formação Artística Musical (AFAM) apresentou, na segunda-feira (04/08), o espetáculo “As [incertas] Quatro Estações” – uma experiência imersiva, que une música, ciência e educação ambiental.
Inspirado no projeto internacional “The [uncertain] Four Seasons”, inicialmente concebido para a COP26 (Glasgow, 2021), a iniciativa reinterpreta a obra barroca “As Quatro Estações”, de Antonio Vivaldi, de modo a refletir o cenário do planeta em 2050, caso nada seja feito para frear o avanço das mudanças climática.
A montagem baseia-se na hipótese de que as diversas e instigantes variações musicais nas reinterpretações, quando confrontadas com a versão original das Quatro Estações, operam como canais de sensibilização para as dramáticas consequências das mudanças climáticas e para a urgência de ações concretas. Na performance, foram diretamente confrontados os concertos, originais e "incertos", do Inverno e da Primavera. As partituras originais foram adaptadas por um grupo multidisciplinar e com uso de ferramentas de inteligência artificial, para refletir os cenários previstos para a região onde a apresentação foi realizada - neste caso, o estado de São Paulo.
Sob a regência do maestro Bartholomeu Vaz e com a participação do violinista Rodrigo de Oliveira como solista, o concerto da Camerata Joseense do Instituto AFAM emocionou quem esteve presente no Auditório Fernando de Mendonça. Além do público da comunidade inpeana e seus familiares, estiverem também no INPE o vice-prefeito de São José dos Campos, Coronel Wilker Lopes, o Presidente da Fundação Cassiano Ricardo, Tom Freitas, além do primeiro Diretor do INPE - que empresta seu nome espaço onde foi realizado o concerto -, dr. Fernando de Mendonça.
Na abertura, o diretor do INPE, Miguel Monteiro, destacou a importância de conectar a ciência com as diversas linguagens artísticas para levar até as pessoas o debate sobre as mudanças climáticas. Por sua vez, o diretor-executivo da AFAM, Marcos Ribeiro, celebrou a parceria com INPE e a participação da orquestra nas comemorações de aniversário do Instituto. A pesquisadora do INPE, Tânia Dominici, que fez a produção do espetáculo, apresentou ao público a proposta do concerto da Camerata Joseense, fazendo também a leitura dos sonetos. E o pesquisador do INPE, Jean Ometto, fez uma breve palestra sobre as mudanças climáticas do ponto de vista científico. Confira abaixo o vídeo com registros da apresentação e alguns depoimentos:
https://www.youtube.com/watch?v=8HmEV9DWjwI
Ao abrir suas portas para a arte e a cultura, o INPE reafirma seu compromisso com a sociedade, promovendo reflexões sobre o futuro do planeta a partir do encontro entre ciência, sensibilidade e conhecimento.